Mostra Cinesolar abre seleção de curtas-metragens das periferias do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliano Amorim
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Serão selecionados 56 filmes com temática infanto-juvenil para compor a “1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira Tá On”

Coletivos, produtores e realizadores das periferias do país podem inscrever as suas obras até o dia 09 de agosto pelo link: http://mostracinesolar.com.br/index.php/inscricoes/

O CINESOLAR, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, abre nesta segunda-feira (19) chamamento para seleção de 56 curtas-metragens com temática infanto-juvenil. As obras selecionadas vão compor a “1ª MOSTRA DE FILMES CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON”, que será realizada em outubro de 2021, em celebração ao Mês das Crianças, com o patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL.

Para se adequar às medidas necessárias de contenção da pandemia do novo coronavírus, o CINESOLAR segue adequando suas ações de sustentabilidade para o formato online. Além de estar alinhada a este novo momento do projeto, a mostra de filmes pretende ainda ampliar o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, com a proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

Visando à descoberta de novos olhares e vozes de localidades descentralizadas de todo o Brasil e fortalecer comunidades e coletivos, a mostra irá priorizar obras de produtoras e coletivos independentes que atuam nas periferias das cidades brasileiras, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários. Na curadoria, a Margem Entretenimento trará sua experiência com coletivos que atuam em território nacional com produção musical e audiovisual. O autor de cada filme selecionado vai receber R$500 como forma de licenciamento da obra, que será exibida pelo canal do Youtube do CINESOLAR: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil .

"Desde 2020, nós do Instituto CPFL temos a missão de ampliar o investimento em projetos de transformação social. Ainda assim, mantemos o apoio a projetos culturais, como o CINESOLAR, porque acreditamos na no impacto positivo da cultura - nossa veia original começou na cultura. Através deste chamamento, é possível aliar a cultura com atenção social através do incentivo à produção audiovisual, uma área em que nós temos muita expertise e da qual somos incentivadores. É uma excelente perspectiva para a produção cultural brasileira que tanto tem padecido neste momento. Esperamos descobrir novos talentos e materiais muito ricos em regionalismos, linguagem e características únicas dos vários "Brasis" que nosso país possui", avalia o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração das mais variadas linguagens, como documentário, ficção, experimental e animação. Cada proponente poderá submeter até três projetos para apreciação da curadoria, sendo que até dois desses podem ser selecionados para exibição. Confira o regulamento completo aqui: http://mostracinesolar.com.br/index.php/regulamento/

“Sem dúvida será uma seleção com filmes inspiradores e criativos, que refletem toda a originalidade e potencial artístico dos realizadores audiovisuais brasileiros. Já estamos ansiosos para receber este conteúdo”, afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções e idealizadora do CINESOLAR.

Os interessados em participar da mostra deverão inscrever os curtas-metragens até o dia 09 de agosto por meio deste formulário: http://mostracinesolar.com.br/index.php/inscricoes/ . As obras selecionadas serão divulgadas até o dia 20 de setembro pelo site do CINESOLAR.

A “1ª MOSTRA DE FILMES CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON” é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura e Proac, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Masterclass, oficinas e entrevistas:

Além de terem os filmes exibidos durante a mostra, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses sobre diversas vertentes do audiovisual ministradas por profissionais do setor.

Serão realizadas ainda oficinas para crianças e jovens sobre cinema através de atividades lúdicas. A mostra prevê também exibição de vídeos dos diretores participantes falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual, principais referências e etc. Este conteúdo também ficará disponível para acesso no canal do Youtube do CINESOLAR.

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais. Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica. O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Sobre a Margem Entretenimento:

Há 15 anos no mercado, a Margem Entretenimento trabalha com gravação fonográfica e produção cultural agenciando artistas, prestando consultoria de desenvolvimento artístico com viés para o mercado musical nacional e internacional, produção musical e audiovisual. Ao longo desses anos, a empresa já trabalhou com artistas renomados como o rapper brasiliense GOG, a banda pernambucana Faces do Subúrbio, a cantora britânica Bella Hardy e a chilena Pascuala Ilabaca. Também mescla em seu casting artistas independentes ainda em ascensão como Sr. Gallo, DJ Preto EL e Orquestra na Rua.

SERVIÇO:

O quê: Chamamento para seleção de curtas-metragens da “1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira Tá On”

Quem pode participar: coletivos, produtores e realizadores audiovisuais das periferias do Brasil

Inscrições: de 19 de julho a 09 de agosto de 2021 pelo link: http://mostracinesolar.com.br/index.php/inscricoes/

Divulgação dos filmes selecionados: 20 de julho pelo site http://mostracinesolar.com.br/