Brasil,

Evento inspira estudantes com histórias reais de transformação por meio da educação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Gutierre
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Semana da Educação compartilha relatos de jovens desprivilegiados e o impacto do ensino nas questões sociais

Pâmella Menezes, jovem de 18 anos nascida e criada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tem uma daquelas histórias inspiradoras sobre o poder da educação. Estudante de escola pública desde os 12 anos de idade, a estudante foi mais uma vítima do ensino remoto na pandemia – sem computador ou internet em casa, no terceiro ano do ensino médio, enquanto se preparava para o vestibular. Foi então que a ajuda de desconhecidos mudou tudo e trouxe um resultado surpreendente: a aprovação em quarto lugar no vestibular de direito da UFRJ.

Uma criança naturalmente esperta, com o estímulo constante dos pais, Pâmella entrou na escola já alfabetizada – com 3 anos, sua mãe já lhe ensinava a ler e escrever em casa. No ensino público, encontrou as dificuldades comumente relatadas por estudantes por falta de infraestrutura. Apesar de bons profissionais, professores e diretores, faltava o básico: manutenção no prédio, merenda, caneta para os docentes escreverem nas lousas, livros para toda turma, provas impressas, entre diversos outros relatos, situações que pouco a pouco a desmotivavam.

Em seu ano de formatura, Pâmella se deparou com outro obstáculo nos estudos – a pandemia. Com aulas remotas na escola, que ela assistia pelo celular visto a falta de outros recursos como computador e o corte de Internet em sua residência por questões financeiras, se viu condicionada a estudar do quintal para utilizar o sinal da casa ao lado, de seu primo.

Imersa em uma realidade comum a muitos jovens brasileiros, a estudante foi premiada com uma oportunidade que veio quando a revista piauí conheceu sua história e fez uma matéria com ela. O próprio jornalista, envolvido pela situação, ajudou doando alguns livros, além de outras pessoas que que leram a reportagem e presentearem Pâmella com um notebook, arcaram com os custos de Internet para a residência e se ofereceram para dar aulas assuntos específicos – os estudos então atingiram um patamar muito melhor e ela se sentia pronta para o ENEM. Mesmo com um deslize no gabarito que a levou a pular uma questão e marcar as próximas com a resposta da pergunta seguinte, o resultado do SISU trouxe a confirmação de que todo esforçado tinha sido recompensado – o quarto lugar na faculdade de direito pela UFRJ.

Para a jovem, a ajuda nos estudos foi algo essencial não apenas para a realização de um sonho, mas por inspirar e auxiliar na construção de futuro melhor para si mesma, além de sua comunidade. “Nessa trajetória, as coisas que mais me ajudaram foram as pessoas que eu tenho ao meu lado; Deus, pois eu sou bem ligada à minha espiritualidade; a leitura; a dedicação aos estudos; e todos que me ajudaram de alguma forma após a reportagem. Agora eu estou estudando na UFRJ, ainda no primeiro período, mas já me sinto realizando um sonho”, afirma Pâmella.

Essa e outras histórias inspiradores e de transformação de vidas por meio dos estudos serão contadas na Semana da Educação 2021, o maior evento online e gratuito voltado para jovens que buscam orientações sobre formação e carreira, que teve início na terça-feira desta semana (20) e vai até sexta-feira (23). O evento contará com palestras de 20 especialistas do setor, junto a personalidades relevantes de grandes empresas como Google, IBM e Magazine Luiza, abordando assuntos como ENEM, orientação vocacional, mentoria, profissões do futuro, carreiras de tecnologia, formação internacional, entre outros. As discussões acontecem em lives transmitidas via Facebook, Youtube e Instagram. Na última edição, o evento recebeu quase 37 mil inscrições e teve mais de 218 mil acessos em suas transmissões. Este ano, os inscritos concorrerão a sorteio de tablets, smartphones, bolsas de estudo integrais para graduação, pós-graduação e extensão, curso preparatório para ENEM e bolsa integral para curso de Inglês. Para saber mais, acesse semanadaeducacao.org.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar