Brasil,

“Biosseguridade: custo ou oportunidade?” abre a série de webinars da SANPHAR, no dia 21 de julho

As inscrições são gratuitas e limitadas. Faça sua inscrição em https://conteudo.sanphar.net/santalks

Investir em biosseguridade em um sistema de produção não pode ser encarado somente como custo. Os benefícios são difíceis de ser mensurados, especialmente na fase inicial. No entanto, os prejuízos sanitários são grandes quando os problemas ocorrem. Esse é o tema que abre o webinar SANTalks #Biosecurity, no dia 21 de julho, às 18h (horário de Brasília), no canal oficial da SANPHAR no YouTube, com a participação dos renomados Pedro Lourenço, Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Uberlândia e Membro do Conselho Consultivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Gustavo Simão, médico veterinário e Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres PIC.

A SANPHAR Saúde Animal realizará uma série de eventos on-line, o SANTalks #Biosecurity, com o objetivo de abordar as principais tendências e conceitos de biosseguridade e apresentá-los ao mercado de forma prática e objetiva. O ciclo de eventos conta com a participação de palestrantes renomados e será distribuído em cinco módulos, realizados entre 21 de julho e 17 novembro de 2021.

O professor Paulo Lourenço traz ao público conceitos e estrutura de um programa de biosseguridade (externa e interna) e o impacto de falhas de biosseguridade global (Influenza aviária, PSA, interferência e demanda mundial de carnes). “Um grande desafio para a indústria avícola é olhar para os riscos que se conhece. Biossegurança é um investimento. É muito importante desenvolver um plano de biossegurança e capacitação e treinamento das pessoas para reduzir o “comportamento” dos riscos por meio da implementação de procedimentos mais seguros. O conhecimento de como os agentes são transmitidos facilita as ações preventivas para interromper o ciclo de transmissão e eliminar doenças. Desta forma, a divulgação de conteúdos técnico-científicos promove o aperfeiçoamento dos profissionais e colaboradores da cadeia produtiva”, destaca o especialista.

O médico veterinário Gustavo Simão abordará o tema Biosseguridade: custo ou oportunidade? O que ganhamos com isso? e um case de sucesso destacando, como as falhas em biosseguridade impactam a produção e o custo das principais doenças que afetam os suínos pelo mundo, os benefícios econômicos de sistemas com reposição interna e livres de Mhyo, as principais portas de entrada de patógenos nas granjas brasileiras e tecnologias de gestão em biossegurança adotadas pela Agroceres PIC em seu monitoramento sanitário. “Estamos em um momento de reflexão sobre o risco dos negócios relacionados à produção de proteínas animais e saúde pública. Após o que vimos sobre o poder de disseminação intercontinental dos vírus (Peste Suína Africana e Covid-19, por exemplo), o sentimento é de busca por conhecimentos em relação aos reais riscos da entrada de doenças exóticas no Brasil e custos de implementação de um programa de biossegurança eficiente”.

Confira o cronograma e temas abordados no SANTalks #Biosecurity:

Módulo 1: 21 de julho

Biosseguridade: custo ou oportunidade?

Investir em biosseguridade não pode ser encarado somente como um custo para o sistema de produção. Os benefícios são difíceis de mensurar. No entanto, os prejuízos sanitários são grandes quando os problemas ocorrem.

Módulo 2: 18 de agosto

Aspectos epidemiológicos de biosseguridade

O entendimento da cadeia de transmissão de potenciais agentes patogênicos e o risco de cada um deles é fundamental para planejar, implantar e monitorar um programa de biosseguridade.

Módulo 3: 22 de setembro

Desinfecção: entendemos o que estamos fazendo?

Qual é o nosso desafio sanitário? Conhecer o agente patogênico é chave para a utilização de ferramentas assertivas de limpeza e desinfecção. Conhecemos as diferentes formas de ação e critérios de escolha para o uso de desinfetantes?

Módulo 4: 20 de outubro

Biosseguridade além da granja: pontos críticos a se considerar

Como monitoramos nosso programa de biosseguridade? Que ferramentas temos à disposição? Qual a importância do fluxo de veículos e comportamento das pessoas para o sucesso de um programa de biosseguridade? Questionamentos importantes, porém, pouco explorados.

Módulo 5: 17 de novembro

O que temos de novas oportunidades em biosseguridade?

Desinfecção a seco: um novo conceito que chega para auxiliar na redução da pressão de infecção na produção de aves e suínos. Experiência global e nacional da utilização desta ferramenta.

As palestras terão tradução simultânea para o espanhol.

As inscrições já estão abertas e são limitadas. Não perca em: https://conteudo.sanphar.net/santalks


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo