Brasil,

Sesc São Paulo Participa de Evento On-Line Promovido Pela Organização Internacional de Turismo Social

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Jacques
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Sesc Carmo Série Camadas da Cidade_Credito Coletivo Pepito Sesc Carmo Série Camadas da Cidade_Credito Coletivo Pepito

Com diversificada programação digital e gratuita, evento de alcance global promovido pela ISTO - Organização Internacional de Turismo Social realiza sua segunda edição e propõe reflexões acerca da atividade turística e novas formas de se promover experiências relacionadas ao ato de viajar. Para a edição deste ano, o Sesc São Paulo criou um conjunto de atividades que extrapola o período oficial do evento, estendendo-se entre 21 e 27 de junho

A Organização Internacional de Turismo Social – ISTO/OITS, da qual o Sesc São Paulo é membro desde 1980, promoverá, entre 22 e 25 de junho, a Semana Internacional de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável. A iniciativa, de alcance global, será realizada exclusivamente em formato virtual e contará com uma série de ações promovidas pelo Sesc e por outras organizações que integram a instituição.

Para o presidente da ISTO Américas, Sergio Rodríguez Abitia, é motivo de muita satisfação a segunda edição do evento: “Este fórum virtual é uma resposta ágil oferecida pela ISTO às restrições que a pandemia de Covid-19 nos traz desde o ano passado e nos permitiu não apenas permanecer em contato com os sócios americanos da Organização quando as perspectivas eram mais incertas, mas também foi muito importante para confirmar que as novas tecnologias vieram para ficar, porque facilitam o contato, os intercâmbios e a comunicação em um mundo interessado em continuar se integrando apesar das dificuldades e distâncias”, afirma. Ele ressalta que desde o primeiro ano o Sesc São Paulo apoiou esta iniciativa, contribuindo com ideias, enriquecendo o projeto com atividades para um público diverso que, em conjunto, proporcionaram uma edição que superou as expectativas de todos.

Para Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “o turismo social está baseado na ideia de democratização do acesso à atividade turística. No caso do Sesc, esse conceito é acompanhado por uma constante reflexão sobre a prática”. E complementa: “Com as viagens em grupo impossibilitadas por conta do contexto de pandemia, esse momento de pausa permitiu reforçar as discussões sobre os impactos da ação humana junto às comunidades locais e biomas visitados, assim como experimentar outras formas de deslocamento. A Semana Internacional Turismo para Todos, Solidário e Sustentável reúne algumas dessas iniciativas e propostas, fazendo uso dos meios digitais”

Segunda Edição

A realização exclusiva em ambiente digital ocorre, como na primeira edição, dentro do contexto da pandemia de COVID-19, a qual provocou mudanças e impactos incalculáveis para toda a cadeia do turismo (turistas, empresas, trabalhadores, comunidades receptoras, destinações turísticas consolidadas, governos). A pausa forçada nas viagens por todo o globo provocou, também, muitas reflexões acerca da atividade turística e o advento de novas formas de se promover experiências relacionadas ao ato de viajar.

Para a edição deste ano, o Sesc São Paulo criou um conjunto de atividades que extrapola o período oficial do evento, estendendo-se entre 21 e 27 de junho. Serão realizadas atividades inéditas e também o compartilhamento de uma série de atividades e seleções de acervo do Sesc, em formato digital, desenvolvidas ao longo do último ano. A programação será composta por passeios virtuais, bate-papos, palestras, oficinas e guias turísticos virtuais, entre outros formatos.

Sobre os desafios de se criar uma programação virtual para um setor que pressupõe deslocamento para experiências locais/presenciais, a coordenadora de Turismo Social do Sesc SP, Flávia Roberta Cortez Lombardo Costa, afirma que não se trata de uma mera substituição, visto que não é possível comparar a experiência on-line com a presencial: “São universos completamente diferentes. Trata-se, sim, de uma ampliação de possibilidades relacionadas ao universo do turismo. Neste momento de pausa forçada nas viagens, houve uma proliferação de atividades virtuais ligadas a destinos turísticos, ou mesmo não tradicionalmente turísticos, o que acabou por criar oportunidades únicas no sentido do enriquecimento da experiência turística”, diz.

Em relação às atividades realizadas pelo Sesc ao longo da pandemia, Flávia afirma ter sido possível olhar para destinos já antes consolidados com novos olhares; conhecer histórias invisibilizadas nas narrativas convencionais, ou ditas oficiais, sobre certas localidades; olhar para as paisagens por perspectivas diferentes; conhecer melhores formas de se registrar viagens (como a fotografia, a escrita, o desenho); refletir sobre o viajar e questões importantes relacionadas a esses deslocamentos, entre outras possibilidades: “Essas experiências irão, certamente, somar-se de forma positiva à bagagem que os turistas irão carregar em sua próxima viagem presencial, que, esperamos, não tarde a acontecer”, complementa.

SESC NA SEMANA INTERNACIONAL DE TURISMO PARA TODOS, SOLIDÁRIO E SUSTENTÁVEL

- Portal Sesc SP - sescsp.org.br/semanaturismoparatodos;

- Youtube do Turismo Social do Sesc SP - youtube.com/turismosocialsescsp;

- Perfis das unidades e do Sesc SP nas redes sociais - Facebook, Instagram e Youtube;

- Plataformas Teams e Zoom.

PROGRAMAÇÃO

Ações inéditas

• UNIDADE: Araraquara

TÍTULO: Nos Trilhos da História: Herança da Ferrovia.
DESCRIÇÃO: a ferrovia faz parte da história de várias cidades do Brasil, de diversas pessoas e de suas memórias, e em Araraquara essa presença ainda é forte até os dias atuais. A linha férrea passa no meio da cidade e seus sons podem ser ouvidos em diversos bairros. Essa história será contada por meio de um vídeo produzido por profissionais da cidade.
FORMATO: exibição de Vídeo.
LOCAL: Instagram, Facebook e Twitter do Sesc Araraquara.
DATA e HORÁRIO: 22/6, terça-feira, às 15h

• UNIDADE: Campinas

TÍTULO: Turismo Astronômico – Conexões Turísticas.
DESCRIÇÃO: bate-papo apresenta um tipo de turismo que desperta a curiosidade, a imaginação e conhecimentos sobre tudo que compõe o universo, apresentando um panorama dos observatórios e museus do Brasil, com destaque para os equipamentos presentes na região de Campinas. Com o astrônomo Emerson Roberto Perez e o turismólogo e guia de turismo Paulo Sérgio Ramos Filho.
FORMATO: bate-papo online. Não é necessário inscrever-se
LOCAL: Plataforma Zoom
DATA e HORÁRIO: 21/6, segunda, das 19h às 20h30

• UNIDADE: Carmo

TÍTULO: Camadas da Cidade
DESCRIÇÃO: convite para um passeio pela região central da capital paulista por meio de animações que retratam as histórias de ruas importantes, como a Rua do Glicério e Rua da Glória, revelando costumes e transformações ao longo do tempo e propiciando reflexões sobre os contextos histórico, cultural, social e seus atravessamentos.
FORMATO: vídeo animação
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Carmo
DATA e HORÁRIO: disponível a partir de 23/6, quarta, às 18h.

• UNIDADE: Centro de Pesquisa e Formação

TÍTULO: Turismo e Relações de Trabalho: Panoramas e Desafios.

(Lançamento da edição especial da Revista do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc).

DESCRIÇÃO: trazendo discussões iniciadas em 2019, antes da instalação da pandemia que colocou em suspenso as atividades turísticas em todo o mundo, o dossiê “Turismo e relações de trabalho: panoramas e desafios” apresenta diferentes análises sobre este tema, tão diverso quanto complexo. O conteúdo completo do dossiê está disponível no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Com Ernest Cañada, coordenador do Alba Sud, centro de pesquisa catalão especializado em turismo responsável e trabalho digno, escreveu o prefácio da revista; Rita de Cássia Ariza da Cruz, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, escreveu o artigo "Trabalho no Turismo: Reflexões acerca do Caso Brasileiro. Mediação de Angela Teberga, professora da Universidade Federal do Tocantins, escreveu o artigo "Trabalhadores sem Destino: uma Análise Preliminar dos Impactos da Pandemia à Classe Trabalhadora do Turismo”. Apresentação de Danilo Praxedes Barboza, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e supervisor da programação socioeducativa do Sesc Consolação, em São Paulo.

FORMATO: debate on-line e ao vivo pela Série Ideias #EmCasaComSesc
LOCAL: Youtube do Sesc São Paulo
DATA e HORÁRIO: 22/6, terça, às 16h

• UNIDADE: Guarulhos

TÍTULO: Percursos de Memórias e Histórias Afetivas da Cidade de Guarulhos.
DESCRIÇÃO: bate-papo on-line ao vivo sobre espaços de memória e histórias afetivas de Guarulhos. Tendo como ponto de partida os caminhos, relatos, narrativas e experiências pessoais, o escritor e jornalista Jose Abílio Ferreira e a educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos traçarão percursos por importantes pontos e possibilidades turísticas do município. A atividade tem como objetivo a difusão da memória cultural desses personagens que compõem a identidade da cidade.
FORMATO: bate-papo on-line e ao vivo. Inscrições a partir do dia 15/6, às 14h, no Portal Sesc SP.
LOCAL: Plataforma Zoom.
DATA e HORÁRIO: 26/6, sábado, às 15h

• UNIDADE: Itaquera

TÍTULO: Memórias Viajantes
DESCRIÇÃO: conjunto de cartões-postais com poesias e ilustrações inspiradas em relatos de viagem de guias de turismo que atuaram no programa de Turismo Social do Sesc.
FORMATO: vídeo animação.
LOCAL: Instagram e Facebook do Sesc Itaquera.
DATA e HORÁRIO: disponível a partir de 24/6, quinta, às 17h

• UNIDADE: Piracicaba

TÍTULO: Viagem ao Pé da Letra
DESCRIÇÃO: planejar, traçar roteiros e inspirar-se na literatura para conhecer (ou reconhecer) lugares, paisagens, personagens, histórias e "causos" de Piracicaba. A partir da leitura da obra de grandes escritores, o quarto encontro dessa oficina propõe uma nova forma de ver a cidade e seu entorno. Com o jornalista e editor João Correia Filho.
FORMATO: Palestra online e ao vivo. Não é necessário inscrever-se.
LOCAL: Plataforma Teams
DATA e HORÁRIO: 26/6, sábado, às 15h30

• UNIDADE: Ribeirão Preto

TÍTULO: Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade – Parte 2
DESCRIÇÃO: os mercados municipais foram, e ainda são, lugares onde é possível situar e definir um grupo social e sua identidade de maneira particular. Ribeirão Preto possui uma rica história acerca desse objeto urbano que ganha vida com frequência diária de pessoas para comprar, conversar e fazer refeições. Esse lugar, rico em estímulos olfativos, visuais e gustativos, há mais de um século faz parte do cotidiano dos moradores do município. Os professores Toni de Souza e Nainora de Freitas irão apresentar histórias e curiosidades desse ponto turístico.
FORMATO: exibição de Vídeo
LOCAL: Canal do Sesc Ribeirão Preto no Youtube.
DATA e HORÁRIO: 26/6, sábado, às 10h

• UNIDADE: Ribeirão Preto

TÍTULO: Projeto Brasil Vivo! Cavalhadas de Pirenópolis (GO)
DESCRIÇÃO: o campo de futebol da cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás, transforma-se, durante alguns dias, em uma arena de embate e gracejo com a realização das famosas Cavalhadas, nos dias da Festa do Divino. Os cavalos são as figuras centrais do evento, pois levam para a batalha os 24 cavaleiros adornados e também conduzem os Mascarados, figuras bem-humoradas que usam roupas coloridas e máscaras de papel machê com longos chifres enfeitados com flores de papel crepom. Para bater um papo sobre essa festa popular, Vandreza Freiria e a fotógrafa Andrea Goldschmidt encontram-se com Adail Luiz Cardoso, o Rei Cristão das Cavalhadas, e Tereza Caroline Lôbo, pesquisadora de festas populares.
FORMATO: bate-papo on-line e ao vivo.
LOCAL: Canal do Sesc Ribeirão Preto no Youtube.
DATA e HORÁRIO: 24/6, quinta, às 19h30

• UNIDADE: Ribeirão Preto

TÍTULO: Projeto Brasil Vivo! Caminhos do Divino
DESCRIÇÃO: a fotógrafa e diretora Andrea Golschmidt acompanhou a Festa do Divino, em São Luis do Paraitinga, ao longo de seis anos, registrando imagens, histórias, memórias e afetos. Tudo isso está estampado no filme que revela diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade do Vale do Paraíba. O documentário “Caminhos do Divino” é resultado dessa pesquisa e traz para a tela um recorte das diversas manifestações culturais, tradições e da religiosidade, além de servir como tributo aos "festeiros" e moradores do local, resgatando suas tramas pessoais.
FORMATO: vídeo documentário
DATA e HORÁRIO: disponível até julho de 2021
LOCAL: Plataforma Sesc Digital.

• UNIDADE: Santana

TÍTULO: Mulheres do Vale – Mulheres Guardiãs das Tradições
DESCRIÇÃO: passeio virtual pelo Vale do Café com destaque para a região de Vassouras. Este segundo vídeo da série pretende apresentar a realidade das mulheres que dão continuidade a genuínas manifestações culturais, como Jongo, Folia de Reis, Caninha Verde e Capoeira. A liderança destas manifestações é predominantemente de homens, porém em alguns casos as mulheres se apresentam como protagonistas ou têm um papel importante na preservação e continuidade destas manifestações. Essas mulheres, oriundas da área rural, migraram para a periferia das cidades a partir do êxodo rural provocado pelo empobrecimento do campo.
FORMATO: exibição de uma série de 3 vídeos
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP redes sociais do Sesc Santana
DATA e HORÁRIO: disponível a partir de 26/6, sábado, às 16h

Ações contínuas

• Série de debates sobre Turismo apresentados pela série Ideias#EmCasaComSesc

Uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. Sempre às 16h, no canal do Sesc São Paulo no Youtube, um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

Cartografias do (In)visível: Turismo, Memória e Ação Educativa

Turismo, Fotografia e Contemporaneidade

Memória, Turismo e Espaço Urbano: Narrativas em Disputa

Turismo, Território e Áreas Naturais

Turismo em Áreas Naturais: Preservação e Desafios de Gestão

Animais no Turismo: Práticas, Possibilidades e Limites

Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades

Turismo Afrocentrado: Rotas Diaspóricas no Mapa

• UNIDADE: Bertioga

TÍTULO: Guia para se Perder em Bertioga
DESCRIÇÃO: neste guia de viagem, o historiador e guia de turismo Carlos Eduardo de Castro apresenta essa cidade do litoral paulista e explora alguns dos locais mais interessantes do município, sua importância ambiental e sociocultural.
FORMATO: vídeos
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Bertioga.

DATA e HORÁRIO: atividade permanente

• UNIDADE: Catanduva

TÍTULO: Candim - nos Caminhos de Portinari
DESCRIÇÃO:adaptação para internet de espetáculo teatral homônimo apresenta belas imagens do Museu Casa de Portinari, ofertando ao público uma imersão no universo do artista. Com a Cia. da Casa Amarela.
FORMATO: vídeo com exibição artística e visita virtual
LOCAL: Canal do Sesc Catanduva no Youtube
DATA e HORÁRIO: 22/6, terça, às 19h

UNIDADE: Taubaté

TÍTULO: Visita à Aldeia Boa Vista
DESCRIÇÃO: o guia de turismo Alex Mimbi, também conhecido em idioma guarani como Karai Rembiguay, conduz uma visita virtual à Aldeia Boa Vista, que desde o início da pandemia permanece fechada para visitação do público. Em quatro episódios, Karai apresenta a aldeia e seus espaços, com destaque para conteúdos do Turismo de Base Comunitária, elementos da cultura Guarani e características da aldeia Boa Vista em Ubatuba.
FORMATO: exibição de vídeos gravados
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Taubaté
DATAS e HORÁRIOS: dias 22, 23, 24 e 25/6, terça a sexta, às 15h

• UNIDADE: Sorocaba

TÍTULO: João de Camargo e os Territórios Negros em Sorocaba
DESCRIÇÃO: Sorocaba possui uma rica história ligada à cultura e aos povos negros. Nesta série de documentários é apresentado o protagonismo negro na cidade por meio da história de João de Camargo, ícone da religiosidade sorocabana; o Clube 28 de Setembro, que foi e é palco importante de agremiação e luta da população da cidade; e o Quilombo Cafundó, referência icônica da comunidade negra no município e da região. Os vídeos contam com recursos de acessibilidade (libras e legendas para surdos e ensurdecidos).
FORMATO: exibição de vídeos gravados
LOCAL: Youtube do Turismo Social do Sesc SP e redes sociais do Sesc Sorocaba.
DATAS e HORÁRIOS: 22/6 (Facebook); 24/6 (IGTV Instagram); 25/6 (Twitter); 26/6 (Story – Instagram)
LOCAL: Instagram, Facebook, Twitter do Sesc Sorocaba

SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO SESC NA ISTO

A participação do Sesc São Paulo na ISTO, ocorre desde 1980 e é caracterizada por uma parceria profícua, que vem resultando em eventos e contribuições importantes, como por exemplo a realização do Encontro das Américas de Turismo Social (2011) e do Congresso Mundial de Turismo Social (2014), ambos no Sesc Consolação (São Paulo), e o fato de o Sesc São Paulo, representado pela coordenadora de Turismo Social, Flávia Roberta Cortez Lombardo Costa, ter presidido a sessão das Américas da organização por dois mandatos, de 2015 a 2018. Atualmente, o Sesc São Paulo segue como membro do Conselho de Administração da ISTO Américas. Saiba+

SOBRE ÉTICA NO TURISMO

O compromisso ético de promover a educação para e pelo Turismo é parte das bases do Turismo Social do Sesc São Paulo. Na perspectiva de ampliar seu compromisso com o turismo responsável, no ano de 2015 o Sesc São Paulo foi a primeira instituição brasileira a assinar o Código Mundial de Ética do Turismo da Organização Mundial do Turismo da ONU - UNWTO. Dentre suas diretrizes estão o compromisso com a busca pela redução de impactos ambientais e sociais negativos, a valorização do patrimônio cultural, a promoção dos direitos humanos, a inclusão social, a equidade de gênero e a acessibilidade.

O turismo é uma atividade que se realiza prioritariamente a partir da relação com o outro. Neste sentido, faz-se fundamental refletir, para além de um olhar individual, sobre quais as responsabilidades e implicações de cada envolvido nesta atividade. Como parte dos processos reflexivos foi iniciado, em 2016, o Ciclo de Reflexões Ética no Turismo, organizado a princípio pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que posteriormente se estendeu para outras unidades do regional São Paulo. Em 2019, a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas concedeu ao Sesc em São Paulo o UNWTO Ethics Award 2019, prêmio que reconhece o compromisso na implementação dos princípios do Código. Saiba+

SOBRE O TURISMO SOCIAL NO SESC SÃO PAULO

As atividades de Turismo Social do Sesc em São Paulo tiveram início com a inauguração, em 1948, do Centro de Férias Sesc Bertioga. Desde então, diversos projetos foram e vêm sendo desenvolvidos dentro do escopo do programa, seja no formato de passeios e excursões (turismo emissivo), de hospedagem, de atividades reflexivas sobre o turismo, de oficinas, bate-papos e ações artísticas relacionadas ao ato de viajar e, mais recentemente, de ações virtuais. Os princípios que norteiam as ações propostas são: a democratização do acesso (que busca abranger, além do público prioritário da instituição – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes – outros segmentos da sociedade, como crianças, idosos e trabalhadores em geral); a educação para e pelo turismo, a operacionalização ética e sustentável e o protagonismo dos participantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar