Brasil,

Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana debate cidades inteligentes e sustentabilidade

Em formato digital, simpósio será realizado nos dias 24 e 25 de junho das 13h30 às 17h

Com foco no transporte coletivo de pessoas e de cargas, o Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana, organizado pela Seção Regional Caxias do Sul, destaca os desafios das cidades inteligentes, sistemas da mobilidade sustentável, alternativas de matriz energética e soluções em integração de modais.

Luciano Resner, chairperson do simpósio e diretor de Operações da Marcopolo, explica que o objetivo é oferecer uma visão holística sobre o tema e enxergar possibilidades de adequação das cidades sob a perspectiva do transporte e seu uso mais racional. “A mobilidade urbana é um dos grandes desafios do mundo moderno, a concentração cada vez maior da população nos grandes centros urbanos exige novas soluções que tragam conforto e conveniência a um custo mais acessível a todos”, aponta Resner.

Dirigido a engenheiros, profissionais do setor automotivo e das áreas de urbanismo, gerenciamento, operadores de sistemas de transporte, comunidade acadêmica, governos municipais e estaduais, o Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana será realizado em dois dias de programação com palestras, painéis e debates.

O primeiro dia (24/06) começa com as palestras do arquiteto e urbanista Caio Vassão, sócio-fundador da Bootstrap, que trará visão sobre cidades e mobilidade urbana; e do engenheiro Jurandir Fernandes, presidente honorário da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) para a América Latina, que falará sobre as mudanças em curso na mobilidade urbana. Na sequência especialistas em diversas áreas da mobilidade vão contar suas experiências e promover o debate nos painéis - SmartCities e Sustentabilidade e Desafios dos Sistemas de Mobilidade.

No segundo e último dia (25/06) a programação inclui dois painéis, também seguidos de debates - Alternativas da Matriz Energética e Soluções de Mobilidade Elétrica.

Para Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, o Simpósio de Mobilidade Urbana tem papel relevante no fomento da mobilidade sustentável, na medida em que promove o conhecimento da tecnologia e das melhores práticas de planejamento e do transporte. “Investir na mobilidade é uma necessidade crescente, requer estratégias que satisfaçam interesses de pessoas e empresas para a melhoria da saúde e qualidade de vida nas cidades. Nosso simpósio é oportunidade ímpar de acesso ao conhecimento relevante nestes temas”, afirma Adas.

Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana – 100% Digital

Dias 24 e 25 de junho das 13h30 às 17h

Patrocínio: Actia, Acumuladores Moura, Amphenol, CNH Industrial – Iveco, Cummins, Edag, Fras-le, Marcopolo, Master, Metalsa, Randon Implementos, e TE Connectivity

Inscrições https://saebrasil.org.br/eventos/simposio-sae-brasil-de-mobilidade-urbana-secao-caxias-do-sul/

PROGRAMAÇÃO (sujeito a alterações)

24 de junho

13h30–Solenidade de ABERTURA

13h50 – PALESTRA: Visão sobre cidades e mobilidade urbana, por Caio Vassão, fundador da Bootstrap;

14h25 – PALESTRA: As mudanças em curso na Mobilidade Urbana, por Jurandir Fernandes, presidente honorário da Divisão América Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP);

14h45 – PAINELSmartCities e Sustentabilidade, comPaulo Roberto Guimarães Jr., secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, e Alfonso Willenbring Jr., secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul;

15h20 – DEBATE e Q&A - Mediador: Petras Amaral Santos, business head da Marcopolo Next;

15h50 – Momento Técnico – FRAS-LE, MARCOPOLO, MASTER E RANDON

16h10min – PAINEL Desafios dos Sistemas de Mobilidade, com Pedro Palhares, gerente geral da Moovit no Brasil; Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (URBS); João Paulo Rodrigues, assessor técnico do Departamento de Monitoração da Qualidade Operacional (DMQ) da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).

17h – DEBATE e Q&A - Mediador: Claus Nakata – gerente de negócios de Mobilidade da Marcopolo Next

25 de junho

13h30–ABERTURA

13h35 – PAINEL Alternativas da Matriz Energética, com Daniel Lopes, diretor comercial da Hytron; Juliano de Souza Mendes, gerente de Negócios e e-Mobility da Baterias Moura; Ricardo Abreu, chief Technology Officer da Bright Consulting; e Nuno Pinto, gestor de Produtos e Serviços na EDP.

14h40 – DEBATE e Q&A - Mediadora: Monica Saraiva Panik – mentora de Hidrogênio da SAE BRASIL.

15h10 – Momento Técnico – FRAS-LE, MARCOPOLO, MASTER E RANDON

15h30 – PAINEL Soluções de Mobilidade Elétrica, com Ricardo Abe, gerente sr. de Engenharia de Produto da Nissan do Brasil; Ricardo Machado, CEO da Obvio! + FNM veículos elétricos; e Renato Florence, gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Engenharia da Marcopolo.

16h20–DEBATE e Q&A - Mediador: César Augusto Ferreira, diretor de Inovação e Tecnologia de Produto das Empresas Randon.

16h50 – ENCERRAMENTO

Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo