Brasil,

APPA e IEPHA se unem em webinários para debater a convergência entre a Educação Ambiental e a Educação para o Patrimônio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Nazaré
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

No mês do Meio Ambiente, a entidade de gestão cultural e órgão público convidam doutores e mestres de áreas como biologia, história e sociologia para rico debate, ao vivo

Inspirados pelo projeto lançado na ONU - Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas - a APPA - Arte e Cultura e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) promovem duas lives em formato webinário, mediadas pelo o Diretor de Promoção do Instituto, Luis Mundim. A estreia está marcada para a próxima segunda-feira, 14 de junho. A entidade de gestão cultural e o órgão estadual convidam especialistas para debaterem os propósitos convergentes entre a Educação Ambiental e a Educação para o Patrimônio, como a preservação, a conservação e a apropriação. Os seminários online celebram o Mês do Meio Ambiente.

Os webinários

No próximo dia 14, segunda-feira, o presidente da APPA, Xavier Vieira, e o presidente do Iepha, Felipe Cardoso Vale Pires, abrem o primeiro webinário às 19 horas, no canal do Youtube TV IEPHA MG. O tema de estreia é Fazenda Boa Esperança: a relação do tombamento com a regeneração de uma área verde. A convidada será Patrícia Oliveira, pós-doutoranda em Ciência Biológicas pela UFMG, ex-membro da Curadoria Botânica no Jardim Botânico Inhotim e atual membro da coordenação do curso de pós-graduação em Biologia Vegetal no Diagnóstico Ambiental, IEC/PUC Minas.

O webinário abordará a importância que o tombamento da Fazenda Boa Esperança, em Belo Vale (MG), teve para a regeneração e a conservação dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, a partir do estudo de Mapeamento da Cobertura Vegetal da região.

Na sexta-feira, dia 18, acontece o segundo webinário, às 17 horas, com o tema Jardins históricos: potencialidades para as áreas verdes na cidade. O debate terá foco em estratégias para potencializar o uso de áreas verdes nas cidades, convidando a população a valorizar e preservar esses espaços de convívio e fruição da paisagem cultural, na qual todos estamos inseridos.

Participam da discussão, Cristiane Maria Magalhães - Doutora em História (Unicamp), Diretora Técnica na AME Cultura, criadora e administradora da página e do grupo virtuais dos Jardins Históricos Brasileiros; Mário Chagas - museólogo, doutor em Ciências Sociais (UERJ) e poeta. Diretor do Museu da República e professor da Unirio e da ULHT. Um dos criadores do Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM). Presidente do Movimento Internacional para uma Nova Museologia. E Vanessa Barboza de Araújo: historiadora e Mestre em Educação, atua na área de Educação Patrimonial e Cidades Educadoras e coordena o Museu Casa Kubitschek, ganhador do Prêmio Darcy Ribeiro 2019/IBRAM pelo projeto “O Jardim e o Museu”.

Os dois webinários terão intérprete de libras.

SOBRE A APPA

A APPA - Arte e Cultura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com propósito de gerar evolução social por meio do fomento da economia da cultura. A organização capta recursos públicos e privados e os investe no setor cultural brasileiro, tendo materializado mais de 200 projetos culturais em seus 28 anos de existência, beneficiando centenas de milhares de pessoas. Para mais informações, acesse appa.art.br ou @appaarteecultura (Facebook, Instagram e LinkedIn).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar