Brasil,

Juiz de Prudente publica livro jurídico na área cível

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Redirecionamentos da Execução Civil é tema da obra lançada pelo Dr. Silas Silva Santos, juiz e docente no curso de Direito e na pós-graduação da Unoeste

No Direito Civil, quando uma obrigação imposta não é cumprida espontaneamente pelo responsável, então o Estado pode intervir por meio da execução civil. Porém, no decorrer podem existir alterações de sujeitos. Então, o que acontece nestes casos? Conhecimentos atualizados sobre o tema estão no livro “Redirecionamentos da Execução Civil: projeções da teoria do objeto litigioso”, do juiz e professor do curso de Direito e da pós-graduação da Unoeste Dr. Silas Silva Santos.

O autor conta que a obra já está atualizada com a nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei 14.112/2020). Trata-se de um material de apoio a todos os profissionais envolvidos no contencioso cível, como advogados, promotores de Justiça, juízes, procuradores, como também aos acadêmicos e estudiosos do Direito, em razão da análise científica do tema. “Entendo que o estudo do tema seja fundamental para os profissionais do Direito, haja vista as inúmeras necessidades práticas que o assunto enseja; ou seja, o tema é muito corriqueiro no dia a dia forense, mas ainda precisa ser mais bem estudado”.

Sobre o termo jurídico chamado de “redirecionamentos da execução”, o Dr. Silas explica que trata-se das possíveis alterações de sujeitos. Para contextualizar a teoria e a prática, ele cita dois exemplos. “O primeiro, alguém está sendo executado por uma dívida, mas vem a falecer; nessa hipótese haverá uma modificação subjetiva na execução, para que os sucessores do falecido venham para o processo. O segundo, uma pessoa jurídica está sendo executada por uma dívida, mas surge notícia de alguma confusão patrimonial entre os sócios e a empresa; nessa hipótese, os sócios podem ser inseridos no processo, em razão da ‘desconsideração da personalidade jurídica’”.

O autor e docente da Unoeste salienta que o livro traz várias situações em que essas modificações ocorrem. “Um destaque fica reservado para a utilização da teoria do objeto litigioso como aporte científico para lidar com os vários tipos de modificações subjetivas. Por fim, a obra ainda traça um panorama do procedimento a ser seguido nos casos particularmente analisados”, conta.

A Rede de Bibliotecas da Unoeste receberá exemplares para alunos e docentes, inclusive doados pelo autor, conforme relatado por ele. A obra também já está disponível nas livrarias jurídicas, nos formatos físico e digital. “Publicar um livro é sempre uma alegria; porém, há também a enorme responsabilidade pelo compartilhamento de ideias que impactam o modo de ser do processo civil brasileiro. Em resumo, é muito gratificante contribuir com a análise de tema tão relevante, na busca pela concretização do devido processo legal em sede executiva”, pontua o autor.

O docente também publicou o livro "Litisconsórcio eventual, alternativo e sucessivo", fruto de sua dissertação de mestrado. Já o novo título resulta de sua tese de doutorado, ambos os programas realizados na USP. O Dr. Silas também coordenou a obra "Comentários ao Código de Processo Civil: perspectivas da Magistratura", que está na 2ª edição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar