Brasil,

Seleção de artigos do IV Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica é publicado na Revista Mises

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Professores do Mackenzie são autores de dois estudos dos cinco selecionados

A Revista Mises, no volume 9, publica cinco artigos selecionados do IV Fórum Mackenzie de Liberdade Economica, evento promovido pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A publicação dos artigos é resultado de uma importante parceria entre o CMLE e o Instituto Mises Brasil, na disseminação de ideias liberais na academia.

Entre os artigos publicados, dois são de autoria de especialistas da UPM. O artigo Empreendedorismo e Intervenção Estatal em Tempos de Pandemia (https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/1392), dos autores Fernando Hatada, Cinira Gomes Lima Melo e Thaís Cíntia Cárnio, busca demonstrar os impactos da pandemia do coronavírus no cotidiano das empresas brasileiras, especialmente no que se refere aos impactos detectados em contratos, já celebrados e em vigor, durante a propagação da doença, assim como nas crises causadas pelas medidas de isolamento social para contenção da disseminação do vírus. O estudo aborda o tema a partir da intervenção do Estado nas atividades econômicas e sociais como política de enfrentamento à pandemia. A relevância dessa análise está na verificação das consequências que pode advir do descumprimento de obrigações contratuais, e nos possíveis efeitos da iminente crise econômica, ambos relacionados com as determinações estatais que afetaram a continuidade das atividades empresariais.

Já a professora Dimária Silva e Meirelles, publicou o artigo As Seis lições de Mises - uma reflexão sobre políticas públicas em tempos de pandemia (https://revistamises.org.br/misesjournal/article/view/1388). Esse estudo aborda a dualidade entre as opções apresentadas em tempos de isolamento social: intervir para garantir que o mercado funcione ou deixar que o mercado se paralise livremente? Ademais, até que ponto é possível intervir no mercado em tempos de pandemia, preservando, ao mesmo tempo, os princípios de liberdade econômica? Partindo dos princípios de cooperação e cálculo econômico de Mises, o objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades das políticas públicas em situação de isolamento social. Entre as principais políticas públicas desenhadas neste momento de pandemia, as medidas seguintes possibilitaram a continuidade do processo de mercado: crédito, postergação de impostos e auxílio financeiro às famílias. A preocupação com a preservação do cálculo econômico se estende a todos os elos da cadeia de suprimentos, incluindo os clientes finais, garantido a execução do cálculo econômico pelas empresas.

Os outros artigos selecionados foram O Papel do Estado na Origem e na Evolução Institucional da Moeda à Luz da Escola Austríaca de Economia, de Otavio Ferrari Piaskowski, da Universidade Tuiuti do Paraná (PR); Inovação em Tecnologias de Checkout Aplicada como Vantagem Competitiva e Redução das Filas em Supermercados, de Emerson Eduardo da Silva, da Universidade Federal de São Paulo (SP); e Política monetária e a (não) neutralidade da moeda - Uma análise comparativa entre as visões Austríaca, Pós-Keynesiana, Novo-Clássica e Novo-Keynesiana, de Bernardo Santana, da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e Elaine Arantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR)

O Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica é um fórum anual de economia, com abordagem multidisciplinar. Sua primeira edição ocorreu em 2017. Vendo que em 2020 o mundo foi surpreendido por uma das maiores pandemias da história da humanidade, diversos questionamentos foram realizados a respeito das melhores formas de enfrentar este delicado momento que afeta todos os setores da vida humana. Com intuito de justamente debater questões que permeiam a atual crise causada pela covid-19, o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica promoveu a quarta edição de seu fórum anual em novembro de 2020 com a temática A crise da COVID-19 como um desafio para o liberalismo.

Para conferir todos os artigos publicados na Revista Mises, acesse https://revistamises.org.br/misesjournal/index

Sobre o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica é um think-tank liberal acadêmico, único no Brasil baseado em uma Universidade. É uma iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Entre suas pesquisas está o primeiro Índice de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) do Brasil, um levantamento inédito que analisa e avalia as condições de se empreender e ter sucesso no mercado e o grau de interferência estatal.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar