Brasil,

Workshop gratuito sobre Gestão da Inovação tratará de normas técnicas e como encontrar apoio para inovar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Mattos
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento online acontece nos dias 14, 16 e 18 de junho e tem como base a série ISO 56000; secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações está entre os palestrantes

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, realiza o I Workshop Internacional ISO 56000 - Normas de Sistema de Gestão, a fim de proporcionar um momento de interação entre participantes e palestrantes, reunindo diferentes pontos de vista, conhecimentos, experiências e casos acerca de como as organizações podem ser inovadoras o suficiente para lidar com as dificuldades impostas por um mundo cada vez mais incerto. O evento acontece de forma online e gratuita nos dias 14, 16 e 18 de junho, das 9h30 às 13h. Para participar, basta se inscrever neste link.

O workshop terá a participação de Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Cláudia Piovesan Macedo, Especialista em Inovação Tecnológica no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD); Mauricio Guedes, Diretor de Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Mario William Esper, Presidente da ABNT e Ricardo Fragoso, Diretor Geral da ABNT.

"Será uma oportunidade para que os participantes - especialistas, representantes de empresas órgãos de governo e de fomento e outras organizações públicas e privadas envolvidas com inovação - possam discutir a relevância da Gestão da Inovação e os desafios de sua implementação, em particular, no que diz respeito às considerações sobre a série de normas internacionais ISO 56000 e as questões-chave que estas normas podem ajudar a resolver", comenta Mario William Esper, presidente da ABNT.

A programação está dividida em 6 sessões que irão abordar perspectivas, experiências e ações acerca do tema principal, "ISO 56000 - Normas de Sistemas de Gestão da Inovação como ferramenta para alavancar atividades de inovação nas organizações":

Dia 1 (14/6) - Os mitos no caminho da inovação
Sessão 1: Inovação e normas técnicas: é possível?
Sessão 2: É possível melhorar a maneira como inovamos?

Dia 2 (16/6) - Dores, acerto, ferramentas e o aprendizado na jornada
Sessão 3: A visão sistêmica da inovação
Sessão 4: A integração da série ISO 56000 e a certificação do SGI
- Os documentos e a integração da série ISO 56000
- E quanto à certificação do SGI? Quando, por que e para quê?

Dia 3 (18/6) - Gestão da Inovação como ferramenta estratégica para alcançar valor e sustentabilidade
Sessão 5: Gestão da inovação: ferramenta chave para sustentabilidade, sociedade digital e nova competitividade
Sessão 6: Os caminhos para encontrar apoio para a inovação

O Workshop é destinado aos envolvidos ou interessados em atividades de inovação como gestores de organizações que buscam sucesso sustentado, usuários, clientes, consultores, membros da academia, formuladores de políticas públicas ou privadas e todos que buscam confiança nas capacidades de inovação de uma organização, além de desejar maior eficácia dos programas de apoio voltados para a capacidade de inovação e competitividade das organizações, e o desenvolvimento da sociedade.

Normas técnicas e série ISO 56000

A ISO (International Organization for Standardization) criou o Comitê ISO/TC 279 - Innovation Management para desenvolver normas internacionais para gestão da inovação: a família ISO 56000. O Comitê conta com mais de 62 países envolvidos, além de organizações como OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) e OMC (Organização Mundial de Comércio). As normas técnicas visam estabelecer diretrizes consensuais para os processos que apoiam a inovação nas organizações.

O Brasil está diretamente engajado nos trabalhos do Comitê através da Comissão de Estudos da ABNT (ABNT/CEE 130 - Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I) e tem participado ativamente desde o início dos trabalhos internacionais com a participação de especialistas nas reuniões de trabalho internacional, o que tem proporcionado a oportunidade de defender as contribuições técnicas mais aplicáveis e mais benéficas aos interesses das organizações nacionais. Entre os documentos que estão em desenvolvimento estão temas relevantes como Propriedade Intelectual, Certificação do Sistema de Gestão e Inovação Colaborativa. A primeira norma da série adotada como Norma Brasileira é a ABNT NBR ISO 56002 - Diretrizes para Sistemas de Gestão da Inovação.

Serviço
Data: 14, 16 e 18 de junho
Horário: 9h30 às 13h
Inscrições: www.sympla.com.br/i-workshop-internacional-iso-56000---normas-de-gestao-da-inovacao__1201145

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar