Brasil,

Biblioteca de São Paulo em parceria com a Arte Despertar abre turma online para curso de narração de histórias

Já estão abertas as inscrições para o curso de narração de histórias gratuito oferecido pela Arte Despertar (AD), em parceria a Biblioteca de São Paulo.

O curso está previsto para iniciar no dia 15 e segue até o dia 29 de junho. Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h30. As aulas serão online, via plataforma Zoom, com carga horária total de 24h. Serão nove encontros virtuais e em tempo real, com 2h de duração. As outras 6h serão disponibilizadas para atividades, leituras, pesquisa e trabalhos fora do horário de aula.

O projeto “Histórias que contam Histórias” teve suas atividades paralisadas temporariamente seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, órgãos oficiais de saúde e direção dos hospitais e espaços culturais. Devido à pandemia provocada pelo coronavírus, a instituição decidiu tomar os cuidados necessários para resguardar a saúde de todos os participantes do projeto, inclusive dos arte-educadores que atuam diretamente nesses espaços. Desta forma, o curso que antes era presencial foi readequado para uma nova configuração, com as atividades desenvolvidas à distância, online e síncronas.

Comandado por uma dupla de experientes narradores de história, o curso apresentará fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral, assim como a relevância da narração de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, as inúmeras abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.

Com vagas limitadas, o curso é indicado para pessoas a partir de 16 anos. Inscrição por meio do link: www.bsp.org.br/inscricao

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAC-SP) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Brabus, Sunnen e Track & Field.

Serviço

Quando: 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25 e 29 de junho, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h30
Carga horária: 24h, divididas em nove encontros com 2h de duração cada e mais 6h em atividades extras.
Inscrição: Por meio do link www.bsp.org.br/inscricao
Local: Plataforma Zoom

Sobre a Arte Despertar

Somos uma organização social que desenvolve projetos e ações na área da saúde para conectar pacientes, acompanhantes e profissionais de um jeito profundo e significativo.

Usamos a arte e a cultura para proporcionar experiências que impulsionem descobertas, reflexões e mudanças de atitudes. A arte funciona como um instrumento de comunicação e expressão. E a cultura entra como elemento essencial no resgate de identidade e de histórias de vida. Tudo isso tendo a educação como base.

As ações acontecem por meio de projetos sociais e prestação de serviços em instituições de saúde, e espaços educativos e culturais da cidade de São Paulo. Há 23 anos, mais de 500 mil pessoas foram impactadas.

Mais informações: www.artedespertar.org.br

Sobre a Biblioteca São Paulo

A Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), alcançou, em agosto de 2019, a marca de 3 milhões de visitantes.

Localizada dentro do Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), no bairro de Santana, zona Norte da capital paulista, a biblioteca tem programação que atende públicos de diferentes faixas etárias e interesses diversos. Com oficinas, contações de histórias, cursos e atividades como xadrez e yoga, a biblioteca vai além do acervo e é praça cultural, além de Casa da Palavra e promover, sobretudo, o compartilhamento de experiências e saberes.

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca São Paulo foi inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, faz parte do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo) e totaliza 42 mil itens (livros, DVDs, CDs, além de jogos) no acervo. Pessoas com deficiência possuem acesso integral a todos os ambientes e podem utilizar o conjunto de audiolivros, livros em Braille e demais equipamentos de acessibilidade como computadores e impressoras adaptados, scanners capazes de transformar livros escritos em arquivos de áudio, além de dispositivo de tecnologia revolucionária, que oferece independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. O equipamento, acoplado em uma armação de óculos, tem aproximado essa população do nosso acervo, promovendo a inclusão.

Finalista do International Excellence Awards 2018, entregue durante a Feira do Livro de Londres, uma das mais prestigiadas do setor, a Biblioteca São Paulo já recebeu premiações como o Prêmio IPL como Melhor Biblioteca do Ano e Prêmio Ações Inclusivas 2013, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de contar com Certificado de Excelência do TripAdvisor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo