Brasil,

Startups brasileiras marcam presença no maior evento de Biotecnologia do mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Miriam Lago
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Pandemia em foco: acontece amanhã, dia 8, o maior evento de Biotecnologia do mundo

Bio Digital 2021 e VI Summit Brasil: pandemia em foco

Confira a programação brasileira no maior evento de biotecnologia do mundo e no VI Summit Brasil, que abordará, amanhã, 8 de junho, das 14h às 17h40, os impactos da COVID-19 nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e vacinas, além dos impactos da dependência brasileira de insumos externos no tratamento da população

Pesquisas e inovações tecnológicas relativas à pandemia do coronavírus devem prevalecer entre as principais discussões e reuniões nos fóruns da BIO Digital, maior evento de biotecnologia do mundo e versão da BIO International Convention, que passou a ser on-line em 2020 por causa da COVID-19. O evento começa no dia 10 de junho e vai até o dia 18.

O foco na pandemia, assim como foi em 2020, não é à toa. Afinal, a biotecnologia tem sido a principal ferramenta utilizada no enfrentamento do vírus e da COVID-19 nas diferentes frentes de combate: desde o sequenciamento genético do vírus Sars-COV-2 até o desenvolvimento de testes, terapias e, principalmente, vacinas.

“A BIO é a principal vitrine do mercado de saúde para pesquisadores, empresas, startups e para governos que investem em ciências”, explica Norberto Prestes, Presidente Executivo da ABIQUIFI (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos).

No ano passado, a BIO registrou mais de 7.200 participantes, entre pesquisadores, estudantes, representantes governamentais e de centros de pesquisas, além de empresários e executivos de mais de 4.000 empresas. Foram mais de 26.800 reuniões de negócios, para citar apenas alguns dos grandes números do evento.

Agenda brasileira

O Brasil marca presença na BIO por meio do BP&H (Brazilian Pharma & Health), parceria da ABIQUIFI com a Apex-Brasil de estimulo à internacionalização, atração de investimento e aumento das exportações das empresas do setor. “Já levamos mais de 150 empresas de todos os portes para expor suas inovações na BIO, desde 2015, quando iniciamos nossa participação na convenção com o Pavilhão Brasileiro”, observa Prestes. Nesta edição, são 20 empresas nacionais.

A participação brasileira terá dois momentos principais: o Summit Brasil, evento virtual que vem antecedendo a BIO há seis anos; e a apresentação, na BIO, das inovações tecnológicas do TOP 5 Startups: PHP Biotech, Bioptamers, RT Medical Systems, GnTech e GlucoGear.

As startups, mapeadas pelo BP&H em parceria com a Biominas entre 84 inscritas, apresentarão suas inovações no dia 11 de junho, às 12h00. Para acompanhá-las, basta acessar o site da BIO Digital/Innovation Stage com o código INBP.

Dependência brasileira de IFA: foco do VI Summit Brasil

O VI Summit Brasil será realizado também virtualmente amanhã, 8 de junho, das 14h às 17h40. Participam pesquisadores, representantes de indústrias, órgãos governamentais e associações, debatendo temas como a utilização de biomedicamentos no enfrentamento da pandemia do coronavírus; os impactos da COVID-19 nos investimentos públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento; e a dependência de insumos externos do país, que impacta diretamente o tratamento da população brasileira.

Norberto Prestes explica que o Brasil, hoje, produz apenas 5% dos insumos necessários para a fabricação de medicamentos e vacinas. “Dos 95% importados, cerca de 70% são oriundos da China e da Índia”, enfatiza. O Brasil chegou a produzir em torno de 50% das suas necessidades, entre as décadas de 1970 e 1980, mas a indústria sofreu um desmonte a partir da política de abertura econômica iniciada nos anos 1990.

“Para produzir internamente 20% das necessidades brasileiras de insumos farmacêuticos ativos (IFAs), o país precisaria investir entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão, nos próximos 10 anos”, diz Prestes.

Seis startups mapeadas pelo BP&H, Apex-Brasil e Biominas também vão apresentar as suas inovações no VI Summit Brasil: Celluris, epHealth, InsilicAll, NAIAD, Nanoceuticals e Robô Laura.

Para acompanhar gratuitamente o evento, basta se inscrever no site: https://eventosdigitais.live/evento/visummitbrasil.

Programação – VI Summit Brasil

14h | Boas Vindas

Norberto Prestes, Presidente Executivo da ABIQUIFI

Augusto Pestana, Presidente da Apex-Brasil

Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores

14h20 | Painel 1 - Biomedicamentos no Enfrentamento da Pandemia e suas Consequências: Vacinas e Tratamentos

Gustavo Mendes, Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da ANVISA
Marco Krieger, Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz
Cristiano Gonçalves Pereira, Gerente de Inovação do Instituto Butantan

Moderador: Cristian Madoery, Diretor LATAM de Life Sciences da Clarivate

15h20 | Pitches Startups Mapeamento Hidden Champions

Celluris
epHealth
InsilicAll

15h30 | Painel 2: Os Impactos da COVID-19 nos Investimentos Público e Privado em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

Marcelo Morales, Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Helena Faccioli, CEO da Farmacore
Eduardo Rocha, CEO da Natcofarma, Membro do conselho Synova/Sorrento
Paulo Fernandes, Presidente da Diretoria Executiva da ABRACRO

Moderador: Norberto Prestes, Presidente Executivo da ABIQUIFI

16h30 | Pitches Startups Mapeamento Hidden Champions

NAIAD
Nanoceuticals
Robô Laura

16h40| Painel 3: A Dependência Externa de Insumos, Medicamentos e Equipamentos: Qual o Impacto desta dependência no tratamento da população Brasileira?

Thiago de Mello Moraes, Coordenador-Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
Ogari Pacheco – Cofundador do Laboratório Cristália
Marcelo Hahn – CEO da Blau Farmacêutica S.A.

Moderadora: Mirna Poliana, Assessora parlamentar da Liderança do Governo no Congresso

17h40 | Encerramento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar