Brasil,

Pré-Forum Brazil UK 2021 será debate sobre Educação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Matheus
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Este ano, a sexta edição do Brazil Forum UK, traz como novidade um pré-evento, que acontece em 1º de junho, terça-feira, ao meio-dia. O painel será sobre “Educação, os Movimentos Estudantis e a Transformação Social”, com os convidados a professora Clara Araújo (UERJ), a Flávia Cale (presidente da ANPG), Rutian Pataxó (cofundadora do núcleo de estudantes indígenas da Bahia) e Iago Montalvão (presidente da UNE).

O debate é promovido pelo Brazil Forum UK e as sociedades Cambridge University Brazilian Society, KCL Brazilian Society, LSE Brazilian Society e Oxford University Brazilian Society e tem como objetivo discutir as possibilidades de articulação e atuação dos movimentos estudantis no dramático contexto nacional de crises sanitária, social, política e econômica. Inspirado pelo mote da conferência este ano - “O futuro é no presente que começa!”, no legado e na relevância histórica dos movimentos estudantis, o encontro discutirá que mobilização é necessária, e possível, para que uma alternativa de futuro seja alcançada.

O painel acontece de forma online e gratuita, com certificado, transmissão em português e tradução para o inglês. O evento promove um encontro de gerações envolvidas em movimentos estudantis – professora Clara Araújo, foi à primeira mulher a presidir União Nacional dos Estudantes, em 1982; Iago Montalvão é o atual presidente da UNE, Rutian Pataxó (cofundadora do núcleo de estudantes indígenas da Bahia) e a Flavia Cale, é a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG).

“Como acadêmicos que têm o privilégio de acessar uma formação no exterior, em um momento tão deliciado no Brasil, é nossa responsabilidade, chamar atenção e promover o debate sobre a atual situação da educação superior no país: os investimentos em pesquisa e educação estão cada vez mais reduzidos, e universidades públicas de grande relevância social estão sucateadas e ameaçadas de fecharem suas portas por falta de recursos. Entendemos que o Brazil Forum UK é um espaço importante para fazer ecoar a pauta dos movimentos estudantis e que nós precisamos estar juntos na luta por uma educação pública e democrática”, afirma o comitê formado por estudantes acadêmicos brasileiros no Reino Unido.

+ Convidados

Clara Araújo (UERJ) – professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi à primeira mulher a presidir a União Nacional dos Estudantes, sendo eleita para o cargo no 33º Congresso da entidade, em 1982. Mestra e doutora pela UFRJ, é especialista em questões de gênero e dedica-se a pesquisas sobre a participação da mulher na política brasileira. Em colaboração com Maria Celi Scalon, publicou o livro Gênero, família e trabalho no Brasil. Recebeu o Diploma Bertha Lutz em 2015.

Flavia Cale – graduada em História pela UFRJ e atual presidente da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG), mestranda de História Econômica da USP.

Iago Montalvão - estudante de Economia na FEA-USP, e um ativista do movimento estudantil brasileiro. Atualmente preside a União Nacional dos Estudantes.

Rutian Pataxó - Graduada em Economia UFBA, especialização em Direitos Humanos UFBA, graduanda em Direito/UFBA. Secretaria Geral do Movimento Unido dos povos e organizações indígenas da Bahia- MUPOIBA. Vice-presidente da Associação Nacional de Ação Indigenista - ANAI. Vice-presidente do Centro acadêmico de Direito- CARB/UFBA. Integrante e cofundadora do núcleo de estudantes indígenas da Bahia.

Para participar basta se cadastrar no link: pre-evento Brasil Forum UK

+ Brazil Forum UK

O Brazil Forum UK é o maior espaço de debate sobre o Brasil no Reino Unido. Realizado na London School of Economics and Political Science (LSE) e na Universidade de Oxford, desde 2016, é uma iniciativa criada e desenvolvida por estudantes brasileiros no Reino Unido, e, em 2021, adapta-se a necessidade de ter essa edição em formato digital.

Realizado em um ambiente livre, aberto e plural, o Fórum busca promover debates interdisciplinares entre membros da sociedade civil, da academia, do poder público e da iniciativa privada. Reúne lideranças reconhecidas para refletir sobre questões e desafios contemporâneos brasileiros em um ambiente inclusivo em torno de temáticas específicas.

As últimas edições contaram com a presença de convidados como Dilma Rousseff, Fernando Henrique Cardoso, Teresa Cristina, Monique Evelle, Mônica Bergamo, Ailton Krenak, Drauzio Varella, dentre outros nomes de grande relevância no contexto nacional, e internacional. Em cinco edições, participaram mais de 100 personalidades em debates atuais e necessários para o Brasil.

Serviço:
Pré Evento Brazil Forum UK 2021
Data: 1º de junho de 2021
Horário: meio-dia (horário de Brasília)
Painel “Educação, os Movimentos Estudantis e a Transformação Social”
Convidados: Clara Araújo (UERJ); Flávia Cale (presidente da ANPG), Rutian Pataxó (cofundadora do núcleo de estudantes indígenas da Bahia) e Iago Montalvão (presidente da UNE).
Inscrições: pre-evento Brasil Forum UK
Link do evento: brazilforum


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar