Cinema dos anos 80 é tema de bate-papo no Petra Belas Artes Digital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sinny Assessoria e Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

A programação do Petra Belas Artes Digital desta semana está recheada de cultura, arte e super dicas! A nova plataforma digital com conteúdo gratuito e exclusivo produzido pela equipe do Belas Artes Grupo, leva semanalmente para os apaixonados pelo universo do cinema, cultura e arte, conteúdos exclusivos e indicações preciosas, que contam sobre o fazer cinema, o mercado cinematográfico e muito mais.

Esta semana, entre os destaques da programação, está uma deliciosa conversa sobre o cinema dos anos 1980 com os jornalistas especializados em cinema e entretenimento Miguel Barbieri, Eliane Munhoz e Lufe Steffen, com mediação de Paula Ferraz, assessora de imprensa do Belas Artes Grupo. Saiba também mais detalhes sobre a retrospectiva do Festival Finos Filmes - que acontece entre 20 de maio e 9 de junho no no Belas À La Carte. Quem dá a dica é Felipe Poroger, criador do festival de curtas que chega à sua oitava edição.

O Belas Artes Grupo agradece o patrocínio da Petra, e o apoio de seus parceiros: Alpha FM, Abraço Cultural, Casa Natura Musical, Galeria Pivô, Etc Filmes, MAM, MASP, MIS e Museu Afro Brasil.

Confira abaixo a programação completa:

18.05 l Segunda-feira l 18h l Mercado | Como funciona um streaming de cinema - Vídeo 3

Juliana Brito, diretora de operação do Belas Artes Grupo, conta neste último vídeo desta série como funciona o trabalho de um streaming de filmes. Confira nesta terceira edição mais detalhes sobre os desafios, oportunidades e o sucesso do primeiro ano do Petra Belas Artes À La Carte.

19.05 l Quarta-feira l 18h l Cinema além das câmeras|O cinema dos anos 80

Confira neste vídeo uma deliciosa conversa sobre o cinema dos anos 1980. Participam do bate-papo os jornalistas especializados em cinema e entretenimento Miguel Barbieri, Eliane Munhoz e Lufe Steffen, com mediação de Paula Ferraz, assessora de imprensa do Belas Artes Grupo e cinéfila.

Sobre os participantes:

Eliane Munhoz é jornalista e foi executiva de marketing de várias empresas de entretenimento, como Sony, Paramount e Turner. Hoje é responsável pelo Blog de Hollywood e também escreve para o MSN e para o portal Ad News. E claro, ama os filmes dos anos 80.

Miguel Barbieri é formado em jornalismo pela PUC-SP e escreve sobre cinema desde 1992. Foi repórter crítico de cinema do Diário Popular e da Veja São Paulo e, agora, parte para carreira solo com seu site miguelbarbieri.com.br

Lufe Steffen é cineasta, jornalista, escritor, ator e cantor, formado em Comunicação – Rádio & Televisão na Universidade Metodista, além de formação técnica como ator na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Como cineasta, escreveu e dirigiu 10 curtas-metragens ficcionais e dois longas documentais, os premiados “São Paulo em Hi-Fi” (2016) e “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), ambos sobre a noite LGBT paulistana.

Paula Ferraz é assessora de imprensa especializada em cinema desde 2006, formada em jornalismo e pós-graduada em crítica de cinema pela FAAP. Especializou-se em lançamentos de filmes independentes e já lançou mais 600 filmes, entre brasileiros e das mais diversas nacionalidades. Entre os filmes trabalhados estão: “A Origem” (2010), “Intocáveis” (2011), “Me Chame Pelo Seu Nome” (2018), “Melancolia” (2011), “Parasita” (2019), “O Farol” (2019), “Praia do Futuro” (2013), “O Animal Cordial” (2017), “A Sombra do Pai” (2018), “A Vida Invisível” (2019), “O Filme da Minha Vida” (2017), “Entre Irmãs” (2016), entre outros.

20.05 l Quinta-feira l 18h l BFF’s indicam| Retrospectiva Festival Finos Filmes

Felipe Poroger indica a retrospectiva do Festival Finos Filmes - que acaba de entrar em cartaz no Belas À La Carte e fica disponível até o dia 9 de junho.

O Festival de Finos Filmes é uma mostra de curtas-metragens, que, em 2021, chega à sua oitava edição. Mais do que um festival de filmes tradicional, o evento é principalmente um ciclo de debates, que usa as obras como ponto de partida para discussões sobre política, sociologia, identidade, urbanismo - tudo sublinhado, claro, pelo cinema. Ao longo desses anos, muitos curtas brasileiros e internacionais compuseram as sessões do festival. No À La Carte, a partir de 20/5, como esquenta à nova edição, 7 filmes dos muitos que marcaram os 7 anos do Finos Filmes estarão à disposição do público: “Baba 105” (Dir. Felipe Bibian, Brasil, Documentário, 5’, livre); “E” (Dir. Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, Brasil, documentário, 17’, livre); “Edifício Tatuapé Mahal” (Dir. Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, Brasil, Ficção, 10’, livre); “O Delírio é a Redenção dos Aflitos” (Dir. Felipe Fernandes, Brasil, 2016, 21´, 10 anos; “Adeus à Carne” (Dir. Julia Anquier, Brasil, 2017, Ficção, 12´, 16 anos); “Mais Triste Que Chuva em Recreio de Colégio” (Dir. Lobo Mauro, 2018, Brasil, 14’, Documentário, Livre); “Bonde” (Dir. Asaph Luccas, 2019, Brasil, 18’, Ficção, 14 anos).

Felipe Arrojo Poroger é cineasta e fundador do selo Finos Filmes, que anualmente organiza o Festival de Finos Filmes. Formado em Cinema (FAAP) e Filosofia (USP, com passagem pela Università Degli Studi di Torino), mestrando em Arquitetura (USP), Felipe foi crítico de cinema da Folha de S.Paulo/Ilustrada e ainda colabora com artigos para a Folha Ilustríssima e CartaCapital. Seus curtas passaram por mais de 90 festivais. Felipe também foi membro da curadoria do Festival Internacional de Curtas de SP (Kinoforum), Curta Brasília, Festival Path e de júri especial no Festival de Gramado, em 2011.

22.05 l Sábado l 13h l Bela Dica da Samantha Gonçalves

Todos os sábados a equipe do Belas Artes Grupo dá dicas quentinhas de cultura, entretenimento, mídia e arte. Neste sábado é a vez da Samantha Gonçalves, assistente de Comunicação e Redes Sociais do Belas Artes Grupo, que fala sobre o trabalho de Yann Tiersen, músico de vanguarda, multi-instrumentista e compositor francês. Yann tornou-se internacionalmente conhecido ao compor trilhas sonoras de filmes como O fabuloso destino de Amélie Poulain e Adeus, Lenin!.

Seu curta no Belas Artes

O Cine Belas Artes também tem uma surpresa para quem faz cinema! Estão abertas as inscrições para a convocatória “Seu curta no Petra Belas Artes Digital'', que tem como objetivo criar um espaço de lançamento e difusão de curtas-metragens, de qualquer gênero, e que não estejam disponíveis no YouTube. Serão selecionados sete curtas-metragens que serão exibidos no canal do Petra Belas Artes Digital no YouTube, de maio a novembro de 2021. Além disso, em dezembro haverá uma grande exibição gratuita no cinema Petra Belas Artes com todos os vencedores desta convocatória. As inscrições estão abertas no nosso site: www.cinebelasartes.com.br.

Sobre o Petra Belas Artes Digital

O Petra Belas Artes Digital é um canal gratuito com conteúdo produzido pela equipe do Belas Artes Grupo. A plataforma leva aos apaixonados pelo universo do cinema, cultura e arte, conteúdos exclusivos, conversas ao vivo e super dicas culturais, que contam sobre o fazer cinema, o mercado cinematográfico e muito mais.

Acesse o Petra Belas Artes Digital

Sobre o Belas Artes Grupo

Formado em 2020, o Belas Artes Grupo reúne três empresas de destaque no mercado audiovisual brasileiro: o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas de rua da cidade São Paulo, inaugurado em 1967; a Pandora Filmes, distribuidora de filmes independentes mais antiga do Brasil, responsável por lançamentos como Que horas ela volta? e Parasita; e o À LA CARTE, streaming de filmes que é o caçula do grupo, lançado em abril de 2020. A plataforma conta com uma curadoria pensada para quem ama cinema de verdade e que leva para seus assinantes cerca de 400 títulos de todos os cantos do mundo e de todas as épocas. O Belas Artes Grupo é 100% nacional e é comandado por André Sturm.