Brasil,

Curso On-Line “Lgbtqia+ De A A Z” Traz a Diversidade em Pauta nas Redes do Sesc Santo Amaro em Maio e Junho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Luiz Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

A representatividade e a diversidade - Crédito: Ana Shvets A representatividade e a diversidade - Crédito: Ana Shvets

A atividade é gratuita e fomenta a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo, a convivência, o respeito e o impacto da transformação social

Nos meses de maio e junho acontece a programação Legítima Diferença, com ações em rede em diferentes unidades, que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIA+. O Sesc Santo Amaro participa desta programação com o Curso LGBTQIA+ de A a Z, com Letícia Lanz de Souza, dividido em seis aulas de 25 de maio até 15 de junho, terças e sextas (exceto dia 28/05), sempre às 19h e gratuito.

Introdutório e com linguagem didática para todos os públicos, o curso apresenta os principais conceitos, processos e eventos ligados ao universo da diversidade. O objetivo é trazer conhecimento aos participantes sobre as vivências LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queers, interssexuais, assexuais e outros grupos e variações de sexualidade e gênero), trazendo à tona questões como a falta de informação - que gera o preconceito - e o entendimento de que esses grupos sempre estiveram presentes na vida das pessoas.

A mediadora Letícia Lanz aborda temas que antes eram marginalizados nas discussões e tomadas de decisão da sociedade, mas que a partir do final do século XX, passaram a frequentar cada vez mais as páginas dos principais jornais, revistas, horário nobre da programação televisiva e as redes sociais na internet.

Letícia desmistifica as principais ideias, conceitos e processos relacionados à temática LGBTQIA+, sobre os grupos e siglas que caracterizam sua representatividade e os termos e classificações criados durante os últimos anos. A discussão e ampliação do papel desses indivíduos no contexto das relações humanas dá o tom dos debates e proporciona a ampliação do compartilhamento de informações a respeito do tema.

PROGRAMAÇÃO DE AULAS:

Aula 1 – Temas:
- Natureza e sociedade: por que as pessoas são como são?
- A diferença crucial entre "identificação" e "escolha" para a compreensão da pessoa LGBTQIA+.

Aula 2 – Temas:
- Sexo, gênero e orientação sexual: 3 conceitos fundamentais para se entender a população LGBTQIA+ (e toda a população do planeta...).
- Quem são as pessoas LGBTQIA+ e como, e em que elas diferem da população em geral.

Aula 3 – Temas:
- É normal e é legal ser uma pessoa LGBTQIA+?
- O que querem (e o que não querem) as pessoas LGBTQIA+.

Aula 4 – Temas:
- O que significa dizer que uma pessoa é cisgênera ou transgênera?
- De que forma a família, a comunidade e a sociedade reagem a pessoas LGBTQIA+?

Aula 5 – Temas:

- O que são transidentidades (travesti, transexual, homem trans, etc.) e como e porque elas estão abrigadas sob o chamado "guarda-chuva" transgênero (o "T" da sigla LGBTQIA+).
- "LGBTQIA+FOBIA": preconceito, discriminação, marginalização, exclusão e violência contra pessoas LGBTQIA+.

Aula 6 – Temas:

- Existe "ideologia de gênero"? O que vem a ser e como isso afeta a população LGBTQIA+?
- O futuro da população LGBTQIA+.

SOBRE A PALESTRANTE

Letícia Lanz de Souza, é psicanalista freudiana. Mestra em Sociologia e Especialista em Gênero e Sexualidade. Poeta, pensadora e escritora, formou-se também em Economia e fez mestrado em Administração de Empresas. Fez diversas especializações no exterior, entre as quais Saúde e Forma Física (Londres) e Desenvolvimento de Pessoas (Tóquio). Mulher transgênera, casada há 44 anos. Publicou o livro "O Corpo da Roupa: uma introdução aos estudos transgêneros" (Ed. Transgente), entre outros. Fundou em 1978 a "Companhia para Crescer", entidade sem fins lucrativos voltada para a disseminação de conhecimentos e métodos relacionados ao desenvolvimento humano.

Mais informações em: www.leticialanz.blogspot.com.br

SERVIÇO

CURSO ON-LINE: LGBTQIA+ DE A a Z – COM LETÍCIA LANZ

Quando: de 25 de maio a 15 de junho, terças e sextas (exceto dia 28/05)

Horário: 19h

Plataforma: Microsoft Teams

Classificação: 16 anos

Gratuito

Inscrições a partir de 18/05, às 14h em inscricoes.sescsp.org.br

SESC SANTO AMARO

Aviso: a unidade está retomando gradualmente suas atividades presenciais com medidas para o distanciamento social, seguindo os protocolos de saúde recomendados pelo poder público por meio do Plano São Paulo, instituído pelo Governo do Estado. Tais medidas visam evitar a disseminação e atuam para conter o avanço do Novo Coronavírus (COVID-19).

Algumas aulas dos cursos físico-esportivos estão liberadas para alunos previamente matriculados, bem como a Central de Atendimento, Odontologia, Biblioteca e a visitação à exposição “Trabalhadores Ilustrados”. Todas as visitas são agendadas. Visitantes maiores de 60 anos ainda não estão liberados para os atendimentos presenciais.

Para mais informações e agendamentos, acesse:

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br

+ SESC NA QUARENTENA

O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar