Brasil,

FNDE e Enap iniciam os trabalhos do Projeto de Monitoramento de Políticas Educacionais durante o período de pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC com informações do FNDE
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Primeiro encontro ocorreu na última terça-feira, dia 11 de maio.

A fim de alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao lado de estados, municípios e do Distrito Federal, tem executado programas que já se tornaram parte do cotidiano de alunos, professores, pais e toda a comunidade. Tais programas formam uma abrangente política educacional, que acompanha o aluno ao longo de toda sua formação e rotina escolar.

A execução cuidadosa e contínua dessa política ganhou ainda maior relevância durante a pandemia da Covid-19. Nesse contexto, um dos grandes desafios enfrentados pelo FNDE foi entender como monitorar adequada e efetivamente as ações e programas educacionais sob sua responsabilidade em um cenário no qual o monitoramento in loco não é mais viável.

A partir desse questionamento, a autarquia se inscreveu na chamada pública Supera-COVID, proposta pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o objetivo de selecionar projetos de transformação em governo com foco na mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19. O desafio elaborado pelo FNDE foi um dos selecionados no edital da chamada pública da Enap. Assim, o projeto será desenvolvido, sem custos para a autarquia, com o apoio do GNova, Laboratório de Inovação em Governo da Enap, representando uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e a geração de soluções inovadoras voltadas ao tema.

O primeiro encontro dos técnicos que participam do projeto ocorreu, em formato de oficina virtual, na última terça-feira, 11 de maio. O evento contou com a presença do presidente do FNDE, Marcelo Ponte, e do presidente da Enap, Diogo Costa.

“Neste momento de pandemia, o que mais precisamos é modelar práticas inovadoras que possam trazer impactos positivos no nosso trabalho. Um monitoramento bem feito é algo imprescindível para podermos aprimorar as políticas educacionais, pois permite ajustes, mudanças de rumo. Pode apontar fragilidades, indicar a necessidade de capacitação, sugerir até alterações na própria legislação. Então, aprimorar o monitoramento significa abrir a possibilidade de alcançarmos melhorias nos próprios programas e ações educacionais”, comentou Marcelo Ponte, durante a abertura do evento.

O desenvolvimento do projeto segue as premissas do Planejamento Estratégico do FNDE, que tem a melhoria do monitoramento como um de seus objetivos. Para que os resultados alcançados pela iniciativa reflitam a percepção e as necessidades da autarquia acerca do tema, o projeto, previsto para ser executado de maio a agosto de 2021, envolverá todas as unidades do FNDE que, de alguma maneira, estejam inseridas no contexto do monitoramento. O projeto também prevê a realização de etapas de campo, as quais buscarão envolver atores externos ao FNDE que possam contribuir para o desenvolvimento de práticas de monitoramento mais efetivas e integradas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo