Brasil,

Impactos do 14º Plano Quinquenal da China no Brasil e no mundo serão debatidos no Foro Inteligência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alesssandra Moura Bizoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Tatiana Prazeres, da Universidade de Negócios Internacionais e Economia em Pequim, e Paulo Esteves, da PUC-Rio, são os palestrantes do encontro

O ritmo do envio dos insumos para a produção de vacinas é apenas um aspecto importante das relações entre a China e o Brasil. Economia que mais cresceu em 2020, o gigante asiático aprovou seu 14º Plano Quinquenal em outubro, com metas ambiciosas para 2021-25 e objetivos de desenvolvimento até 2035. Mas quais são os impactos das novas diretrizes chinesas para a economia brasileira e o cenário geopolítico mundial? As respostas serão apresentadas no Foro Inteligência desta quarta-feira, 12 de maio, com o tema "O 14º Plano Quinquenal da China e suas consequências para o Brasil".

Os convidados do evento são a senior fellow da Universidade de Negócios Internacionais e Economia em Pequim e colunista semanal da Folha de S. Paulo, Tatiana Prazeres, e o professor associado do Instituto de Relações Internacionais e vice-decano de Desenvolvimento e Inovação (CCS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Paulo Esteves.

No encontro virtual, que será realizado a partir das 21h, os especialistas explicarão a relevância da China para a realidade brasileira, bem como as oportunidades no país para empresários e estudantes. As discussões terão como foco os impactos das novas metas definidas pelo governo chinês, que pretende transformar a China em uma locomotiva de inovações tecnológicas, alargando seus horizontes de produção, com investimentos que envolvem desde a área de serviços de baixa complexidade até o aperfeiçoamento do setor militar.

Alguns dos desafios do 14º Plano Quinquenal da China são incorporar os chineses de baixa renda das áreas urbana e rural. Nesse sentido, Paulo Esteves deve abordar como a combinação de metas de inclusão social, elevação de renda e do padrão de vida de milhões de chineses representará um boom de demanda por alimentos, insumos, matérias-primas, construção civil e modernização da infraestrutura chinesa em uma escala significativa.

Já Tatiana Prazeres, que foi a assessora sênior do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, e secretária de Comércio Exterior do Brasil, avaliará de que modo os ajustes no modelo econômico chinês e o cenário internacional mais desafiador se traduzem nas novas metas do país. Segundo a especialista, o incentivo a autossuficiência da China deve gerar impactos no Brasil e no mundo, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas também geopolítico.

Sobre o Foro Inteligência: Reúne o BRICS Policy Center e a Insight Comunicação, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos. O Foro manterá um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco.

Serviço

Foro Inteligência

inteligencia.insightnet.com.br/foro/

www.facebook.com/RevistaInsightInteligencia

O 14º Plano Quinquenal da China e suas consequências para o Brasil

Palestrantes: Tatiana Prazeres e Paulo Esteves

Data: 12 de maio.

Horário: 21h.

Inscrições gratuitas: Bit.ly/foro12-05


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar