Brasil,

INOVAMACK: Seminário busca expandir conhecimento em Inovação e Empreendedorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento foi transmitido online pelo Youtube

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), realizou, no dia 30 de abril, o Seminário INOVAMACK de Inovação e Empreendedorismo, evento voltado para discutir novas ideias e práticas inovadoras.

O encontro teve quatro palestras, com os temas: Empreendedorismo Universitário; Participação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em startups; Transferência de conhecimento acadêmico; e Instrumentos de apoio à inovação e financiamento de pesquisas e contou com grandes gestores da área no cenário nacional.

A abertura teve a participação do pró-reitor da PRPG, professor Felipe Chiarello, que declarou que a inovação e o empreendedorismo da UPM consistem em dois importantes vetores para diversas atividades dentro da área da pesquisa.

A coordenadora da CIT, professora Juliana Abrusio, também participou da abertura do evento e esteve à frente da organização. "É um orgulho para o Mackenzie promover eventos de tão elevado nível, cumprindo nossa agenda de compromisso com a inovação e o empreendedorismo. Queremos ser, cada vez mais, conhecidos por essa pauta, bem como produzir frutos efetivos para o ambiente social", diz ela.

Entre os temas expostos no encontro, a pesquisa aplicada merece destaque. Segundo a coordenadora Abrusio, vale recordar que a Universidade, além de investir em pesquisa básica (produção de artigos), também investe em pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, os quais buscam solucionar problemas e chegar em protótipos propriamente ditos, respectivamente.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), área de atuação da CIT, professor Eduardo Ariente, o Mackenzie está inserido no roteiro de eventos sobre Inovação e Empreendedorismo e é preciso enaltecer a importância da pesquisa aplicada. "Porque é por meio dela que os problemas concretos da sociedade, bem como do setor produtivo e setor público, serão solucionados. É essencial para a vitalização da relação da universidade com a sociedade", completa Ariente, responsável pela organização do evento.

Dentre outros assuntos, os palestrantes enalteceram uma reforma global no ensino, com o objetivo de modificar a mentalidade do ambiente universitário para fomentar a inovação e o empreendedorismo, já que o propósito do evento é justamente capacitar professores, pesquisadores da pós-graduação e profissionais da UPM para a realização de campanhas empreendedoras e propostas. Além disso, foi também um espaço de discussão de ideias e troca de experiências, a fim de promover uma busca maior pela inovação.

Participantes do seminário:

Anapatricia Vilha, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Carlos Eduardo Pereira da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Edelvicio Souza Junior, da Embrapii; Gesil Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Ivo Eduardo Pons, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM; José Ricardo Baptista, coordenador da Incubadora São Paulo; Juliana Crepaldi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luciano de Assis, coordenador da Incubadora Campinas; Marcelo Speziali da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Rangel Arthur, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Renata Mendes de Araújo, da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar