Brasil,

São Roque/SP Ganha Exposição Interativa 'Por Dentro de Alice no País das Maravilhas'

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monique Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Cenógrafa Alexandra Cavassana instala ilustração do Coelho, feita originalmente por Darcy Penteado na década de 1960, na rua Rui Barbosa, Centro de São Roque/SP - (Créditos: Divulgação) Cenógrafa Alexandra Cavassana instala ilustração do Coelho, feita originalmente por Darcy Penteado na década de 1960, na rua Rui Barbosa, Centro de São Roque/SP - (Créditos: Divulgação)

- Por meio de app, público poderá participar do jogo interativo “Caça à Alice” e ganhar recompensa ao completar as fases

- Ilustrações serão expostas em vias públicas e em locais diferentes para evitar aglomerações e seguindo os protocolos sanitários relacionados à Covid-19

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque (SP). Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar o olhar diferenciado do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865. As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas nas edições brasileiras do livro de 1970 e na comemorativa, lançada em 2005, ambas publicadas pela Companhia Editora Nacional. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.

A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança dos espectadores relacionada aos protocolos sanitários e evitar o contágio com a Covid-19. Para tanto, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes de São Roque – cidade localizada a aproximadamente 70km da capital paulista e terra natal do artista. Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais precisarão solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.

No app, os usuários encontrarão informações sobre a exposição, conhecerão um resumo da história de Darcy Penteado, terão acesso aos locais em que as obras estão disponibilizadas e ainda podem participar de um jogo interativo. Para isso, é necessário se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado em cada local. Será um código para cada ponto (12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.

Esquina (jornal com temática homossexual que vigorou de 1978 a 1981), pioneiro e militante do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Viveu sete anos na Europa, expondo e retratando personalidades das artes e do cinema, como Audrey Hepburn (a “bonequinha de luxo”). Participou de diversas bienais nacionais e internacionais, realizou inúmeras mostras individuais no Brasil e no exterior. Seus quadros fazem parte de acervos distribuídos por todo o mundo, como a colagem “Eu”, exposta na galeria principal do Masp, em São Paulo (SP).

Seus principais prêmios foram: cartaz para a II Bienal de São Paulo; Saci; Bienal de Teatro; Disco de Ouro e Jabuti (Melhor Capa de Long-play e Melhor Ilustrador, respectivamente).

Darcy Penteado dedicou mais de 40 anos à arte em suas múltiplas facetas. O artista doou em testamento parte de sua obra para sua cidade natal, onde se encontra o acervo mantido e administrado pela Prefeitura Municipal por meio da Divisão de Cultura.

Serviço
Exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas:
uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado
Data: de 30 de abril a 30 de julho
Onde: São Roque/SP (veja o mapa)
Classificação indicativa: Livre
Usuários de Android podem fazer o download do aplicativo “Caça à Alice”
Usuários de outros sistemas devem entrar em contato por WhatsApp: (11) 99407-1427
Exposição gratuita
Redes sociais: @alicepordarcypenteado (Instagram e Facebook)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar