Brasil,

A Semana Fashion Revolution está chegando e a Baixada Santista conta com programação especial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Suzana Elias Azar
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

A Semana Fashion Revolution está chegando e a Baixada Santista conta com programação especial

Todo ano, na semana do dia 24 de abril, data do acidente do Rana Plaza, em Bangladesh, o movimento global Fashion Revolution realiza a Semana Fashion Revolution.

Em 2021 a Semana Fashion Revolution acontece totalmente online (assim como em 2020), do dia 19 ao dia 25 de abril, e a Baixada Santista conta com programação especial.

A representante do Fashion Revolution Brasil em Santos, Suzana Elias Azar, junto com voluntários e parceiros montou a programação para a Semana Fashion Revolution 2021. As conversas preparatórias foram tão enriquecidoras para todas que criaram o Coletivo Revoluciona Moda 013 e o Instagram @revolucionamoda013 concentrará todas as informações sobre as ações da Semana Fashion Revolution na Baixada Santista.

Programação Baixada Santista:

19 de abril 2021

19 horas

Mesa Redonda "Fashion Law e sua importância para moda consciente"

Participantes da mesa:

Flávia Nascimento, advogada especializada em Fashion Law, presidente da Comissão de Fashion Law da OAB Santos, professora universitária, pesquisadora e palestrante.

Juliana Cassimiro, advogada especializada em Fashion Law que faz parte da Comissão de Fashion Law da OAB Santos.

Nathalia Rodrigues Velloso de Freitas, estudante de Publicidade e Propaganda e estudante embaixadora do Fashion Revolution.

Beatriz Ferreiro, Designer de Moda e idealizadora da marca Biaquefez. Atua tanto no processo criativo da marca como no desenvolvimento de cada peça, acreditando na moda consciente em todas questões de impacto social e ambiental.

A mesa redonda será transmitida ao vivo no YouTube da Unisantos, parceira da ação. Acesse https://youtu.be/gRMhzt7ekhU

20 de abril

16 horas

Live "Redesign para uma moda mais regenerativa" com Aline Cassiane Curzi, estilista upcycler, que trabalha com moda regenerativa em seu ateliê

A Live será no Instagram @revolucionamoda013

21 de abril

20 horas

Live "Como garimpar roupas em brechós" com a professora e produtora de moda Julia Simões, que é a proprietária da Castelinho, loja de aluguel de fantasias e roupas vintage.

A Live será transmitida no Instagram @revolucionamoda013

22 de abril

20 horas

Mesa redonda "Joalheria contemporânea: Corpo, Moda e Meio Ambiente"

Participantes da mesa redonda

Cibele Muraro, administradora de empresa, voluntária do Fashion Revolution Brasil em Santos e curadora da Cilab22, coordenará a mesa com os joalheiros santistas Lívia Dias, Wallace Nogueira, Lilian Olivé, Sérgio Scazufca, Gabriela Pinheiro e a arte educadora Laura Ribeiro.

A mesa redonda será transmitida ao vivo no YouTube da Unisantos, parceira da ação. Acesse https://youtube.com/user/catolicaunisantos

23 de abril

17 horas

Live "Costura como empoderamento - Case da Escola de moda do Fundo Social de Solidariedade de Santos"

A gestora em moda, mestre em Ecologia e professora de costura do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Janaina Klein fala sobre como a costura pode contribuir para o empoderamento feminino e conta a experiência vivenciada ao dar aulas na escola de moda do Fundo Social de Solidariedade.

A Live acontecerá no Instagram @revolucionamoda013

24 de abril

17 horas

"Mesa redonda: Como a comunicação pode contribuir para uma moda mais ética"

A jornalista especializada em moda e estilo de vida e representante do Fashion Revolution Brasil em Santos, Suzana Elias Azar, conversa com a jornalista, consultora de moda e influenciadora Marcéli Paulino; com a estudante de Publicidade e Propaganda e estudante embaixadora do Fashion Revolution Brasil em Santos, Nathalia Velloso; e com a designer de moda Beatriz Ferreiro, criadora da marca Biaquefez, sobre como a comunicação pode contribuir para a divulgação de uma moda mais ética ao optar por estratégias que priorizem conteúdos mais qualitativos como ao invés de divulgar o comprimento da saia da estação, divulgar os tecidos e seus diferenciais, as formas de compor mais de um look com as peças, as melhores formas para lavagem e conservação das roupas, tags inclusivas, entre outros.

As inscrições podem ser feitas pelo Sympla https://www.sympla.com.br/como-a-comunicacao-pode-contribuir-para-uma-moda-mais-etica__1188625

25 de abril

20 horas

Live "Revolução sistêmica na moda"

Karla Ransdorf é idealizadora da marca Aviva Solos, engenharia química, designer para sustentabilidade pelo programa Gaia Education e consultora de projetos socioambientais e falará um pouco sobre a importância da revolução sistêmica na moda.

A Live acontece no Instagram @revolucionamoda013

Está chegando a Semana Fashion Revolution 2021

Com o tema Direitos, Relacionamentos e Revolução, a campanha propõe debate para construção de soluções inovadoras e interconectadas na moda

A Semana Fashion Revolution acontece anualmente em torno do dia 24 de abril em mais de 100 países para relembrar o desabamento do edifício Rana Plaza, buscar formas de garantir dignidade para os trabalhadores que fazem nossas roupas e mobilizar a sociedade por uma indústria da moda que considere as pessoas e o planeta. Neste ano, a Semana acontecerá entre os dias 19 e 25 de abril em formato digital.

Em prol de uma transformação sistêmica, o Fashion Revolution propõe em sua campanha de 2021 uma discussão sobre Direitos, Relacionamentos e Revolução. Os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza são conectados e interdependentes, se o meio ambiente não estiver saudável, nós também não estaremos. Assim, precisamos revolucionar a forma como nos relacionamos, tanto na esfera individual, como na coletiva, considerando todas as pessoas da cadeia produtiva da moda e a natureza, para então alcançar a saúde, o bem-estar e a prosperidade para todas as pessoas e para o Planeta. Portanto, o Fashion Revolution propõe mobilizar redes para além da comunidade já existente, amplificar vozes não ouvidas ou marginalizadas, e trabalhar juntos por soluções inovadoras e interconectadas.

"Moda é potência, é cultura, e queremos que todos sintam-se parte deste movimento por uma moda plural, conectada com a realidade do planeta e que seja boa para todos", diz

Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil.

A campanha, que há anos incentiva o questionamento através da hashtag #QuemFezMinhasRoupas, pretende trazer as pessoas que fazem as roupas para maior protagonismo, e assim incentivar responsabilidade e transparência por parte das marcas. Este ano, foi reforçada a importância de um olhar na perspectiva de gênero e raça. O Brasil é o quarto maior produtor de roupas do mundo, gerando 8 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo que 75% da mão de obra é composta de mulheres (ABIT). No Brasil, entre 2016 e 2018, a cada cinco trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão, quatro eram negros (Reporter Brasil via SIT). Trabalhadores e trabalhadoras da moda ainda não têm seus direitos fundamentais garantidos, estão com cada vez mais trabalhos informais e terceirizados, e com a pandemia suas condições tornaram-se mais precárias e fragmentadas. Ademais, a indústria da moda é uma das maiores poluidoras do mundo, impactando a biodiversidade, o solo, a água e a vida de comunidades.

O Fashion Revolution reforça a necessidade de mudanças radicais para problemas radicais e isso requer uma revolução em nossa forma de pensar, consumir e produzir. Várias revoluções que foram a locomotiva da história tiveram como protagonistas trabalhadoras da indústria têxtil e da moda, e para isso precisamos colocar a classe trabalhadora em destaque. O modelo econômico vigente é baseado em uma lógica linear de superprodução, consumismo e descarte. Precisamos reconhecer e fomentar alternativas e outros modelos.

A Semana Fashion Revolution é realizada de forma horizontal e colaborativa, e conta com articulações de mais de 70 representantes e dezenas de estudantes e docentes embaixadores voluntários em parceria com atores das cenas locais.

Alguns destaques da programação:

Abertura da Semana Fashion Revolution

19/04 às 11 horas

Convidados: Nelsa Nespola, presidente da Justa Trama; Amanda Costa, ativista climática e Namastê Messerschmidt, educador e agrofloresteiro.

Mediação de Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil.

Debate Ancestralidade e o Vestir na Moda Brasileira

21/04 às 20 horas

Os caminhos e desafios para resgatar a cultura ancestral dos povos originários e inseri-los no mundo da Moda.

Convidados: Carol Anchieta, Comunidade Kilombola Morada da Paz (CoMPaz), Day Molina e Cynthia Mariah.

Lançamento oficial do relatório Fios da Moda

22/04 às 19 horas

Perspectiva sistêmica para a circularidade.

Convidados: Marina Colerato (Modefica), Larissa Roviezzo (Regenerate Fashion), Juliana Picoli (FGVces), Melissa O de León (Regenerate Fashion), Yamê Reis (Rio Ethical Fashion) e Elô Artuso (Fashion Revolution).

Lançamento com pré venda do livro Revolução da Moda: Jornadas para Sustentabilidade 24/04 às 15 horas

O Fashion Revolution tem o prazer de apresentar seu primeiro livro, organizado por Eloisa Artuso e Fernanda Simon, conta com ensaios de mulheres que fazem parte da construção de um novo capítulo na História da moda brasileira, percebido através dos pilares da sustentabilidade, com seus desafios e êxitos.

Exposição Colaborativa de Cultura de Moda Brasileira

19/04 à 19/05

O objetivo é reunir obras com aspectos da cultura da moda brasileira nas perspectivas regionais a partir de olhares individuais, provocando uma percepção descolonizada e diversa.

Ocupação Design Ativista

A ocupação incentiva o público a produzir artes até 25/04 com as tags

#quemfezminhasroupas #DesignAtivista (ou enviar para ) para serem usadas durante a Semana. Essas artes estão disponíveis publicamente em uma pasta pública e poderão ser usadas de diversas formas, como posts, lambes e projeções.

Para a programação completa, confira o site Semana Fashion Revolution e siga as redes para outras informações. Faça parte da revolução. Seja Curioso. Descubra. Faça algo!

Para saber mais: @fash_rev_brasil #FashionRevolution #QuemFezMinhasRoupas #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas

Sobre o Fashion Revolution

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países.

No Brasil, o movimento atua há 7 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. Durante a Semana Fashion Revolution, e ao longo do ano, realiza ações e projetos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar