Brasil,

1º. Festival Sabor & Som

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Venturini
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Série reúne três espetáculos musicais e três eventos gastronômicos a partir das raízes indígena, africana e europeia nos dias 23, 24 e 25 de abril no canal do YouTube da Borandá Produções

Os artistas Patrícia Bastos, Dante Ozzetti, Sergio Santos, Sandra Fidalgo e

Toninho Ferragutti formam a programação musical

Fabiana Badra, Cintia Sanchez e Elenice Altman são as chefs convidadas

Unir gastronomia e música não é um desafio quando se define a cultura em uma perspectiva antropológica, como um conjunto de hábitos sociais, dos modos de vida de um povo, das formas de pensar, sentir, agir, de crenças, de saberes e fazeres, de manifestações artísticas, entre outros elementos que formam uma sociedade. Seguindo essa reflexão, a Borandá Produções lança o 1º Festival Sabor & Som, que consiste na apresentação de três eventos gastronômicos e três espetáculos musicais a partir das matrizes indígena, africana e europeia presentes em nossa sociedade, segundo o antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro. O evento será transmitido através do canal da produtora no Youtube nos dias 23, 24 e 25 de abril, sendo os eventos culinários às 15 horas, com apresentação da jornalista, crítica e curadora gastronômica Luiza Fecarotta, e os shows às 19 horas.

Nos três dias, a primeira atividade acontece na cozinha e a segunda, no estúdio. No fogão, serão desenvolvidos, passo a passo, três cardápios completos com entrada, prato principal e sobremesa. Na música, os artistas apresentarão repertórios que se comunicam com cada uma das referências abordadas pelo Festival. Todos os eventos foram produzidos, finalizados e transmitidos seguindo-se rigorosamente todas as medidas de prevenção à Covid-19 recomendadas no Plano São Paulo e no Protocolo Sanitário Setorial da Cultura, Lazer e Turismo vigentes, para a máxima segurança de todos os profissionais envolvidos.

O episódio de abertura da série estará sob comando da chef Fabiana Badra, que estudou sobre a participação das mulheres indígenas na construção da nossa cozinha, com um cardápio que tem a mandioca como pano de fundo: entrada de caldo de peixe com mandioca, moqueca de palmito com pirão de legumes para o prato principal e, na sobremesa, mingau de tapioca. À noite, a cantora amapaense Patrícia Bastos estará ao lado do compositor, violonista, arranjador e produtor paulista Dante Ozzetti para apresentar um repertório repleto de cacicós, carimbós, batuques e marabaixos, ritmos da região norte do país.

No segundo dia, será a vez da chef Cintia Sanchez homenagear um quilombo do Vale do Ribeira, e também sua avó materna, que era nascida na África, filha de pais escravos e que, mais tarde, se tornou cozinheira da família Matarazzo. Bolinho de cará com camarão, sobrecoxa de frango caipira com mamão verde e pudim de banana nanica fazem parte desse cardápio. Para encerrar o dia, o cantor, violonista, compositor e arranjador mineiro Sergio Santos apresentará canções que marcaram sua carreira ao longo de seus 10 discos.

O último episódio do Festival trará a culinária europeia de Elenice Altman, neta de portugueses, que, claro, incluirá o bolinho de bacalhau, bolinhas de alheira, arroz de pato e, por fim, manjar de coco com baba de moça. No encerramento do dia e do Festival, a cantora, compositora e instrumentista portuguesa Sandra Fidalgo estará acompanhada pelo acordeonista e compositor paulista Toninho Ferragutti, para apresentar o repertório do disco Paisagem Verde, lançado pela Borandá em 2019 e que mostra a beleza da mistura musical de Brasil e Portugal.

O 1º Festival Sabor & Som surge num momento em que o isolamento social é o recurso mais efetivo para prevenir a COVID-19. Ficar em casa para cozinhar e ouvir música deixa de ser uma atividade desejada para os momentos de lazer e se torna uma realidade cotidiana, além de se fazer também necessária para refletir e reforçar os laços familiares e sociais possíveis. Para Gisella Gonçalves, idealizadora, curadora e diretora artística da Borandá Produções, “a tentativa de ampliar nossa percepção desses fazeres cotidianos – embora intrinsecamente culturais – foi a inspiração para a criação deste 1º Festival Sabor & Som”. E conclui com um desejo de que, “para os próximos anos, possamos estar juntos em edições presenciais, experimentando cada uma das sensações propostas nesse evento”.

O projeto foi viabilizado com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), promulgada em 29 de junho de 2020 e dispondo sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 no Brasil.

SERVIÇO

Onde: https://www.youtube.com/borandabrasil

Datas, horários e temas:

A RAIZ INDÍGENA

23.04.2021 (sex) – 15h – FABIANA BADRA
23.04.2021 (sex) – 19h – PATRÍCIA BASTOS e DANTE OZZETTI

A RAIZ AFRICANA

24.04.2021 (sáb) – 15h – CINTIA SANCHEZ
24.04.2021 (sáb) – 19h – SERGIO SANTOS

A RAIZ EUROPEIA

25.04.2021 (dom) – 15h – ELENICE ALTMAN
25.04.2021 (dom) – 19h – SANDRA FIDALGO e TONINHO FERRAGUTTI

Programa completo: www.festivalsaboresom.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar