Brasil,

Campinas participa do World Creativity Day nos dias 21 e 22 de abril, maior festival colaborativo de criatividade do mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sara Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Campinas é uma das cidades sede do festival, que ocorre simultaneamente em mais de 120 cidades ao redor do mundo. Confira a programação na sua cidade e faça parte deste movimento!

Campinas terá uma programação intensa no World Creativity Day, que vai ocorrer simultaneamente em 126 cidades, em 19 países, nos dias 21 e 22 de abril. É o quarto ano que a cidade participa do evento, que foi criado por um brasileiro e se tornou o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, reconhecido pela ONU e endossado pela UNESCO Mil Alliance.

Para este ano, o evento global traz o tema "Novo Mundo, Novas Habilidades" e conta pela primeira vez com a maior feira de experiências educacionais criativas, com a intenção de acelerar o desenvolvimento do capital humano e foco nas 10 principais habilidades para o futuro, apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial.

No Brasil, o World Creativity Day está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada e reuniu algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país para apoiar a nova educação com foco no desenvolvimento das habilidades do futuro. Juntos, irão oferecer milhares de bolsas de estudos gratuitas para os participantes do festival como forma de incentivar o processo de aprendizagem contínua e ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.

O evento, que nasceu no Brasil, tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial em 2017. Em 2021, o festival será online e o palco principal aberto pela plataforma YouTube contará com a participação de representantes da UNESCO e especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras, escolas inovadoras reconhecidas mundialmente.

Cada cidade participante tem um líder local, e em Campinas, a líder é a especialista em Economia Criativa, Ana Paula Cunha, que desde 2020, assumiu a responsabilidade de trazer o World Creativity Day para a região. Segundo a líder do WCD em Campinas, Ana Paula, “a programação do festival em Campinas será diversificada com a proposta de expandir a discussão sobre criatividade para os diferentes territórios da cidade. Além de destaques já consagrados no cenário da criatividade e inovação, é urgente dar voz aos jovens promissores das nossas periferias, relembrando assim que a criatividade é nosso bem mais abundante e acessível”.

Ao todo serão oferecidas mais de 1.400 atividades simultâneas no mundo, produzidas por inspiradores e especialistas para consolidar a data como a maior experiência imersiva do planeta. A missão é acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.

“O uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas tem gerado mudanças sem precedentes na história da humanidade. O Fórum Econômico Mundial chamou a atenção dos líderes mundiais sobre o fato de que a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades serão fundamentais para garantir a empregabilidade e o futuro dos negócios na próxima década. É por isso que estamos orgulhosos ao ver Campinas fazendo parte desse movimento de transformação criativa do mundo”, contextualiza a líder local.

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal, Campinas traz uma programação muito especial com a presença de algumas das principais universaidades da cidade. Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, participa pela primeira vez do evento e fará uma live imprescindível e atualíssima sobre ciência e pseudociência. Assim como Solange Muglia Wechsler, Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação e professora do curso de pós-graduação em Picologia pela PUC-Campinas, falará sobre "Criatividade e saúde mental: alternativas para pandemia".

Douglas Vinicius Esteves é outro inspirador estreante na programação, mas que carrega um currículo de respeito no universo da tecnologia. Ele é presidente do Laboratório Hacker de Campinas (LHC) e chega para contar como é possível participar de projetos abertos e colaborativos dentro de comunidades hackers e makers. A jovem produtora cultural, poetiza, radialista e dj, Duda Crespa, comanda uma live sobre produção cultural periférica, e o comunicólogo, roteirista e articulador periférico, Jefferson Rodrigues, amplia a discussão sobre inclusão e diversidade a partir do seu ponto de vista, modulado pela cegueira completa, uma história comovente sobre superação e criatividade.

Localmente o evento tem apoio da Fundação FEAC, da Unicamp e de mais de uma dezena de apoiadores de diferentes setores, organizações da sociedade civil, iniciativas privadas e terceiro setor, transformando-se numa rede de mobilização de diferentes segmentos da economia criativa local. A organizadora lembra que “sendo esse um evento global, será possível acompanhar também a programação de outros países e, ainda mais empolgante, conferir os inspiradores daqui de Campinas escolhidos para levar conteúdo para todas as regiões do Brasil. ”

É possível conferir a programação completa de Campinas e do mundo todo no site: diamundialdacriatividade.com.br. Entretanto, para participar e ter acesso às bolsas de estudo será necessário baixar o aplicativo gratuito Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android.

Histórico

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril.

“Nós queremos apoiar o desenvolvimento da criatividade em todas as cidades, pois quanto mais diversidade e mais atividades, mais liberdade de escolha para os participantes, aumentando a produção de conhecimento e a capacidade criativa da sociedade. Quanto mais pessoas mudarem sua mentalidade sobre educação e se apropriarem do processo de World Creativity Day: The Creative Revolution starts now aprendizagem contínua, melhor para elas, para o mercado de trabalho e para a economia”, afirma Lucas Foster, idealizador do World Creativity Day.

Confira a programação completa em Campinas, selecionando o nome da cidade: https://www.worldcreativityday.com/brazil/campinas/home

SERVIÇO:

O quê: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)

Quando: 21 e 22 de abril

Onde: Aplicativo oficial do Dia da Criatividade

Líder Local: Ana Paula Cunha, e (19) 98217-8591

Site: www.worldcreativityday.com

www.instagram.com/worldcreativityday

www.youtube.com/c/WorldCreativityChannel

app Dia da Criatividade


Informações para a imprensa:

CONFRARIA DA INFORMAÇÃO Cel. / Whatsapp.: (19) 9 9787-3362 – Luciana

Escritório: (19) 2511-3736

Programação Campinas

21/04 | 10:00 - Como participar e criar junto com hackers e makers na sua cidade -

Douglas Vinicius Esteves

21/04 | 15:00 - Inovação e criatividade: Será que a pergunta é a melhor resposta? -

André Luiz Andrade Sucupira

21/04 | 15:30 - O desafio do engajamento e interatividade na educação virtual -

Roberto Fonseca Bertolla Junior

21/04 | 16:30 - Processo Pro Sucesso - Ana Alice Trubbianelli

21/04 | 17:00 - Conversa Sobre Produção Periférica - Duda Crespa

21/04 | 20:00 - A força da criatividade: liberte seu potencial criativo - Vitor Rodrigues

21/04 | 20:30 - Movimento Maker e criatividade - Fabio Souza

22/04 | 10:30 - Combatendo a desinformação com ciência - Marcelo Knobel

22/04 | 17:00 - Criatividade e saúde mental: alternativas para pandemia - Solange

Muglia Wechsler

Atividades da agenda em Campinas:

Atividade: Como juntar Economia circular, sustentabilidade, parceria e artesanato –

Luciana Machado Oliveira

Atividade: Jornada para um mundo melhor - Mergulho Sustentável

Atividade: Você não é todo mundo, ainda bem - Jefferson Rodrigues Da Silva

Atividade: Repensando a forma como consumimos conteúdo online - Mario Gioto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar