Brasil,

Museu da Energia elabora pesquisa voltada às escolas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bartira Betini
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Museu da Energia elabora pesquisa voltada às escolas

Questionário aos professores com o intuito de aumentar o contato com o público escolar pode ser preenchido até 30 de abril

Em busca de melhores formas para estabelecer uma ligação remota entre as unidades do Museu da Energia - localizadas em São Paulo, Itu e Salesópolis - e as escolas, a Fundação Energia e Saneamento criou a pesquisa "Conexão Museu – Escola", direcionada a professores que lecionam da educação infantil ao ensino médio. As escolas são as principais emissoras de público para os museus. E quando esta conexão, da educação formal e não formal, acontece de maneira significativa para os estudantes, eles incorporam o hábito em sua vida e passam a frequentar os museus como uma prática cultural.

A maioria das pessoas conectam a primeira lembrança em um museu como uma visita escolar. Em 2014, a pesquisa Hábitos Culturais dos Paulistas, organizada pelo consultor João Leiva, apontou que visitar museus representa menos de 1% do interesse dos entrevistados e que 45% dos que visitaram museus no ano anterior tinham de 12 a 15 anos.

"Antes da pandemia todas as unidades tinham um contato muito próximo com as escolas do entorno. Em Itu, por exemplo, nós éramos um polo receptivo, recebíamos escolas de São Paulo e até de outros estados. Diante do novo cenário, começamos a sentir falta desse público, então desenvolvemos essa pesquisa de interesse para os professores, justamente para eles nos contarem o que buscam dos museus", explica Fernanda Morais, coordenadora de educativo da Fundação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta os desafios da construção de uma política pedagógica e um currículo que atendam não apenas as diretrizes indicadas pelo documento, mas que fortaleçam a conexão entre a aprendizagem de conceitos e sua relação prática na sociedade, e, ainda, que os estudantes desenvolvam competências e habilidades.

Por meio de seus três museus e do desenvolvimento de 150 projetos culturais e educativos que atendem cerca de 50 mil crianças anualmente, a Fundação trabalha como agente de transformação social e está aberta para expandir e estreitar relações com toda a sociedade para dialogar, educar e informar sobre a riqueza da energia e da água.

Os pilares são expressos na necessidade de "pesquisar, preservar e comunicar a memória dos setores", para reforçar o vínculo com a sociedade e contribuir com sua transformação; "promover a troca de cultura e conhecimento com os públicos", por meio de uma relação sensível e prazerosa, visando a transformação social; "gerar valor e visibilidade às empresas", por meio de ações para o conhecimento sobre passado, presente e futuro dos setores; e, por último, "contribuir para a transformação social", compartilhando a importância do acervo para inspirar o desenvolvimento cultural, ambiental, ético e econômico.

"A instituição cultural desenvolve projetos em eixos temáticos que se conectam a 9 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo 4: Educação de qualidade. Assim, acreditamos que a principal via para uma sociedade justa, igualitária, participativa e sustentável é por meio da Educação e, por isso, queremos caminhar junto às escolas nesta construção", finaliza Fernanda.

Para participar da pesquisa basta acessar o link http://bit.ly/pesquisaMuseudaEnergia - até dia 30 de abril.

Fernanda Morais

Fernanda Cristina de Morais é historiadora, licenciada pelo CEUNSP, bacharel e especialista em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Docência no Ensino Superior pelo SENAC. Há 12 anos, trabalha na intersecção da educação formal e não formal, desenvolvendo projetos nas áreas de educação, museus e cultura. Atualmente é Coordenadora do Educativo da Fundação Energia e Saneamento, e Representante Regional do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar