Festival Consumo Consciente visa dar visibilidade a ações sustentáveis sociais e incentivar bons hábitos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais da Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Edição online e gratuita, que acontece no dia 28 de abril, terá oficinas de gastronomias funcional com combate ao desperdício de alimentos, bate-papo sobre sustentabilidade, reciclagem e consumo de produtos naturais além de atrações musicais, que estão vinculadas ao desafio de transformar a realidade de jovens e crianças em locais de grande vulnerabilidade social

No dia 28 de abril acontece o Festival Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos, um evento online que levará a temática de sustentabilidade para o grande público, de forma gratuita, por meio da música, da arte e da cultura. A programação inclui oficinas de gastronomia, música e bate-papo sobre sustentabilidade.

O objetivo do evento é colaborar para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homem e a natureza. Além de dar voz a uma revolução que está acontecendo em todos os lados, principalmente nas periferias, para lembrar que juntos podemos fazer muito pela sustentabilidade do planeta.

Pensando em impactar ainda mais pessoas, as ações do Festival se unem ao Stop Food Waste Day Brasil, uma campanha global que acontece simultaneamente em mais de 40 países com o objetivo de educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta. O movimento busca reforçar a importância do aproveitamento completo de alimentos em receitas saudáveis e sustentáveis.

Programação

Por isso, o evento se inicia com um super bate papo sobre Inovação e Economia Circular entre Fernando Calamita da GRSA | Compass Group, empresa referência em serviços de alimentação e suporte, Fernando Beltrame da Eccaplan, consultoria em sustentabilidade que auxiliando empresas e eventos a quantificarem e neutralizarem suas emissões de carbono, além de reduzirem os resíduos gerados, Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional e Mara Baggio, nutricionista e gerente de HSEQ da GRSA|Compass.

A programação segue com os Chefs embaixadores do evento que realizam oficinas de gastronomia durante todo o dia.

A Chef Carina Muller, com seu trabalho de conscientização e reeducação alimentar mostrará como comer bem e saudável com comidas de verdade, já o Chef Renato Caleffi, fundador do restaurante Le Manjue, ensinará técnicas da gastronomia funcional, orgânica e saudável. Com foco no equilíbrio entre corpo, mente e espírito, a Chef Anna Elisa de Castro, fundadora da NOS Escola, mostra como ter equilíbrio nas áreas da vida, as sócias do viveiro de plantas medicinais e aromáticas, Sabor de Fazenda Ervas e Temperos ensina sobre os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.

Durante o evento também serão apresentadas ações sociais desenvolvidas no Brasil, que impactam na alimentação saudável de comunidades carentes e ações de caráter cultural que impactam no desenvolvimento das crianças como as ONG’s:
- Fundação Amor Horizontal, que trabalha com a proposta de atender às necessidades emergenciais de bebês, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio de projetos que envolvam crianças nos diversos estados e regiões brasileiras, como Amazônia e Sertão Nordestino.
- Banco de Alimentos, uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão perfeitos para consumo, e os distribui onde são mais necessários por meio de instituições sociais cadastradas no projeto.

No quesito atrações musicais, além da diversão o evento aborda temas como o processo sustentável de confecção de seus instrumentos com utensílios de cozinha com a banda Kick Bucket que usa baldes como beats, texturas alternativas e melodias jazzísticas, fazendo um estilo de groove urbano original. Na sequência, abordando a importância da música no momento pandêmico, a dupla do Sax in The Beats com John, o baterista, tem uma cabeça de cavalo e o Nilton, o saxofonista, tem uma cabeça de Panda, mostram com uma apresentação divertida ajuda a quebrar a rotina estressante de quem vive nessa grande metrópole brasileira.

Para fechar com chave de ouro, além de encantar a todos, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, criada e idealizada pelo compositor, orquestrador e arranjador Paulo Rydlewski, em 2010, que falará da importância da doação de instrumentos musicais e o seu trabalho de ensinar música que possibilita novas oportunidades e perspectivas para o futuro de crianças e jovens da comunidade, na zona sul da Capital Paulista. Além disso, apoiam e cuidam da Horta comunitária que é transformada em doação de marmitas para a comunidade.

Entre os apoiadores do evento estão: IFCO Caixas Sustentáveis, Pink Farm Orgânicos, MR Veggy Plant Based, Awí Superfoods (Produtor de Açaí), Greenpeople, B. Live e Restaurante Le manjue.

O Projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC. Com patrocínio da GRSA, apoio Institucional do Stop Food Waste Day, produção Veredas e Eccaplan e Co Produção 2 Marias e Acomz.

Sobre o Festival Consumo Consciente

Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homem e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. Tudo com acesso gratuito.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável foi fundada em 2008 com o objetivo de atuar no diagnóstico, priorização e implementação de projetos socioambientais em empresas, governos e eventos de todos os tipos. Com programas como: Frete CO2 Neutro, ao realizar a quantificação e compensação das emissões de CO2 das entregas de e-commerce; o Evento Neutro é o principal programa brasileiro de compensação de carbono para eventos. Essa ação ambiental já foi realizada em mais de 1.500 eventos para diversas empresas como: National Geographic, Nespresso, IBM, Grupo Fleury, VIVO, Nokia, Herbalife, Postos ALE, Editora Abril, Feiras do Empreendedor do Sebrae, XYZ Live e shows de Robert Plant, Kiss, Elton John, Marron 5, Bon Jovi entre outros; O movimento Sou Resíduo Zero surgiu com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos.

Sobre a GRSA | Compass

Com mais de 40 anos de atuação no Brasil, a GRSA faz parte do Grupo Compass – maior grupo de serviços de alimentação e suporte do mundo – e é hoje líder no mercado brasileiro de refeições coletivas, atendendo mais de 1 milhão de pessoas diariamente. Com uma equipe de mais de 20 mil profissionais no Brasil, a GRSA|Compass fornece serviços de alimentação e suporte (hotelaria, recepção, jardinagem e manutenção) para empresas, hospitais, escolas, aeroportos, terminais rodoviários, espaços de evento e entretenimento e locais remotos como mineradoras e plataformas de petróleo.

Sobre a Stop Food Waste Day Brasil – Juntos contra o desperdício!

A campanha está em seu quarto ano em âmbito global e o terceiro no Brasil. Em 2019, mais de 40 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.