Brasil,

Instituto Unibanco anuncia temas dos próximos webinários do ciclo “Educação para Juventudes”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Ocampos
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

De 7 de abril a 5 de maio, encontros online reunirão especialistas para discutir recuperação de aprendizagem e ensino híbrido

O Instituto Unibanco anuncia os temas dos próximos quatro webinários que integram o Ciclo “Educação para Juventudes”, focados na recuperação da aprendizagem dos estudantes e no ensino híbrido. A série de encontros tem o objetivo de contribuir para a ampliação do debate sobre gestão em educação. Com tradução em libras, os webinários são transmitidos ao vivo toda quarta-feira, às 16h, no canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto, os encontros buscam tratar de estratégias e soluções emergenciais para a recuperação da aprendizagem dos estudantes brasileiros no atual contexto, sem perder de vista o desafio de avançar em agendas estruturais do País na educação, de forma a garantir o direito à educação de crianças e jovens. “A partir dos temas escolhidos, nosso objetivo é trazer para o debate as experiências concretas do dia a dia de gestores e educadores, os desafios da formulação de políticas públicas e o conhecimento acadêmico sobre educação”, explica.

O próximo webinário da série, do dia 7 de abril, abordará as Desigualdades e recuperação da aprendizagem na pandemia e foi desenhado em parceria com Geledés – Instituto da Mulher Negra. Para discutir o assunto, foram convidados Rosamaria Silvestre, diretora da EMEI Origenes Lessa, em São Paulo (SP); Jorge Felizardo, diretor da EMEFM Vereador Antônio Sampaio, também em São Paulo (SP); e Zara Figueiredo, Professora do departamento de Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, além de coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação (NEPPPE – MG).

Nas semanas seguintes, uma série de três encontros focam na possibilidade de mudança de visão da educação a partir do ensino híbrido. Em 14 de abril, ocorre o primeiro desses eventos com o tema Educação Híbrida: Uma oportunidade de transformação, que terá mediação de Ricardo Henriques e contará com a participação de Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV); e Vinícus Wu, secretário municipal de educação de Niterói (RJ).

Duas semanas depois (devido ao feriado de Tiradentes), no dia 28, o webinário Gestão Híbrida: Ampliação de olhares sobre o ensino aprendizagem trará Edméa Santos, Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Isaura Nobre, subsecretária de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) para discutir a gestão diante da nova modalidade de ensino. A mediação será de César Nunes, gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco.

Já no dia 5 de maio, o último webinário sobre ensino híbrido tratará da Aprendizagem ativa na interação entre estudantes e educadores. Com mediação de Jane Reolo, coordenadora de projetos socioeducativos do Instituto, o encontro terá como convidadas Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP); e Vagna Brito de Lima, coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

Os webinários seguem nas semanas seguintes, sempre às quartas-feiras às 16h no canal do YouTube do Instituto Unibanco.

Serviço
Webinário Desigualdades e recuperação da aprendizagem na pandemia
Data: 7 de abril
Hora: 16h
Participantes: Rosamaria Silvestre, diretora da EMEI Origenes Lessa (São Paulo - SP); Jorge Felizardo, diretor da EMEFM Vereador Antônio Sampaio (São Paulo - SP); e Zara Figueiredo, Professora do departamento de Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, além de coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação (NEPPPE – MG).
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/QsUdCFVxEo4

Webinário Educação Híbrida: Uma oportunidade de transformação.
Data: 14 de abril
Hora: 16h
Participantes: Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), e Vinícus Wu, secretário municipal de educação de Niterói (RJ).
Mediação: Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/_guRX_aLvNA

Webinário Gestão Híbrida: Ampliação de olhares sobre o ensino aprendizagem
Data: 28 de abril
Hora: 16h
Participantes: Edméa Santos, Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Isaura Nobre, subsecretária de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES).
Mediação: César Nunes, gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco.
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/dkewBziDppo

Webinário Ensino Híbrido: Aprendizagem ativa na interação entre estudantes e educadores
Data: 5 de maio
Hora: 16h
Participantes: Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), e Vagna Brito de Lima, coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).
Mediação: Jane Reolo, coordenadora de projetos socioeducativos do Instituto Unibanco.
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/reJXCtk2zKs

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar