ONG LAR da Benção Divina promove concerto em formato de live com 65 jovens
“Quantos quilômetros mede um sonho?” será uma apresentação gratuita e multidisciplinar que conta a história de Cida, uma migrante brasileira, a fim de debater inclusão social e transformação por meio da educação
Apresentar-se perante um público pode ser um divisor de águas na vida de uma pessoa, ainda mais se a ocasião for a consolidação de um trabalho de capacitação e inclusão social. “Quantos quilômetros mede um sonho?”. É essa pergunta – e também o título do evento – que a ONG LAR da Benção Divina faz à audiência, quando a convida para conferir de perto uma apresentação de seu Coro e Orquestra Experimental, no dia 28 de março, das 15h30 às 16h30. O concerto, que é um registro do último ensaio da trupe, será transmitido gratuitamente em formato de live pelo YouTube.
Artes interdisciplinares, regidas pela música
Com apoio do Ministério do Turismo, o projeto conta com crianças atendidas e capacitadas diretamente pelo LAR em diversas oficinas e aulas de música e artes; além da participação dos professores envolvidos e de alguns profissionais contratados para a orquestra. Os jovens, que são alunos de escolas públicas de São Paulo (como, por exemplo, E. E. Prof. Luiz Simione Sobrinho; E. E. Guiomar Novaes; E. E. Prof. Reducino de Oliveira Lara; E. E. Prof. José Hermenegildo Leoni; e E. E. Prof. Zenaide Lopes de Oliveira Godoy), têm na ONG um meio de formação complementar e de mudança social a partir da educação.
“A inclusão social por meio de um evento como esse se dá em vários âmbitos. Para uma criança, mostrar o aprendizado que ela teve para um público possui um valor inestimável. Essa sensação é somada a uma representatividade grandiosa, que traz inúmeros benefícios à autoestima e reverbera positivamente também nas famílias”, ressalta Fernanda Lancellotti, presidente da ONG.
“Para que esse concerto ocorresse, de fato, foi preciso redobrar nossos esforços, considerando que as adversidades e os obstáculos decorrentes da pandemia foram inúmeros, tanto no ano precedente, quanto nesse momento escolhido para o grande evento, que esbarra na fase vermelha determinada pelo Governo de São Paulo. Mesmo com tais contratempos, jamais cogitamos deixar de lado essa realização”, complementa Lancellotti. Com duração de uma hora, a apresentação, que está centrada no Coro e Orquestra Experimental do LAR, se desdobra para outras vertentes criativas, como teatro, dança e artes plásticas.
A transformação que um projeto como esse permite é de variadas frentes. “Os resultados são pensados para a posteridade. Esse ato de abrir portas gera exemplos e se multiplica por meio de outras iniciativas”, explica Manoela Cervi, diretora-geral do LAR.
Neste ano, a obra narra a trajetória da personagem Cida, uma protagonista-migrante, que parte de Exu – terra pernambucana do ilustre Luiz Gonzaga – em busca de um sonho. Com uma bicicleta, ela percorre um Brasil inexplorado, faz novos amigos, conhece pessoas inesquecíveis e se aventura de coração aberto para o novo. Para narrar essa trajetória, o espetáculo começa com uma música tipicamente pernambucana e a orquestração vai se regionalizando e seguindo o fluxo migratório de Cida, conforme se aproxima de São Paulo.
Em cena, haverá três modalidades musicais - Orquestra, Coro e Xilofone. A vida de Cida será contada em um vídeo, intercalado com outra produção audiovisual dos músicos (o último ensaio gravado). A obra faz parte do projeto “Regendo Sonhos para Transformar Vidas - Artes Integradas”, desenvolvido de 2020 até agora. Não há limite de audiência. O evento contará com recursos para pessoas com deficiência auditiva (libras e autodescrição).
“Manter o evento, em formato de live, nesse contexto mostra nossa resiliência e a crença de que um trabalho bem-feito traz resultados, mesmo em momentos tão adversos, como esse pelo qual passamos. Vale à pena pela satisfação que essas conquistas proporcionam. Essa apresentação é a apoteose de um projeto desempenhado ao longo do ano, levando em consideração que tudo foi feito online. Nossos alunos, professores, colaboradores e todas as famílias envolvidas foram guerreiros e são vitoriosos”, acrescenta Lancellotti.
Sobre o LAR (www.bencaodivina.org.br)
A Associação Lar da Benção Divina é uma instituição filantrópica que, desde 1956, presta serviços de apoio às comunidades do entorno do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, entre elas a Coreia, Vila Inglesa, Buraco Quente e Vila Santa Catarina. No início, a instituição oferecia apenas, um sopão feito por voluntários. Em 1980, firmou convênio com a Prefeitura tornando-se creche. De lá para cá, expandiu sua atuação com Projetos Incentivados no contraturno escolar envolvendo esporte, reforço escolar e cultura. Hoje, o LAR apoia cerca de 500 crianças visando desenvolver a autonomia, o resgate da cidadania e a quebra de barreiras sociais por meio da qualidade na educação.
Serviço:
“Quantos quilômetros mede um sonho?”
Apresentação do Coro e Orquestra Experimental LAR da Benção Divina
Data: 28 de março de 2021
Horário: 15h30 às 16h30
Onde assistir: Canal do YouTube
Mais informações: www.bencaodivina.org.br ou Blog
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário