Brasil,

Foro Inteligência promove debate sobre o risco iminente de novos supervírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Guimarães Pontes Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O Foro Inteligência promove no dia 24 de março, às 19h, o webinar “O risco iminente de novos supervírus”. Para discutir o tema, o encontro vai contar com a participação do PhD, virologista e chefe substituto do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo da Fiocruz, Fernando do Couto Motta.

Os vírus, em suas mutações, segundo Motta, por serem organismos muito simples, podem sofrer alterações de maneira muito rápida. Várias gerações de vírus sucedem-se em algumas semanas. “O que em seres complexos como nós levaria séculos para ocorrer, podem ser observadas num curto espaço de tempo nesses micro-oganismos”, explica Motta. Densidade populacional elevada, contato, invasão de ambientes naturais pelo ser humano, questões ambientais, como falta de tratamento de água e esgoto, são ingredientes infalíveis para potencializar a adaptação de vírus desconhecidos ou variantes de vírus conhecidos na população humana, de acordo com o pesquisador.

A maioria dos vírus é desconhecida. Motta ressalta que são conhecidos apenas aqueles que fazem mal ao homem, aos animais e plantas, principalmente, e acrescenta que todos os vírus têm predileção por determinados órgãos ou tecidos dos seres vivos. “Isso acontece, pois esses tecidos apresentam células com todo o arsenal necessário para capturar, desmontar, ler e copiar a informação genética viral, e assim produzir outros vírus”, relata Motta. Segundo ele, nesse processo as células sofrem e morrem gerando doenças. “Novos vírus podem produzir novas doenças. A exemplo da COVID-19, que conhecemos inicialmente como uma doença respiratória, mas que hoje sabemos ser uma enfermidade com um espectro enorme de manifestações clínicas”, diz Motta.

De acordo com o virologista, os vírus dependem do hospedeiro para serem replicados. “Não havendo contágio e transmissão, eles desaparecem. Por isso, precisamos evitar a introdução de novos vírus na população. Caso isso tenha ocorrido, é necessário conhecer o vírus, suas formas de transmissão e quebrar o mais rápido possível essa cadeia de transmissão. Esse é o jeito mais ágil e econômico de nos defendermos”, explica o pesquisador. E afirma: “Depois disso apenas se conseguirá mitigar os danos, como estamos vendo agora. Apoiando esse processo, está a pesquisa em todas as suas formas, provendo de informação aos cidadãos e gestores para tomada de decisões.”

Para tentar minimizar os danos, Motta recomenda a melhoria da qualidade de vida das pessoas, cuidados com o meio ambiente, vigilância constante e muita pesquisa, visando preparação contra ameaças conhecidas e potenciais. Nesse ponto, as medidas não farmacológicas (isolamento social, máscara - no caso de transmissão respiratória), vacinação e pesquisa de antivirais são fundamentais.

O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

Sobre o Foro Inteligência: Reúne o BRICS Policy Center, e a Insight Comunicação com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos. O Foro manterá um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco.

Serviço

Foro Inteligência
www.insightinteligencia/foro
https://www.facebook.com/RevistaInsightInteligencia

O risco iminente de novos supervírus
Palestrante: Fernando do Couto Motta
Data e horário: 24 de fevereiro, às 19h
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/foro24-03


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar