Capela Ultramarina, Duo Bico de Pena, Gabriel Marin e Neymar Dias e Helena Meirelles tocam entre os dias 11 e 14 de março no Festival Concertos na Serra
Com direção de Claudia Feres, recitais são transmitidos online e de graça de igreja histórica em Jundiaí. Programação inauura centro cultural Espaço Japi.
A programação comemora os 50 anos da Escola Municipal de Jundiaí e é fruto do encontro artístico entre profissionais da música (maestrina Claudia Feres e Fabio
Vianna Peres) e do teatro (os atores e diretores Carla Candiotto e Rodrigo Matheus)
O 1. Festival Concertos na Serra apresenta recitais de música clássica realizada em clima intimista no interior do espaço centenário da Igreja Santa Clara, construção de 1917 tombada pelo Patrimônio Histórico e que integra o recém-criado Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente, no coração da na Serra do Japi, em Jundiaí, área de proteção ambiental. De graça. Transmissão online e gratuita via Youtube.
A programação abre com a música antiga da Capela Ultramarina, de Fábio Vianna no dia 11 de março, com suas influências portuguesas, com voz e vihuela. Destaque para a participação do ator Roney Facchini na leitura de sonetos e outros versos de Camões entre uma e outra canção interpretada por Fábio. No programa: redondilhas de Camões adaptadas a peças originais dos cancioneiros portugueses renascentistas de Paris e Elvas. A ideia é dar uma voz musical à poesia de Camões, fazendo uma um diálogo da poesia falada com a poesia cantada.
O duo de flauta e violoncelo Bico de Pena, do casal Angelique Camargo (violoncelo) e Renato Camargo (flauta) apresenta obras de autoria do próprio Renato no dia 12 de março, sexta, às 18h30. O programa reúne também João Bosco / Aldir Blanc - O Bêbado e a Equilibrista; Chico César – Alcaçuz; Jacob do Bandolim - Noites Cariocas; Pattapio Silva – Zinha; H. Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras No. 1 (II - Modinha) ; e Edu Lobo / Chico Buarque - Valsa Brasileira.
A viola de orquestra se encontra com a viola caipira na apresentação de Gabriel Marin, siolista da Orquestra Sinfônica da USP, e do violeiro Neymar Dias no sábado, dia 13 de março, no mesmo horário. No programa: Neymar Dias - Dueto n. 3 para viola e viola caipira; Neymar Dias - If I could, para viola e viola caipira; H. Villa-Lobos (1887 - 1959) - Bachianas Brasileiras n. 5 (adaptação para duo de viola e viola caipira de Neymar Dias); J. S. Bach (1685 - 1750) - Suite 1 em Sol Maior, BWV 1007 (adaptação para viola e viola caipira de Neymar Dias) - Minuetto 1 e 2 - Courante ; J. S. Bach (1685 - 1750) - Suite 2 em Ré menor, BWV 1008 (adaptação para viola e viola caipira de Neymar Dias) - Preludio; J. S. Bach (1685 - 1750) - Coral da Cantata BWV 147 “Jesus alegria dos homens” (adaptação para viola e viola caipira de Neymar Dias).
Para encerrar a primeira semana da programação tem o concerto solo da e violoncelista da OSESP Heloisa Meirelles no domingo, dia 14 de março, às 17h. Programa – J.S. Bach - Suite número 1 21’; G. Ligeti - Sonata para violoncelo solo 10’; Clovis Pereira - Suíte Macambira 3o mov - Dança 5’; F. Mignone- Valsas 1- Mistério... (Quanto Ameia-a ) 3’50 2- Macunaíma ( A Valsa sem Caráter) 3’50; Canção Anônima da Catalunha - Canção dos Pássaros 3’00
Ficha Técnica
1.FESTIVAL CONCERTOS NA SERRA –
De 11 a 14 e março e de 18 a 21 de março. Espaço Japi - Cultura e Meio Ambiente. Serra do Japi. De quinta a sábado, 18h30, e domingo, 17h. De graça. Transmissão online e gratuita via Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCbTCV8eERVkqleDjtYjdgQQ
Quinta-feira, 11/03, 18h30 – Fábio Vianna Peres, Capela Ultramarina, “Cantar Camões”. Participação do ator Roney Facchini na leitura de sonetos e outros poemas Circulusde Camões entre uma e outra canção interpretada por Fábio. Sexta-feira, 12/03, 18h30 – Duo Bico de Pena. Sábado, 13/03, 18h30 – Gabriel Marin e Neymar Dias. Domingo, 14/03, 17h – Heloisa Meirelles. Direção Artística e curadoria: Claudia Feres (maestrina). Direção Cênica – Carla Candiotto. Gestão do projeto - Fábio Vianna Peres. Gestão do Espaço Japi - Rodrigo Matheus. Direção de arte - Marco Lima. Iluminação - Wagner Freire. Projeto de Música do Proac Expresso da Lei Aldir Blanc, o 1º Festival Concertos na Serra é uma realização da Escola de Música de Jundiaí - 50 anos e do Espaço Japi - cultura e meio ambiente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário