Brasil,

Webinar discute ações para estimular a presença da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Bate-papo promovido pela ABDE debateu os principais desafios da liderança e empreendedorismo feminino

Apesar da presença marcante e consolidada no mercado de trabalho, as mulheres ainda enfrentam barreiras para atingir cargos de liderança, conquistar igualdade salarial, se formalizar e conseguir microcrédito para empreender - e simplesmente pelo de fato de serem mulheres. Para discutir formas de mudar essa realidade, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu o webinar "Lideranças femininas em prol do desenvolvimento do país", transmitido nesta segunda-feira (8), marcando o Dia Internacional da Mulher.

O presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski, abriu o evento destacando o trabalho da entidade para impulsionar a participação feminina no sistema financeiro. "É um dia de celebração, de registro de trajetórias, e de inspiração para todos. Temos buscado, dentro da ABDE, realizar série de atividades técnicas nas parcerias internacionais para alinhamento das carteiras de crédito ao tema de gênero".

Painéis

No primeiro painel - "Lideranças femininas no financiamento do desenvolvimento - representatividade do Sistema Nacional de Fomento" -, a presidente do BRDE, Leany de Souza Lemos, afirmou que os bancos de desenvolvimento e agências de fomento trabalham para estimular a participação ativa da mulher no empreendedorismo e dar oportunidades para a inclusão da mulher. "O setor público tem que fomentar o microcrédito e a capacidade das mulheres de poderem se formalizar. Nós estamos trabalhando com linhas de crédito para mulheres com juros mais baixos e melhores condições".

A presidente do Badesul e vice-presidente da ABDE, Jeanette Lontra, trouxe outro ponto importante quando o tema é empreender: "Segundo pesquisa do Sebrae, as mulheres têm mais dificuldade de acessar o crédito, mas têm mais credibilidade porque são melhores pagadoras. Elas precisam de um estímulo para melhorar a sua empresa. E o que nós temos que fazer é estimular essas mulheres", ressaltou.

Mais uma barreira que precisa ser vencida para a equidade de gênero e inclusão das mulheres no mercado de trabalho é a oferta de linhas de crédito às vítimas de violência doméstica. "Nosso sistema tem regras que não estão permitindo que essas mulheres possam ser estimuladas a empreender e sair desse ciclo vicioso e perverso de depender economicamente do seu próprio agressor. O meu maior desejo é ter uma linha para mulheres vítimas de violência doméstica", revelou a presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, Márcia Maia.

A presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Denise Rocha Domingues, reforçou que é fundamental igualar as condições de homens e mulheres no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança. "Em 23% o salário das mulheres é inferior ao dos homens. Nós produzimos muita renda, somos multitarefas, aprendemos a flexibilizar nosso tempo. As mulheres são merecedoras de cargos de liderança".

As discussões foram mediadas pela executiva e conselheira da Women in Leadership in Latin America, Jandaraci Araújo.

Com o tema "Parcerias internacionais e a agenda de gênero no SNF", o segundo painel discutiu a participação de entidades internacionais para auxiliar os bancos de desenvolvimento e agências de fomento a criarem ações para estimular a participação da mulher no mercado de trabalho e promover a equidade de gênero. "Temos que começar a considerar a inclusão de forma mais ampla. O BID vem trabalhando em diversos países. É um trabalho que tem que ser feito de forma estratégica, integral e ser uma política do banco. E que não se faz num dia só", defendeu a especialista-líder do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maria Netto.

Já s especialista do Consulado Britânico Maud Chalamet explicou que o governo do seu país tem como prioridade financiar ações para impulsionar a participação da mulher no mercado de trabalho. "O governo britânico tem uma posição muito forte no que diz respeito a ajudar na equidade de gênero e tem investido em programas que visam essa equidade. 58% dos nossos financiamentos pelo mundo devem ter um critério de equidade de gênero".

O webinar foi uma forma de jogar luz a um tema tão importante e que ainda necessita de muito avanço, mesmo em pleno 2021. "As mulheres são merecedoras de todas as homenagens, mas, mais do que isso, nossa intenção com estas discussões é contribuir para mudanças reais, algo que vá muito além de um dia e que possa nos trazer, a curto, médio e longo prazo, conquistas significativas na questão da equidade de gênero", concluiu Suchodolski.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar