Brasil,

Pacto pelo Esporte reúne personalidades para debater o futuro e os desafios sociais do setor esportivo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Myrian Vallone
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Busca por melhorias em gestão e pautas igualitárias serão destaques de encontros promovidos por acordo empresarial pioneiro no Brasil; Globo fará a transmissão

Futuro do esporte brasileiro, melhorias na gestão esportiva, aumento de patrocínios, plano nacional do esporte e contribuições às pautas de diversidade, inclusão e redução das desigualdades sociais serão destaques do Pacto pelo Esporte 2021. Durante três dias, de 24 a 26 de março, o evento será um grande palco para o compartilhamento de boas práticas e a análise de diversas agendas do setor. Os debates online terão transmissão aberta ao público no site ge.globo, ao longo dos três dias de realização da iniciativa.

O encontro é organizado pelo Pacto pelo Esporte, acordo privado voluntário lançado em 2015 entre empresas interessadas em apoiar o esporte nacional por meio da definição de regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades desportivas (confederações, federações e clubes). Já são 33 empresas signatárias (conheça-as aqui).

Em sua programação, o Pacto pelo Esporte 2021 contará com sete Mesas de Debates. Serão debatidos temas como Esporte e Educação; Liderança Feminina em Gestão Esportiva; Racismo no Esporte; um Plano Nacional para a área; e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio. As conversas serão conduzidas por jornalistas da Globo e reunirão atletas, representantes de entidades esportivas, integrantes de movimentos da sociedade civil e líderes empresariais. O quadro completo de participantes será divulgado em breve.

Atualização do Rating Integra

Durante o encontro serão divulgados os resultados do segundo ciclo do Rating Integra, sistema de avaliação de governança, transparência e integridade fruto de uma parceria entre o Pacto pelo Esporte, a ONG Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Por meio dessa ferramenta, de adesão voluntária e avaliação independente, entidades esportivas – confederações, federações e clubes – recebem uma classificação e um relatório sobre a sua maturidade, com pontos em que podem melhorar. “Isso garante maior segurança a empresas propensas a investir no esporte, além de oferecer a quem pleiteia patrocínios um diagnóstico importante, indicando eventuais pontos a serem aprimorados na gestão”, afirma Daniela Castro, diretora executiva do Pacto pelo Esporte.

Como contrapartida para as entidades que aplicam ao Rating Integra, e para promover o aumento dos aportes privados no esporte, o Pacto pretende ainda em 2021 lançar uma plataforma interna empresarial. "O objetivo aqui é aproximar o patrocínio das entidades

esportivas e seus projetos. Estamos trabalhando cada vez mais para contribuir com a integridade e transparência do segmento, o que é fundamental para o crescimento do movimento como um todo” comenta João Paulo Diniz, membro do Conselho Gestor do Pacto pelo Esporte.

“O Pacto pelo Esporte é um marco brasileiro em termos de acordos privados, nos quais as empresas percebem sua capacidade de influenciar mudanças no cenário socioeconômico e se aliam em prol de impactos em alta escala”, comenta Daniela Castro. “Em 2020 a pandemia impediu a realização do nosso encontro anual, que é de extrema relevância para os avanços da indústria do esporte como um todo. A retomada do evento reafirma a crença dos signatários e parceiros de que o compliance e a cultura pró-ética engrandecem as cadeias de valor esportivas, favorecendo os negócios.”, afirma Kévin Chevalier, diretor executivo da Atletas pelo Brasil, fundadora do Pacto pelo Esporte.

Serviço:
Pacto pelo Esporte 2021
Quando: de 24 a 26 de março de 2021
Horário: Mesa de Abertura às 11h de 24/03; demais atrações a partir das 15h
Como assistir: no site ge.globo

Sobre o Pacto pelo Esporte:

O Pacto pelo Esporte é uma união entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro que, por meio da criação de ferramentas de autorregulamentação, visa contribuir para que entidades esportivas pratiquem uma gestão profissional, com integridade, transparência e governança. O objetivo é aumentar os investimentos privados no esporte.

Lançado em 2015, o Pacto pelo Esporte conta atualmente com 33 empresas signatárias: ACCOR, Aché, Algar, ASICS, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, BR Sports, BTG Pactual, Carrefour, Centauro, Cielo, Correios, Decathlon, EDP, Eletromídia, Estácio, EY, Globo, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, LATAM, Mastercard, McDonald’s, Passarelli, P&G, Quantum, Santander, Sky, SOMOS Educação, Visa e Vivo.

O Conselho Gestor é composto por João Paro Neto (Mastercard); Roberto Marinho Neto e Renato Ribeiro (Globo); Paulo Kakinoff (Gol); Eduardo Alvarenga (Eletromídia); Luiz Sérgio Vieira (EY); Hugo Passarelli (Passarelli); Luciana Nicola (Itaú); João Paulo Diniz (Componente Holding); e o consultor independente Fernando Chacon. Os esportistas e medalhistas olímpicos Gustavo Borges (natação), Lars Grael (vela esportiva) e Flavio Canto (judô), são os embaixadores da iniciativa.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar