Brasil,

Seminário internacional chega ao fim com troca de experiências e de modelos de regulação da educação superior

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MEC
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Países participantes apresentaram seus modelos de regulação da educação superior e as boas práticas adotadas para garantir a qualidade do ensino.

O webinário “Sharing Higher Education Regulation Policies”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), encerrou nesta sexta-feira (05/03), deixando para o ministério e entidades ligadas à educação superior a missão de unir todo o aprendizado para a realização de estudos com vistas a criar um modelo de aperfeiçoamento da regulação da educação superior no Brasil. O evento teve início na última terça-feira, (02), e contou com a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Paulo de Almeida, e do Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, dentre outras autoridades e equipe técnica.

Países como Austrália, Chile, Alemanha, Suécia, Reino Unido e os Estados Unidos apresentaram seus modelos de regulação da educação superior e as boas práticas adotadas para garantir a qualidade do ensino superior, tanto por parte dos governos quanto das instituições de ensino superior. As informações foram compartilhadas e debatidas durante o evento. Com base nessas informações, os técnicos do Ministério da Educação devem se reunir e debater com as entidades envolvidas para apresentar um estudo propondo o aperfeiçoamento do atualmodelo de Sistema Regulatório de Educação Superior brasileira.

Também foi divulgado o relatório “Self regulation in the Governance of the Higher Education Sector: International Trends, Challenges, and Opportunities”, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a pedido do MEC. O estudo revelou tendências internacionais, desafios e oportunidades para a educação superior.

Para o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Paulo Almeida, foram dias muito ricos, com troca de experiências. O resultado foi a reunião de muito material para trabalhar. “A participação dos países foi fantástica. Recebemos contribuição de todos os envolvidos. O interessante é que o nosso sistema de regulação é muito parecido com o da Alemanha, no entanto, temos um país quase do tamanho dos Estados Unidos da América. Temos muito material para trabalhar. Houve muita interação e o saldo de tudo é extremamente positivo” ressaltou Almeida.

O presidente Inep, Danilo Dupas, avaliou que o Seminário foi um marco para o MEC. “Ouvimos muito. Agora estamos entendendo e analisando a regulação dos países participantes do Seminário. Em seguida, vamos refletir sobre a nossa regulação e o que poderemos adequar, visando melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino superior”, informou o presidente do Inep. Dupas ressaltou que os modelos de regulação são distintos, mas voltados para a qualidade do ensino. Disse que a equipe técnica terá um grande desafio pela frente para desenvolver a metodologia a ser aplicada. “Nesta primeira etapa, foram envolvidos só os técnicos do MEC. Já em uma fase posterior, teremos os demais Stakeholders de todo o processo de ensino. O projeto está nascendo no MEC, mas será compartilhado dentro de uma governança com os demais envolvidos no processo”, enfatizou Danilo Dupas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar