Brasil,

Brincando em casa: espetáculo TV Sem Controle faz transmissões online em parceria com prefeituras do interior de São Paulo

A temporada virtual foi contemplada pela Lei Aldir Blanc. O espetáculo é o mais antigo do grupo circula desde 2007, divertindo e alertando as famílias sobre a importância da imaginação

Entre os dias 15 a 17 de março, às 10h e às 14h, a Cia. Asfalto de Poesia, tradicional grupo de palhaçaria feminina fundado em Santo André, vai transmitir online o seu espetáculo "TV Sem Controle" (https://www.youtube.com/c/AsfaltodePoesia/) em parceria com as prefeituras do Guarujá, Santos, Arujá, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Itatiba, São Roque, Cabreúva, Ibiúna, Guararema, Santa Isabel, Jacareí e Itú. As apresentações foram viabilizadas pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

A peça infantil é sobre três crianças que brincam na casa da vovó Filomena, mas acidentalmente quebram a TV, que é o brinquedo favorito de todas elas. Para esconder o estrago, elaboram planos para que a avó não perceba o incidente, e elas mesmas preparam a programação televisiva, como novela, jornal, filmes, etc. Dessa forma, a história retrata duas fases da vida: infância e terceira idade. Por meio da arte da palhaçada, são problematizados o espaço da tecnologia das relações sociais e da influência da TV e demais equipamentos eletrônicos no desenvolvimento da criança.

"Durante a pandemia, as crianças estão imersas no universo tecnológico, tanto como diversão, quanto o próprio ensino a distância. A gente que estimular uma reflexão sobre a necessidade de se desconectar e usar a sua imaginação na hora de brincas", afirma Maria Silvia do Nascimento, artista integrante do grupo.

Sinopse

O espetáculo conta a história de três crianças que se reúnem para brincar na casa da vovó. A brincadeira acaba quando, em meio a uma grande confusão, quebram seu brinquedo favorito: a TV. Para esconder o que aconteceu, elaboram planos divertidos e absurdos e, sem perceber, acabam descobrindo momentos mágicos ao se aproximarem uma das outras e da avó. Celulares, televisão, computador, internet, redes sociais… a tecnologia tornou mais próximo quem está longe, mas também mais longe quem está por perto. O que a geração smart pode aprender com a melhor idade? A peça retrata o encontro das duas fases extremas da vida - infância e a terceira idade - resgatando o valor da amizade e as brincadeiras tradicionais da infância, sem esquecer os benefícios da inovação dos meios de comunicação.

Sobre o grupo

A Companhia Asfalto de Poesia é formada por artistas egressas da Fundação das Artes de SCS e do IA-UNESP, que pesquisam as máscaras teatrais cômicas, em especial o nariz vermelho, uma dramaturgia autoral e o diálogo entre o humor e o universo feminino. O primeiro espetáculo da companhia, TV Sem Controle, foi contemplado pelo Proac 2009 e 2014, realizando apresentações e oficinas para professores do interior de São Paulo. Contando também com peças adultas em seu repertório, como O Martelo das Bruxas e Eu transito, a companhia promove intervenções, contações de história e oficinas de teatro em escolas e em eventos, parques e ruas, como na Virada Cultural, na Virada da Saúde, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Bibliotecas, SESCs, teatros municipais e espaços privados. Em 2016, a Cia.se junta a Cida Almeida para a produção do espetáculo Merlim, Arthur e o Bobo, com estreia no Sesc Pinheiros e circulação pelo Circuito Sescoop de Cultura .

Em 2018, a Cia. estreia o espetáculo "Pareias" com direção de Lilian Moraes (Grupo Off Sina e Escola Eslipa - RJ), ampliando suas parcerias em outros estados. Já em 2019, inicia a pesquisa sobre Inclusão com o espetáculo Poeira das Estrelas (direção Maria Silvia do Nascimento) e cria a série de contações de histórias As Fabulosas Histórias do Circo (direção Marcela Sampaio), todos com ampla circulação.

Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia: Cia. Asfalto de Poesia

Elenco: Amanda Massaro, Caio Marinho, Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento

Orientação pedagógica: Marcela Sampaio

Música original: Thiago Freire

Cenografia: Caio Marinho e Karine Lopes

Cenotecnia: Karine Lopes, Mauro Martorelli, Ruan Manuel Wissocq

Brinquedos: Paparicos e Cia.

Fotografia: Michel Igielka

Captação e edição de vídeo: Cinefoto Colapso

Programação Visual: Rafael Victor

Concepção de luz: Cleide Amorim e Marina Rodrigues

Equipe técnica: Felipe Scalzaretto, José Olegário e Rafael Fuzaro

Produção Geral: Amanda Massaro e Maria Silvia do Nascimento

Realização: Cia. Asfalto de Poesia

Assessoria de Imprensa: Sem Paredes Cultural

Serviço
Espetáculo "TV Sem Controle"
Data: Entre 15 a 17 de março
Horário: 10h e 14h
Local: Canal Cia. Asfalto de Poesia no Youtube
https://www.youtube.com/c/AsfaltodePoesia/
Público: Livre
Duração: 60 minutos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo