Brasil,

Projeto Pioneiros promove palestras e aulas online em escolas públicas para estimular ações em saneamento básico

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Cordeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Projeto da Aegea Saneamento contou com a participação de 107 jovens em 5 estados

A Aegea Saneamento realizou a segunda edição do Projeto Pioneiros, criado com o objetivo de estimular o pensamento inovador de estudantes de ensino médio de escolas públicas em identificar soluções alternativas para problemas de saneamento básico em suas localidades. A ação também promove itens importantes para a formação dos jovens como a reflexão sobre o futuro profissional, fortalece suas competências socioeconômicas e estimula o bom desempenho escolar.

Ao longo de 3 meses de duração do projeto, foram realizadas palestras e atividades com 107 alunos, que moram em regiões atendidas por 10 concessionárias da companhia, localizadas em 5 cidades do Mato Grosso do Sul, Manaus (AM), Barcarena (PA), Timon (MA), Teresina (PI) e Campo Grade (MS).

“Para Aegea é um imenso orgulho pelo segundo ano apoiar jovens sonhadores, oriundos de escolas públicas em diferentes cidades que a companhia opera. Isso reflete o que a empresa pensa e faz quando planeja os próximos 20, 30 anos de concessão em uma determinada região. Estes jovens têm a oportunidade de aprender diretamente com profissionais da Aegea, reforçando nosso entendimento e aproximação junto às comunidades que atendemos. Assim, caminhamos em uma evolução e aprendizado conjunto,” destacou Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento, no evento que premiou os principais projetos.

A pandemia trouxe o desafio de adaptar a primeira fase do projeto. Para isso, a Aegea disponibilizou tablets e conexão de internet para que os jovens acessassem os conteúdos da empresa, como palestras e aulas online. As aulas foram realizadas com a supervisão de tutores voluntários das concessionárias, e os participantes foram estimulados a desenvolver ideias visando solucionar um problema específico de saneamento básico de seu bairro. As ações passaram por uma banca examinadora composta por executivos de cada empresa local da Aegea que, ao final, selecionou 9 projetos como finalistas.

Todos os participantes receberam diplomas de “Pioneiros da Saúde”. Como reconhecimento, os jovens finalistas ganharam um kit exclusivo com materiais educacionais e participaram de uma cerimônia online que reconheceu as três iniciativas vencedoras. Os três projetos vencedores foram:

1º Lugar - Projeto “Mude os hábitos, mude o mundo” (Teresina-PI) - constituído pela aluna Daniella Hanna. Ação para conscientizar a reciclagem e descarte correto de itens de plástico e metal.

2º Lugar - Projeto ‘Renovando a interação entre as comunidades locais e suas ETEs’ (Manaus-AM) - constituído pela aluna Marcela Meireles Leocádio. A ação tem como objetivo conscientizar a comunidade local sobre o funcionamento e importância de uma estação de tratamento de esgoto

3º Lugar - Projeto “De Óleo no Futuro” (Sinop-MT) - constituído pelas alunas Rayane e Raynara. A iniciativa busca conscientizar sobre o descarte correto do óleo de cozinha, de modo que não agrida o meio ambiente.

A Aegea Saneamento acredita e investe em ações que proporcionam vidas mais dignas e saudáveis, respeitando as peculiaridades e o ciclo sustentável de cada região, com comprometimento ambiental e social.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar