Brasil,

JAPAN HOUSE SÃO PAULO confira a programação do projeto #JHSPONLINE até 15 de março

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Henrique Marani
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Atividades no ambiente online são uma imersão na cultura nipônica trazendo assuntos como intercâmbio estudantil no Japão, o desenvolvimento da caligrafia japonesa, podcast sobre gastronomia nipônica, além de atividades complementares às exposições

Por meio do projeto #JHSPONLINE, a Japan House São Paulo apresenta diariamente em suas redes sociais conteúdo diverso e curiosidades sobre o Japão de hoje com o objetivo de ampliar o conhecimento do público interessado no tema. Até 15 de março, os assuntos abordam a Olimpíada de Tóquio de 1964; a possibilidade de estudantes brasileiros realizarem intercâmbio no Japão e dicas acerca do tema; gastronomia japonesa e uma conversa entre mulheres sobre a arte da caligrafia japonesa.

Dando início à programação, no dia 04 de março, o assunto abordado em artigo será “Da ficção científica à realidade: as tecnologias da Olimpíada de Tóquio 1964”, tendo como contrapartida os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecerão este ano na capital japonesa. Os avanços tecnológicos para 2021 incluem uma variedade de robôs que irão recolher objetos, recepcionar atletas, interagir com crianças e auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção. Esta mesma indústria tecnológica também esteve presente nos jogos em Tóquio de 1964, fazendo com que o público pudesse ter acesso à transmissão via satélite, na criação do trem-bala e outros atrativos que servem até hoje como inspiração para a engenharia atual.

Também no dia 04 de março, às 19h, com a proposta de promover a troca de conhecimento, história, linguagem e cultura nipônica, a instituição realiza uma palestra exclusiva sobre a oportunidade de estudantes brasileiros realizarem um intercâmbio no Japão para usufruir da melhor experiência que o país pode trazer. O evento “O Japão de hoje: Intercâmbio, cultura e descobertas” traz ao público a possibilidade de se aprofundar nos estudos com as universidades japonesas, além da imersão cultural. O diretor de Eventos e Operações da Japan House São Paulo, Claudio Kurita, e Fernando Bozzon - global head da agência Spiible - responderão às dúvidas dos internautas em uma live no YouTube da instituição. No dia 05 de março, será o momento de tirar os planos do papel em relação aos estudos, pois em “Como se planejar para estudar no Japão” será explicado o passo-a-passo para alcançar esse objetivo. O artigo dará dicas de como definir uma meta, seja aprender o idioma japonês, seja fazer uma especialização em determinada área de estudo, em qual instituição estudar, por quanto tempo e como se inscrever em um curso, além da estimativa de gastos durante a estadia.

No dia 05 de março, às 17h, acontece o encontro virtual “Conhecendo DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”, que propõe revelar os conceitos em torno do tema e dados sobre a artista, que destaca em suas obras mensagens positivas de amor e esperança. Além disso, será abordado a expressividade por meio dos traços que constroem os ideogramas japoneses com significados potentes. A exposição - que foi prorrogada - fica em cartaz até 25 de abril, e a participação na atividade independe da visita presencial.

Dando continuidade ao tema Educação e como parte da programação da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão, em 08 de março, acontece a palestra “Turismo sustentável no Japão”, às 21h15, na plataforma Airmeet, onde a autora do blog Peach no Japão, Piti Koshimura, e Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, comentam sobre a convivência dos turistas com as comunidades locais e como esse laço pode promover o cenário das artes e fomentar a economia local, além de destacar a cultura, arquitetura e experiências em um passeio por diferentes províncias japonesas. Também no dia 8 de março, será publicado um vídeo sobre como construir um Fūrin, utilizando materiais como latas de alumínio e botões. Os fūrin, conhecidos como “sinos do vento”, marcam o verão japonês e seu som anuncia a sensação de frescor com a brisa que o movimenta.

No dia 09 de março, a Japan House São Paulo lança a 2ª Temporada de seu Podcast com a temática da riqueza e diversidade da gastronomia japonesa. Com episódios semanais, lançados às terças-feiras, o programa será apresentado por Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição; Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori. O primeiro episódio aborda o tópico “Cortes” com informações sobre a importância desta técnica no preparo dos alimentos e sua influência direta para realçar sabores, entre outras informações. Os chefs André Saburó e Tsuyoshi Murakami estão entre os convidados deste primeiro programa, além de Hugo Petry, especialista em facas; da chef Marisa Ono; de Marcelo Shimbo, fundador da Empório 481; e Ricardo Secchis, da Beef Passion. Como complemento, neste mesmo dia, o canal do YouTube da instituição apresentará um vídeo relacionado ao tópico ‘Cortes”, com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, permitindo que os ouvintes do episódio possam passar à prática do tópico abordado no podcast.

Ainda em 09 de março, às 21h15, também na plataforma Airmeet, a Japan House São Paulo compartilhará dados sobre estudos na área de tecnologia, por meio da palestra “Robótica: Uma visão do passado, presente e futuro”. O público interessado em ingressar nos estudos na área da robótica, sobretudo nas instituições japonesas que são referência no assunto, terá uma percepção de como é estudar no Japão. Uma aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, que em 2020 participou do programa de mobilidade acadêmica no Shibaura Institute of Technology – SIT, em Tóquio, e o Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, também do Instituto Mauá de Tecnologia, estarão presentes para conversar sobre robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, entre outros temas que contribuirão para o desenvolvimento dos robôs do futuro.

Já na live “Caligrafia Japonesa - Entre Mulheres”, em 10 de março, às 19h, o Shodō ou “caminho da escrita”, será o centro da conversa entre a professora da Unifesp, Michiko Okano e as convidadas: Profa. Neide Hissae Nagae, da Universidade de São Paulo, e a artista nipo-brasileira Catarina Gushiken. Na ocasião, elas comentarão sobre o desenvolvimento da escrita por meio da literatura no período Heian (794-1185) e sua influência até os dias de hoje. O tema da conversa é motivado pela exposição em cartaz na instituição, “DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”.

Como complemento à exposição em cartaz no segundo andar da Japan House São Paulo, acontece no dia 12 de março, o encontro “Conhecendo Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão” em torno das embalagens japonesas conhecidas por serem cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade. Serão apresentados, pelo Educativo da instituição, alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens. A participação independe da visita à exposição. Por fim, no dia 15, no vídeo Fantoches de Oni, será possível aprender a fazer fantoches, utilizando caixas de leite e outros materiais recicláveis, dessas criaturas populares do folclore nipônico, parecidos com ogros, que estão presentes no imaginário das crianças e adultos no Japão.

Confira abaixo a programação completa até 15/03:
Artigo: Da ficção científica à realidade: as tecnologias da Olimpíada de Tóquio 1964
Quando: 04 de março (Quinta-feira)
Conteúdo: O desenvolvimento tecnológico que o Japão apresenta desde a Olimpíada de Tóquio de 1964 e que serão adaptadas para a que irá ocorrer neste ano
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

O Japão de hoje: Intercâmbio, cultura e descobertas
Quando: 04 de março, às 19h (Quinta-feira)
Conteúdo: Imersão na cultura nipônica e possibilidades de intercâmbio no Japão
Onde: https://www.youtube.com/japanhousesp

Artigo: Como se planejar para estudar no Japão
Quando: 05 de março (Sexta-feira)
Conteúdo: Passo-a-passo de como se planejar para ingressar em instituições de ensino japonesas, escolha do curso e estimativa de custos
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

Evento: “Conhecendo DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”
Quando: 05 de março, às 17h (Sexta-feira)
Conteúdo: Conceitos em torno do Shodo e sobre a artista, que destaca em suas obras mensagens positivas de amor e esperança.
Onde: Zoom
Link de acesso: http://bit.ly/KanazawaOn

Turismo sustentável no Japão
Quando: 08 de março, às 21h15 (Segunda-feira)
Conteúdo: Aproximação dos turistas nas comunidades locais, destacando a arquitetura, cultura e troca de experiências
Onde: Airmeet
Inscrição obrigatória: https://www.feiradojapao.com/#Ingressos

Vídeo: Oficina de Fūrin
Quando: 08 de março (Segunda-feira)
Conteúdo: Como construir um Fūrin, conhecidos como “sinos do vento” no Japão, utilizando materiais como latas de alumínio e botões.
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

2ª Temporada Podcast Japan House São Paulo
Quando: 09 de março, às 17h (Terça-feira)
Conteúdo: Informações sobre a importância da técnica do corte no preparo dos alimentos e sua influência direta para realçar sabores, entre outras informações.
Onde: https://www.japanhousesp.com.br/podcast/ e nos principais players de podcasts do mercado

Receita com a Telma Shiraishi, chef do Restaurante Aizomê
Quando: 09 de março (Terça-feira)
Conteúdo: Vídeo relacionado ao tópico ‘Cortes” para ampliar a experiência e o conhecimento do tema abordado no primeiro episódio do podcast
Onde: https://www.youtube.com/japanhousesp[Quebra da Disposição de Texto]

Robótica: Uma visão do passado, presente e futuro
Quando: 09 de março, às 21h15 (Terça-feira)
Conteúdo: Conversa sobre robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, entre outros temas que contribuirão para o desenvolvimento dos robôs do futuro.
Onde: Airmeet
Inscrição obrigatória: https://www.feiradojapao.com/#Ingressos

Live: Caligrafia Japonesa - Entre Mulheres
Quando: 10 de março, às 19h (Quarta-feira)
Conteúdo: Sobre o papel das mulheres no desenvolvimento da escrita japonesa no período Heian e a influência da caligrafia japonesa na arte contemporânea, com a artista Catarina Gushiken e as professoras Michiko Okano e Neide Hissae Nagae
Onde: https://youtu.be/1BPbXP2Zvak

Evento: Conhecendo Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão
Quando: 12 de março, às 17h (Sexta-feira)
Conteúdo: As embalagens japonesas são cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade, nestes encontros apresentaremos alguns designs de produtos do país, sua evolução e também as transformações de técnicas tradicionais na criação de embalagens.
Onde: Zoom
Link de acesso: http://bit.ly/EmbalagensOn

Vídeo: Fantoches de Oni
Quando: 15 de março (Segunda-feira)
Conteúdo: Neste vídeo, vamos criar Fantoches de Oni, utilizando caixas de leite e outros materiais. Os Oni são criaturas populares do folclore nipônico, parecidos com ogros, que estão presentes no imaginário das crianças e adultos no Japão.
Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar