Brasil,

Theatro São Pedro inicia temporada com concertos sinfônicos em março

Crédito: Heloísa Bortz Crédito: Heloísa Bortz

Theatro São Pedro lança sua temporada para o primeiro semestre de 2021 com espetáculos divididos em séries de óperas de câmara, concertos sinfônicos, música de câmara e um programa conjunto de música e balé com a São Paulo Companhia de Dança.

A programação se inicia nos dias 6 e 7 de março.

Apresentações também serão transmitidos ao vivo pela internet

A Orquestra do Theatro São, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre a temporada 2021 com concerto nos dias 6 e 7 de março, às 16h e 17h, respectivamente. Sob regência de Ligia Amadio, a apresentação conta com a participação da soprano Edna D’Oliveira e do barítono Michel de Souza. No repertório, obras de Händel, Mozart, Alberto Costa e Villa-Lobos. Os concertos homenageiam a soprano Heidi Alves Lazzarini (1939-2003).

O segundo concerto acontece nos dias 8 e 9 de maio, e tem como convidado o maestro Ira Levin, que tem atuação dupla no programa: além de comandar a Orquestra do Theatro São Pedro na suíte O Burguês Fidalgo, de Richard Strauss, ele também interpreta ao piano o Concerto nº 17 de Mozart. Os concertos acontecem às 20h e 17h, respectivamente.

Os ingressos para os concertos sinfônicos da Orquestra do Theatro São Pedro vão de R$ 15 (meia) a R$ 30, e estão à venda no site www.theatrosaopedro.byinti.com

Óperas de Câmara

A programação do primeiro semestre conta ainda com dois programas dedicados a óperas de câmara com a participação da Orquestra do Theatro São Pedro. Cada um deles traz dois títulos, e serão apresentados em duas récitas, sempre aos sábados e domingos, às 20h e 17h, respectivamente.

Os ingressos para as óperas de câmara vão de R$ 15 (meia) a R$ 30, e estão a venda no site www.theatrosaopedro.byinti.com.

Sócrates, de Erik Satie, e O Marinheiro Pobre, de Darius Milhaud, abrem a série, nos dias 22 e 23 de maio. Com direção musical de Gabriel Rhein-Schirato, e encenação de Caetano Vilela, o programa traz um elenco formado por Gabriella Pace (soprano), Victor Lucas Bento (contratenor), Paulo Mandarino (tenor), Vinicius Atique (barítono) e Eduardo Janho-Abumrad (baixo).

Já nos dias 26 e 27 de junho, é a vez de Renard, de Igor Stravinsky, e Mozart e Salieri, de Nikolai Rimsky-Korsakov. Com direção musical de André Dos Santos, e direção cênica de William Pereira, as óperas são interpretadas por um elenco formado por Giovanni Tristacci (tenor), Daniel Umbelino (tenor) e Anderson Barbosa (baixo).

Balé no #NossoTheatro

Entrando no seu quinto ano de parceria, o Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança trazem o balé de volta ao palco Theatro São Pedro, em um espetáculo com quatro récitas, entre os dias 22 e 25 de abril. Com a Orquestra do Theatro São Pedro, sob regência de Cláudio Cruz, bailarinos da São Paulo Companhia de Dança interpretam coreografias de Antonio Gomes e Márcia Haydée para a Valsa de Esquina e Congada, de Francisco Mignone, e para a suíte Dom Quixote, de Ludwig Minkus.

Os ingressos para os espetáculos conjuntos da Orquestra do Theatro São Pedro com a São Paulo Companhia de Dança vão de R$ 20 (meia) a R$ 40, e estão a venda no site www.theatrosaopedro.byinti.com.

Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro

A Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Estado São Pedro apresentam um concerto encenado, nos dias 12 e 13 de junho. Sob direção musical de Priscila Bomfim, e direção cênica de Julianna Santos, os grupos interpretam uma seleção de árias do bel-canto e da música do século XX, dos compositores Igor Stravinsky, Benjamin Britten, Vicenzo Bellini e Gaetano Donizetti.

Os ingressos para o programa da Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro vão de R$ 15 (meia) a R$ 30, e estão a venda no site www.theatrosaopedro.byinti.com.

Música de Câmara

A série de Música de Câmara do primeiro semestre do Theatro São Pedro conta com quatro espetáculos, cada um com uma récita, sempre aos domingos, às 17h. Com direção musical de Ricardo Ballestero e direção cênica e iluminação de Alini Santini, a série intitulada Além da Canção busca reimaginar o gênero de câmara na atualidade, articulando diálogos entre diferentes repertórios e performances, e reivindicando o protagonismo de compositoras e compositores ainda pouco interpretadas nas salas de concerto.

Os ingressos para os espetáculos de música de câmara vão de R$ 5 (meia) a R$ 10, e estão à venda no site www.theatrosaopedro.byinti.com.

No dia 11 de abril será apresentado o concerto Reais e Imaginárias, com o Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro, com participação da soprano Manuela Freua. Dividido em quatro segmentos — Mães d’Água, Canções de Exílio, Na Floresta e Isobel — o repertório conta com obras de Gabriel Fauré, Hugo Wolf, Heitor Villa-Lobos, Hekel Tavares, Henry Cowell, George Gershwin e Björk.

Pauline, uma Biografia Musical é o segundo programa da série, apresentado no dia 2 de maio. Com Ricardo Ballestero ao piano, o repertório tem como solista a mezzo-soprano Luciana Bueno, e faz um panorama da carreira da cantora e pianista Pauline Viardot-Garcia, personagem influente da música europeia do século XIX, por meio de obras de Gioachino Rossini, Manuel Garcia, Charles Gounod, Frédéric Chopin e Camille Saint-Saëns, além da própria Pauline Viardot.

O terceiro compromisso da série, Fanny e Clara, se debruça também sobre duas compositoras cujas influências na música ocidental ainda não têm o devido reconhecimento: Clara Schumann e Fanny Mendelssohn. Obras de suas produções camerísticas são apresentadas no dia 30 de maio, com a Orquestra do Theatro São Pedro e a soprano Camila Titinger.

Fecha a série o programa I, too, sing, que busca intersecções entre a música clássica e a poesia e o jazz, na produção de duas compositoras e um compositor negro: Tania León, Florence Price e John Daniels Carter. Com o Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro e a soprano Erika Muniz, o espetáculo é apresentado no dia 6 de junho.

Os espetáculos presenciais no Theatro São Pedro seguem todos os protocolos de segurança e prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo para retomada consciente das atividades. Ao público espectador presente na Sala de Espetáculos, é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador, disponível no site.

Transmissões ao vivo

Todos os espetáculos da temporada do Theatro SãoPedro terão transmissões ao vivo e podem ser vistos gratuitamente pelo canal de YouTube: youtube.com/TheatroSaoPedroTSP

A programação completa está disponível no site: http://theatrosaopedro.org.br/

SERVIÇO

Theatro São Pedro | Programação do primeiro semestre

Abertura da temporada | Concerto Sinfônico

6 de março, sábado, 16h

7 de março, domingo, 17h

Orquestra do Theatro São Pedro

Ligia Amadio, regente

Edna D’Oliveira, soprano

Michel de Souza, barítono

Händel, Mozart, Costa e Villa-Lobos

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL

Concerto Grosso em Lá menor, Op.6, n.4

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL
Rinaldo

Lascia ch’io pianga
Sibillar gli angui d’Aletto

WOLFGAN AMADEUS MOZART
As Bodas de Fígaro

Abertura
Dove sono?
Hai gia vinta la causa

Crudel perché finora farmi languir così?

WOLFGAN AMADEUS MOZART
A Flauta Mágica

Papagena, Weibchen, Täubchen, meine schöne
Pa pa pa pa Papageno

ALBERTO COSTA
Canto da saudade

[arr.: Daniel Seixas]

HEITOR VILLA-LOBOS

Bachianas Brasileiras n.4

I. Prelúdio

HEITOR VILLA-LOBOS

Miniaturas para canto e orquestra de câmara

I. Viola (Poesia de Sílvio Romero)

II. Cromos nº 2 (Poesia de B. Lopes)

III. Cromos nº 3 (Poesia de Abílio Barreto)

HEITOR VILLA-LOBOS

Canção de amor

*-*-*

Reais e Imaginárias | Música de Câmara

11 de abril, domingo, 17h

Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro

Ricardo Ballestero, direção musical

Aline Santini, direção cênica e iluminação
Manuela Freua, soprano
Fauré, Wolf, Villa-Lobos, Tavares, Cowell, Geshwin e Björk

[Mães d´água]

GABRIEL FAURÉ/CATULLE MENDÈS
La fleur qui vai sur l´eau

HUGO WOLF/EDUARD VON MÖRIKE
Nixe Bisenfuss

HEITOR VILLA-LOBOS/MÁRIO DE ANDRADE
Iára

[Canções de Exílio]

HUGO WOLF/ JOHANN WOLFGANG VON GOETHE
Kennst du das Land

HEKEL TAVARES/MURILO ARAÚJO
Banzo

[Na Floresta]

HENRY COWELL
The Banshee, para piano solo

GEORGE GERSHWIN/IRA GERSHWIN
Lorelei

[Isobel]

BJÖRK
Human behavior

Isobel

Bachelorette

[arr.: Danilo Alves]

*-*-*

Madrugada / Suíte Dom Quixote | Balé no #NossoTheatro

22, 23 e 24 de abril, quinta, sexta e sábado, 20h

25 de abril, domingo, 17h

Orquestra do Theatro São Pedro

São Paulo Companhia de Dança

Cláudio Cruz, regente

Antonio Gomes, coreografia (Madrugada, Valsas e Esquina)

Márcia Haydée, coreografia (Suíte Dom Quixote)

Mignone e Minkus

20 de abril, terça-feira, 15h | concerto didático


Madrugada

FRANCISCO MIGNONE

Valsas de Esquina

[orq.: Rubens Russomanno Ricciardi]

FRANCISCO MIGNONE

Congada

Suíte Dom Quixote
LUDWIG MINKUS

O Sonho de Dom Quixote

[arr.: Lucas Pigari]

*-*-*

Pauline, uma Biografia Musical | Música de Câmara

2 de maio, domingo, 17h

Ricardo Ballestero, direção musical e piano
Aline Santini, direção cênica e iluminação
Luciana Bueno, mezzo-soprano

Rossini, García, Viardot, Gounod, Chopin e Saint-Saëns

GIOCCHINO ROSSINI
Adieux à la vie

MANUEL GARCÍA
Caramba

GIOCCHINO ROSSINI
Canzonetta Spagnuola

PAULINE VIARDOT
Sérénade

CHARLES GOUNOD
Bolero
O ma lyre imortelle (da ópera Sapho)

FRÉDÉRIC CHOPIN
Mazurka, Op.14, n.4

PAULINE VIARDOT
Aime-moi (sobre Mazurka de Chopin)

PAULINE VIARDOT
Haï luli!

CAMILLE SAINT-SAËNS
Mon Coeur s´ouvre à ta voix (da ópera Samson et Dalila)

*-*-*

Mozart e Strauss | Concerto Sinfônico

8 de maio, sábado, 20h

9 de maio, domingo, 17h

Orquestra do Theatro São Pedro

Ira Levin, regente e piano

Mozart e Strauss

WOLFGAN AMADEUS MOZART
Concerto para Piano n.17 em Sol maior

RICHARD STRAUSS
O Burguês Fidalgo, Op. 60

*-*-*

Sócrates / O Marinheiro Pobre | Óperas de Câmara

22 de maio, sábado, 20h

23 de maio, domingo, 17h

Sócrates, de Erik Satie

O Marinheiro Pobre, de Darius Milhaud

Orquestra do Theatro São Pedro

Gabriel Rhein-Schirato, direção musical

Caetano Vilela, encenação

Gabriella Pace, soprano
Victor Lucas Bento, contratenor

Paulo Mandarino, tenor

Vinicius Atique, barítono
Eduardo Janho-Abumrad, baixo

ERIK SATIE
Sócrates

DARIUS MILHAUD
O Marinheiro Pobre

*-*-*

Clara e Fanny | Música de Câmara

30 de maio, domingo, 17h

Orquestra do Theatro São Pedro

Ricardo Ballestero, piano e direção musical
Aline Santini, direção cênica e iluminação

Camila Titinger, soprano

Clara Wieck Schumann e Fanny Hensel-Mendelssohn

CLARA WIECK SCHUMANN

3 Romances para violino e piano, Op.22

Das Veilchen

Er ist gekommen in Sturm und Regen, Op.12, n.1

Die stille Lotosblume, Op.13, n.6

Mein Stern

Liebeszauber, Op.13, n.3

FANNY HENSEL-MENDELSSOHN

Trio para violino, violoncelo e piano, Op.11

Morgenständchen

Abendbild

Nacht ist wie stilles Meer

Nach Süden

Lied ohne Worte, Op.8, n.3 para piano solo


*-*-*

I, too, sing | Música de Câmara

6 de junho, domingo, 17h

Quarteto de Cordas Orquestra do Theatro São Pedro

Ricardo Ballestero, piano e direção musical

Aline Santini, direção cênica e iluminação

Erika Muniz, soprano

León, Prince e Carter

TANIA LEÓN (1943)
Atwood songs

FLORENCE PRICE (1887-1953)
Five Folksongs in Counterpoint

JOHN DANIELS CARTER (1932-1981)
Cantata

*-*-*

Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro | Stravinsky, Britten, Bellini e Donizetti

12 de junho, sábado, 20h

13 de junho, domingo, 17h

Academia de Ópera do Theatro São Pedro

Orquestra Jovem do Theatro São Pedro
Priscila Bomfim, direção musical
Julianna Santos, direção cênica

Stravinsky, Britten, Bellini e Donizetti

11 de junho, quarta-feira, 19h | ensaio aberto

IGOR STRAVINSKY (1882-1971)
The Rakes Progress

No word from Tom... I go, I go to him

My tale shall be told

BENJAMIN BRITTEN (1 913-1976)
The Rape of Lucretia

Give him this orchid

VINCENZO BELLINI (1801-1835)

I Puritani

Qui la voce
Ah, per sempre io ti perdei

Norma

Sgombra è la sacra selva

GAETANO DONIZETTI (1797-1848)

La Favorita

Spirto gentil
O mio Fernando

O Elixir do amor

Bella Adina!

*-*-*

Renard / Mozart e Salieri | Óperas de Câmaras

26 de junho, sábado, 20h

27 de junho, domingo, 17h

Renard, de Igor Stravinsky

Mozart e Salieri, de Nikolai Rimsky-Korsakov

Orquestra do Theatro São Pedro

André Dos Santos, regência

William Pereira, direção cênica

Giovanni Tristacci, tenor

Daniel Umbelino, tenor

Anderson Barbosa, baixo

IGOR STRAVINSKY

Renard

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV

Mozart e Salieri

Bilheteria

Neste momento, não haverá venda de ingressos na bilheteria do Theatro São Pedro. Os ingressos para todos os espetáculos devem ser adquiridos exclusivamente pelo site (https://theatrosaopedro.byinti.com/)

Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Theatro São Pedro

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo