Brasil,

MASP, Osesp e B3 iniciam ciclo de concertos online e gratuitos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Simon Widman
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Dia 3 de março às 20 horas acontecerá a primeira apresentação, que pode ser vista no canal do museu no Youtube

A programação 2021 da série Osesp MASP, projeto lançado em 2015 e que combina arte e música, terá início no dia 3 de março. Como ocorreu no segundo semestre do ano passado, em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as apresentações serão online. Os concertos ocorrerão no Auditório do MASP, sem plateia, e serão transmitidos ao vivo pela página do museu no YouTube. Posteriormente os vídeos ficarão disponíveis na rede social do MASP por tempo ilimitado.

O projeto estabelece diálogos entre a arte e a música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre artistas e compositores clássicos. Em cada data, um especialista convidado faz a conexão entre a obra de arte escolhida e composição musical executada pela orquestra.

Para a apresentação de abertura da temporada 2021 foi escolhida a obra Casario com paisagem (1958), de Francisco Rebolo (1902-1980), pertencente ao Comodato MASP B3. O palestrante convidado, Felipe Martinez, estabelecerá paralelos entre a pintura e as composições do brasileiro Francisco Mignone (1897-1986).

Até o mês de julho as apresentações mensais terão o patrocínio exclusivo da B3, a bolsa brasileira. Dentro dessa parceria, as obras que dialogarão com a música poderão ser tanto do acervo do MASP quanto do Comodato MASP B3.

Comodato MASP B3

O Comodato MASP B3 possibilitou a cessão por um período de trinta anos de 66 obras de 28 artistas pertencentes às coleções das antigas BM&F e Bovespa. As obras abarcam um período de cerca de cem anos de arte brasileira. A iniciativa foi uma homenagem da B3, a bolsa brasileira, aos ex-conselheiros da BM&F e Bovespa.

SERVIÇO
Osesp MASP
3 de março(quarta-feira) – 20 horas
Link para assistir aos bate-papos e aos espetáculos: youtube.com/maspmuseu.
Acesso gratuito

Programação

FRANCISCO MIGNONE - Quatro Peças Brasileiras para quarteto de fagotes

[12 minutos]

CAMALEON BASSOONS

Alexandre Silvério fagote

Francisco Formiga fagote

José Arion Linarez fagote

Romeu Rabelo fagote

Mariana Bergsten fagote

HEITOR VILLA LOBOS - Choro No. 5 (Arranjo de Romeu Rabello)

[5 minutos]

Marocas

Maxixando

Nazareth

Toada

FRANCISCO MIGNONE Serenata bem Acabada (para 4 fagotes)

Andante

TOM JOBIM / VINÍCIUS DE MORAES

Orfeu da Conceição (Arranjo de Romeu Rabello) [7 minutos]

MEHMARI Cinco Movimentos para Cinco Fagotistas [24 min, estreia mundial]

- Lundú / Navio Negreiro

- Polca - Choro

- Frevo

- Valsa Brasileira

- Cantilena

Palestrante

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP.

Obra comentada

Francisco Rebolo

Casario com paisagem (1958) - Comodato MASP B3


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar