Brasil,

NEP-Mackenzie realiza evento para compartilhar resultados de pesquisas sobre os Estudos de Futuro

Gratuito e com transmissão aberta pelo canal do Mackenzie Brasília no youtube , III Encontro Anual do NEP-Mackenzie inaugura ciclo de trabalhos do grupo, em 2021, com a apresentação de dados relevantes registrados após investigações iniciadas ano passado

A terceira edição do Encontro Anual do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (NEP-Mackenzie Brasília) - ENEP - está marcada para os dias 2 e 3 de março, em formato on-line, com transmissão aberta e gratuita pelo canal oficial da Faculdade no youtube (youtube.com/mackenziebrasilia) .

O evento marca o reinício dos trabalhos do grupo, com a apresentação do andamento das pesquisas iniciadas ou das investigações concluídas pelo grupo em 2020. A ideia é, essencialmente, compartilhar com a sociedade os resultados alcançados ao longo do ano, destacando, entre as ações, por exemplo, as contribuições recentes para o Governo Federal e para a Academia, além da participação na reunião anual de Foresight de Governo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para isso, o NEP-Mackenzie também preparou mais uma edição especial da Revista Mackenzie, com 13 artigos inéditos sobre as reflexões, atividades e conquistas do Grupo, neste período. O documento está disponível para download neste link.

O ENEP ocorrerá nas tardes dos dias 2 e 3 de março, das 15h30 às 18h, com programação que contempla debates sobre as Competências essenciais para construção e planejamento de cenário, o Futuro do Trabalho no Brasil em 2030, A prospectiva e o uso da inteligência coletiva para uma gestão pública por governança, as Perspectivas filosóficas sobre estudos de futuro e outros assuntos. Os painéis serão apresentados por membros e colaboradores do Grupo, que compõem cadeiras estratégicas em órgãos públicos e empresas privadas de grande porte.

A abertura do Encontro terá a participação de Ricardo Borges de Castro, Membro Associado da Global Fellowship Initiative, Geneva Centre for Security Policy, e ex-Conselheiro em Prospectiva Estratégica do European Political Strategy Center (EPSC), o think tank interno da Comissão Europeia. Conduzirão a solenidade o professor Domingos Spezia, vice-diretor Acadêmico da FPMB e a professora Elaine Marcial, coordenadora do NEP-Mackenzie e da Pós-Graduação em Cenários Prospectivos Inteligência, Cenários e Gestão Estratégica.

A Revista Mackenzie Especial do NEP-Mackenzie complementa as apresentações abordando temas como as Perspectivas filosóficas a respeito de estudar o futuro, os Dados de Prospectiva, a Estrutura científica explícita para planejamento por cenários, a Avaliação dos estudos de futuro para o planejamento em ciência, tecnologia e inovação, Os jovens e o Futuro do Trabalho no Brasil, a Plataforma Future - uma rede de experts conectada no ‘por vir’, a Gestão Estratégica para uma nova época, destacando a análise de risco e de cenários, e outras questões de igual importância

NEP-Mackenzie e os Estudos de Futuro

O NEP-Mackenzie foi criado em julho de 2018 e tem como objetivo realizar e divulgar a produção científica e tecnológica no campo dos estudos de futuro. A pesquisa neste campo pretende, entre outras questões, organizar e assegurar um processo decisório mais assertivo, contribuindo para o sucesso da empresa ou do órgão público frente a cenários políticos, econômicos e sociais impactados por algum acontecimento relevante na atual conjuntura.

Os Estudos do futuro compõem uma ciência que não se dedica a adivinhar o que está por vir, mas sim a pensar, de forma estratégica e alinhada, eventos que poderão ocorrer em algum momento do futuro, a depender de ações/eventos no presente e/ou situações que poderão ser concretizadas em algum outro momento. A avaliação destes possíveis cenários, seguindo rigorosos critérios metodológicos, geram informações importantes para que organizações e nações possam planejar movimentos para escapar de crises ou encontrar oportunidades.

Tanto a construção de cenários quanto a produção de inteligência são atividades altamente especializadas e necessitam do desenvolvimento de competências para que produzam bons resultados. "O NEP-Mackenzie tem dado contribuições importantes ao governo, a empresas e a pesquisas em outros segmentos acadêmicos. Ano passado, lançamos o livro Cenários Pós-covid 19 , possíveis impactos sociais e econômicos no Brasil e duas publicações especiais da Revista Mackenzie, discutindo nossas pesquisas ( Revista 1 | Revista 2 ). No ENEP iremos apresentar o que fizemos em 2020 e compartilhar nossos resultados, buscando, sempre, favorecer a ciência, em tempos tão complexos", explicou a professora Elaine.

SERVIÇO

III ENEP - Encontro Anual do NEP-Mackenzie

Programação e links para assistir

02/03/2021 - terça-feira
https://youtu.be/MiIDhXV05T0

15:30 - 15:50 - Abertura

Prof. Professor Domingos Sávio Spezia - Coordenador Acadêmico

Dra. Elaine Marcial, Coordenadora do NEP-Mackenzie

15:50 - 17:10 - Palestras de abertura: Estudos de futuro: potencialidades e desafios

Dr. Ricardo Borges de Castro (Membro Associado, Global Fellowship Initiative, Geneva Centre for Security Policy e ex-Conselheiro em Prospectiva Estratégica do European Political Strategy Center -EPSC, o think tank interno da Comissão Europeia)

17:10 - 18:00 - Com engajar diversas instituições para a prática do foresight? Reflexões a partir do evento anual da OCDE.

Dra. Elaine Marcial

Dr. Rodrigo Leal

Dr. Ricardo Borges de Castro

03/03/2021 - quarta-feira
https://youtu.be/KqZjx5hCoY0

15:30 - 15:50 Dra. Elaine Marcial - Resultados do NEP-Mackenzie 2020

15:50 - 16:00 Dr. Marcello Pio - Competências essenciais para construção e planejamento de cenário

16:00 - 16:10 Ms. Marcos Pena - Perspectivas filosóficas sobre estudos de futuro

16:10 - 16:20 Dr. Thomaz Frangalia- Avaliação de cenários prospectivo

16:20 - 16:30 Dr. Rodrigo Mendes Leal - Cenários Prospectivos, Estratégia e Gestão de Riscos

16:30- 16:40 Ms. Marcos Françozo - Usos da prospectiva na definição da estratégia: a experiência da União Europeia e do Reino Unido

16:40 - 16:50 Ms. Livia Torres - Observatório Solos - Desafios na consolidação de uma instância prospectiva numa unidade de pesquisa da Embrapa

16:50- 17:00 Mestranda Carolina Lopes -Futuro do Trabalho no Brasil em 2030

17:00 - 17:10 Ms. Ariel Cecilio Garces Pares - A prospectiva e o uso da inteligência coletiva para uma gestão pública por governança

17:10 - 17:20 Perguntas, debate e encerramento (Elaine Moderadora)

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo