Brasil,

Inscrições abertas para programa gratuito de capacitação em segurança cibernética

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jornalismo - CNI
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Programa CiberEducação, da Cisco em parceria com o SENAI, já formou mais de 500 profissionais na área. Inscrições para nova etapa encerram em 8 de março

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Cisco do Brasil lança nova etapa do Programa CiberEducação, voltado para a segurança digital. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 8 de março pelo site da Cisco ou pelas academias NetAcad do SENAI (PA, SC, DF, PR e BA). Realizado de forma 100% remota, o CiberEducação conta com quatro fases.

A primeira, em março, é uma maratona de conhecimento: o Learn-A-Thon. A partir do curso exploratório Fundamentos de Cibersegurança, os inscritos iniciam uma maratona de aprendizado autodidata com duração de três semanas. Os melhores alunos concorrem a 1.300 bolsas gratuitas para cursos de formação profissional, oferecidas pela Cisco e seus parceiros.

Além do Learn-A-Thon, o programa CiberEducação tem as seguintes etapas:

- Capacitação Profissionalizante de Alunos: 1.300 estudantes selecionados do Learn-A-Thon serão capacitados no curso profissionalizante CCNA 1, focado em redes, e no Network Security, que prepara para carreiras especializadas em segurança de infraestrutura. Esta fase também incluirá formações complementares em conjunto com parceiros educacionais do Cisco Networking Academy.

- Capacitação de Instrutores: o programa também incluirá a formação de professores no novo curso Network Security. Este curso irá substituir o atual CCNA Security. O objetivo desta fase é criar uma cadeia sustentável de educadores brasileiros em Segurança Cibernética. Os instrutores atuarão como multiplicados de conteúdo da Networking Academy nas suas instituições.

- Oportunidade de Estágio e Emprego: na última fase os melhores alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Os melhores talentos terão acesso a um programa de estágio ou emprego, posições que serão oferecidas por parceiros e clientes Cisco.

Formando a próxima geração de profissionais de segurança digital

O Programa CiberEducação conta com parceiros estratégicos: SENAI, Centro Paula Souza, Escola de Comunicações do Exército Brasileiro e SENAC Minas Gerais. O objetivo é ampliar o número de profissionais capacitados para o mercado de trabalho na área de cibersegurança, uma das que mais crescem e que mais ofertam vagas no país.

A primeira onda de formação, lançada em julho de 2020, atingiu mais de 17 mil estudantes de todo o país, que participaram da maratona do conhecimento. A fase final formou 513 estudantes nos programas profissionalizantes de cibersegurança. Os 100 melhores alunos da turma de 2020 vão ganhar um voucher integral para aplicarem à prova de certificação CyberOps Associate. Ao todo, mais de 80 academias Cisco Networking Academy de 20 Estados participaram do Programa CiberEducação.

“Temos trabalhado para construir um futuro inclusivo para todos. O Programa CiberEducação tem um papel muito importante para dar oportunidade para que jovens de todo o país possam ingressar em um segmento em constante crescimento, que é o de cibersegurança. Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a inclusão de milhares de estudantes que já passaram pelo nosso programa no ano passado e com os próximos que chegarão nesta nota etapa”, afirma Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

O gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, lembra que, além das unidades NetAcad, a instituição lançou cinco academias de segurança cibernética em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS). Os espaços contam com equipamentos e sistemas que formam um ambiente seguro para realização de competições cibernéticas, palestras, consultorias e cursos.

“A parceria com a Cisco nos permite levar uma formação de qualidade para alunos de qualquer parte do Brasil com acesso a internet. Os cursos atendem as demandas do mercado de trabalho e das empresas, com conteúdo e atividades práticas alinhados às novidades da área de tecnologia da informação e de segurança cibernética”, destaca Morgado.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco inspira novas possibilidades ao reinventar suas aplicações, proteger seus dados, transformar sua infraestrutura e capacitar suas equipes para um futuro global e inclusivo.

Sobre o SENAI

Maior complexo privado de educação profissional e de serviços tecnológicos da América Latina e um dos maiores do mundo, o SENAI completou 79 anos no dia 22 de janeiro, com mais de 77 milhões de trabalhadores formados em 28 áreas industriais. Presente em cerca de 3.200 municípios, com 583 unidades fixas e 487 unidades móveis, sendo dois barcos-escola, a rede oferta cursos que vão da iniciação profissional até a graduação e a pós-graduação tecnológica.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar