Brasil,

Devido Ao Grande Sucesso “Mostra De Cinema Noir” No Petra Belas Artes Terá Segunda Semana De Exibição Junto Com Estreia Na “Mostra Buñuel E Carriei” Que Começa Nessa Quinta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sinny Assessoria
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

As “Mostras Especiais do Belas” que acontecem desde dezembro a preços populares no cinema mais amado de São Paulo, estão fazendo sucesso entre os cinéfilos paulistanos

“A Marca da Maldade” de Orson Welles, “No Silêncio da Noite” Humphrey Bogart e “Fuga do Passado” entram na programação

Desde dezembro de 2020, o Petra Belas Artes vem realizando as “Mostras Especiais do Belas” que têm atraído os cinéfilos de São Paulo. Começando com uma Mostra de Cinema Coreano, o cinema mais amado de São Paulo, já exibiu nos últimos meses, um recorte de filmes Italianos, alguns dos principais filmes do ator argentino Ricardo Darín (que foi inclusive reprisada, devido ao sucesso de público), uma mostra do diretor italianos Ettore Scola e na última semana a “Mostra de Cinema Noir” teve recorde de público no cinema, e por isso continuará em cartaz, com novos filmes na programação.

E a ideia é que as “Mostras Especiais do Belas” não parem por aí e o Petra Belas Artes ainda tem programado quase uma dezena delas para as próximas semanas, atendendo a pedidos do nosso tão querido público, que comparecem ao cinema para aproveitar nossa curadoria com conforto e segurança.

E por isso, nessa semana, além da continuação da “Mostra de Cinema Noir”, o cinema recebe de 25/02 até 01/03 a “Mostra Buñuel e Jean Claude Carriere”.

Sobre as Mostras:

A “Mostra de Cinema Noir” que estará em cartaz por mais uma semana, agora de 25/02 até 01/03 exibe alguns dos principais filmes do estilo noir. Um movimento fortemente influenciado pelo expressionismo alemão da época do nazismo, quando diversos diretores alemães, entre eles Fritz Lang, emigraram para os Estados Unidos levando as suas técnicas de filmagem. Dentre esses recursos, destaca-se o uso da luz como elemento para ressaltar traços psicológicos dos personagens, criar sombras e aumentar a tensão dramática, por exemplo. Inclusive, o termo “noir” (preto, em francês), faz referência direta a essa tendência sombria predominante na linguagem estética desses filmes.

Essa Mostra inédita chega em sua segunda semana ao Petra Belas Artes, e além dos clássicos de alguns dos maiores diretores de todos os tempos, como Billy Wilder, Fritz Lang e Howard Hawks, recebe dessa vez, mais três títulos, “A Marca da Maldade” de Orson Welles, “No Silêncio da Noite” Humphrey Bogart e “Fuga do Passado”.

Programação: “Mostra de Cinema Noir”
Sala 5 – Carmen Miranda

Quinta 25/02
16h00 - No Silêncio da Noite (94 min)
20h20 - Laura (88 min)

Sexta 19/02
16h00 - A Morte num Beijo (106 min)
20h20 - Fuga do Passado (97 min)

Sábado 20/02
16h00 - No Silêncio da Noite (94 min)
12h20 - Pacto de Sangue (107 min)

Domingo 21/02
16h00 - A Marca da Maldade (1958)
20h20 - Fúria (92 min)

Segunda 22/02
16h00 - A Beira do Abismo (114 min)
20h20 - Fuga do Passado (97 min)

A Mostra “Buñuel e Jean Claude Carriere” é dedicada a uma das parcerias mais ricas do cinema mundial, entre o pai do surrealismo no Cinema, o espanhol Luís Buñuel e o roteirista Jean Claude Carriere, que faleceu no último dia 9 de fevereiro em sua casa em Paris, são juntos, responsáveis por alguns dos filmes mais originais de todos os tempos. A seleção reúne seis filmes da dupla: "O Fantasma da Liberdade" (1974), "O Discreto Charme da Burguesia" (1972), “A Via Lactea” (1969), “O Diário de uma Camareira” (1964), "Esse Obscuro Objeto do Desejo" (1977) e A Bela da Tarde"(1967).

Programação: Buñuel e Jean Claude Carriere
Sala 6 – Mário de Andrade

Quinta-feira
16h10 - O Fantasma Da liberdade (104 min)
19h00 - O Discreto Charme da Burguesia (102 min)

Sexta-feira
16h10 - A Via Lactea (98 min)
19h00 - O Diario de uma Camareira (102 min)

Sábado
16h10 - Discreto Charme da Burguesia (102 min)
19h00 - A Bela da Tarde (100 min)

Domingo
16h10 - Esse Obscuro Objeto do Desejo (98 min)
19h00 - O Diario de uma Camareira (102 min)

Segunda-feira
16h10 - O Fantasma Da liberdade (104 min)
19h00 - A Bela da Tarde (100 min)

SINOPSES:

A Marca da Maldade

Dir.: Orson Welles, EUA, 1958, 1h35min / Drama, Policial, 16 anos

Um carro-bomba explode na fronteira dos Estados Unidos com o México e o agente mexicano da polícia de combate ao narcotráfico, Miguel Vargas, inicia uma investigação junto com o capitão americano Hank Quinlan. Quando Vargas suspeita que o policial Quinlan e seu parceiro, Menzies, estão plantando evidências falsas para incriminar um homem inocente, seus achados põem a vida dele e de sua noiva, Susie, em perigo.

Fuga do Passado

Dir: Jacques Tourmeur, EUA, 1947, 1h 37 min / Drama, Policial, 14 anos

A vida pacata do dono do posto de gasolina, Jeff Bailey, em uma cidade pequena, é interrompida quando um conhecido do seu passado, o vigarista Joe Stephanos, o reconhece. O chefe de Joe, Whit Sterling, havia contratado Jeff para rastrear Kathie Moffat, uma namorada que atirou em Whit e fugiu com 40 mil dólares. Jeff e Kathie se apaixonaram, mas ela o deixou para voltar com Sterling, que agora quer acertar contas com Jeff.

No Silêncio da Noite

Dir.: Nicholas Ray, EUA, 1950, 1h34min / Drama, Policial, 14 anos

Um roteirista de estúdio relutantemente concorda em adaptar um best-seller barato para o cinema. Mas em vez de ler o livro, ele convence uma tiete dos astros de cinema a acompanhá-lo até sua casa e contar a história, com suas palavras. Mais tarde, ela é encontrada morta e o roteirista se torna o principal suspeito.

Fúria

Dir. Fritz Lang, EUA, 1936, 1h 35min / Drama, Policial, 14 anos

Joe Wilson (Spencer Tracy) viaja em direção ao encontro de sua noiva, Katherine Grant (Sylvia Sidney), que trabalha em outra cidade. Mas, no meio do caminho, Joe é confundido com um sequestrador de crianças e é preso. Uma multidão raivosa, sabendo que pegaram o tal "criminoso", invade a delegacia, querendo linchar o homem, e acabam incendiando o local. Desaparecido, Joe é considerado morto, mas, na verdade, ele está vivo, escondido e planejando sua vingança contra aqueles que tentaram matá-lo.

Dentro da Noite

Dir. Raoul Walsh, França, 1940, 95min / Suspense, 14 anos

Joe Fabrini (George Raft) e Paul Fabrini (Humphrey Bogart) são dois irmãos motoristas de caminhão que levam uma acidentada e explorada vida como caminhoneiros. Joe sonha com o dia em que terão seu próprio negócio. Eles acabam sendo demitidos do serviço de um patrão corrupto. Um acidente com Paul mudará os sonhos dessa dupla, e para tentar manter um emprego, Joe se vê envolvido em uma trama de crime com a mal-intencionada Lana Carlsen (Ida Lupino), mulher de seu patrão.

Pacto de Sangue

Dir. Billy Wilder, EUA, 1944, 1h 47min / Suspense, Policial, 14 anos

Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares).

Laura

Dir. Otto Preminger, 1944, 1h 28min / Policial, Romance, Suspense, 14 anos

Investigando a morte da diretora de uma agência de propaganda, Laura Hunt (Gene Tierney), que teve o rosto destruído por tiros de espingarda, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) interroga Waldo Lydecker (Clifton Webb), seu mentor e um influente jornalista, que considerava Laura não apenas sua maior "criação" mas também sua propriedade pessoal. Laura estava noiva de Shelby Carpenter (Vincent Price), um playboy, para desgosto de Lydecker e da tia de Laura, Ann Treadwell (Judith Anderson), uma mulher rica que era apaixonada por Carpenter. Enquanto a investigação evolui McPherson sente-se atraído pela vítima e, ao ir ao apartamento dela em busca de provas, contempla uma pintura de Laura pendurada na parede. Repentinamente acontece o inesperado, pois Laura surge na sua frente viva e com o rosto sem nenhum ferimento.

A Morte num Beijo

Dir. Robert Aldrich, 1955, 1h 46min / Policial, Suspense, 14 anos

O detetive particular Mike Hammer (Ralph Meeker) é surpreendido numa estrada por Christina (Cloris Leachman), uma loira que veste apenas um sobretudo. Ele dá carona à desesperada jovem, mas os dois acabam perseguidos, agredidos e jogados de um penhasco. Mike sobrevive e decide investigar o crime.

A Beira do Abismo

Dir. Howard Hawks, 1946, 1h 54min / Policial, Drama, Suspense, 14 anos

O detetive particular Philip Marlowe é contratado pelo moribundo general Sternwood para quitar as dívidas da sua filha Carmen. Marlowe mergulha cada vez mais no misterioso caso quando pessoas associadas à família começam a ser assassinadas.

O Fantasma da Liberdade

dir: Luís Buñuel França, 104 min, 1974, comédia dramática, 14 anos, idioma: Francês (legendado)

Várias situações independentes se sucedem, num filme episódico, sempre ligadas por um dos personagens. Mais uma parceria de Luis Buñuel com o roteirista Jean-Claude Carrièe. Trama surreal e livre, uma sátira onírica e nonsense, na qual o diretor apela para a total inversão de valores no ataque à religião, à pátria e à família. O humor é erótico e violento. Para públicos específicos. Uma das obras mais características do diretor amaldiçoado pela igreja. Sem dúvida, mais uma obra-prima surrealista

O Discreto Charme da Burguesia

dir: Luís Buñuel, França, 102 min, 1972, comédia dramática, cor, 14 anos, idioma: Francês (legendado)

Seis pessoas da classe média burguesa se reúnem para jantar, mas são constantemente interrompidos por uma série de estranhos acontecimentos.

A Via Lactea

dir: Luís Buñuel, França, 104 min, 1969, comédia dramática, cor, 14 anos, idioma: Francês (legendado)

Dois peregrinos na rota da catedral de Santiago de Compostela, famosa por guardar os ossos de São Tiago, padroeiro da Espanha, entram em uma viagem bíblica surrealista. Seus encontros com figuras sagradas e hereges são representações simbólicas de conflitos sobre religião, fé e a própria condição humana.

O Diário de uma Camareira

dir: Luís Buñuel, França, 92 min, 1964, comédia dramática, P&B, 14 anos, idioma: Francês (legendado)

Celestine (Jeanne Moreau) é uma camareira que conseguiu uma ocupação no campo trabalhando para a família Monteil, que tem certas peculiaridades. A patroa de Celestine, Madame Monteil (Françoise Lugagne), é frígida, mas seu marido (Michel Piccoli) está sempre caçando animais ou mulheres. O pai de Madame Monteil tem um fetiche: sapatos femininos. Além de Joseph (Georges Géret), um trabalhador da região, que se sente atraído por Celestine.

Quando o pai de Madame Monteil falece, Celestine deixa o emprego, pois pensava em voltar para Paris. Porém, ela muda de ideia ao saber que Claire (Dominique Sauvage), uma doce garotinha da região, foi morta e estuprada. Assim, Celestine permanece e lá inicia um plano que traga o culpado à tona.

A Bela da Tarde

dir: Luís Buñuel, França, 100 min, 1967, Drama, cor, 12 anos, idioma: Francês (legendado)

Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um cliente abusivo promete complicar a situação.

Esse Obscuro Objeto do desejo

Dir: Luís Buñuel, França/Espanha, 1977, 105 min, Drama, 12 anos, idioma: Francês (legendado)

sinopse: Logo após Mathieu (Fernando Rey) entrar em um trem, ele joga um balde de água numa bela jovem que estava na plataforma, causando uma grande surpresa para os passageiros que ocupavam a mesma cabine de Mathieu. Ele resolve explicar para os outros passageiros a razão do seu ato e lhes conta que ficou bem obcecado por Conchita (Carole Bouquet), uma bela arrumadeira que parecia nunca ter trabalhado antes com as mãos. Começou então um jogo de gato e rato no qual Mathieu, um homem rico e sofisticado que está entrando na 3ª idade, tenta obsessivamente ganhar os afetos de uma jovem de 18 anos. Assim ela manipula o desejo carnal dele e cada um tenta ganhar absoluto controle sobre o outro.

Protocolo de segurança Covid-19 e serviço:

-Cinema aberto ao público por até 8 horas diárias, das 15h às 22h.
-Assentos intercalados determinados diretamente pelo sistema de compra dos ingressos.
-Distanciamento determinado nas áreas comuns.
-Consumo de produtos da bomboniere somente em sua poltrona.
-Equipe preparada com todos os equipamentos de proteção necessários.
-Higienização constante dos espaços; Intervalo de 30 minutos de uma sessão para outra, filmes não começam no mesmo horário (sessões serão intercaladas).
-Apenas 4 salas estarão abertas e com capacidade reduzida.
-A conferência de ingressos será visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente.
-Álcool em gel disponível em todas as áreas do cinema.

Serviço:

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação - Tel: 11 2894 5781
Site: www.cinebelasartes.com.br
Ingressos: Terça a domingo e feriados - R$ 30 e R$ 15 / Segunda - R$ 20 e R$10
Entrada gratuita para profissionais de saúde, durante todo o mês de janeiro, mediante a comprovante.
Venda dos ingressos: na bilheteria (cartões de débito e crédito: todos; não aceita cheque) ou pelo site http://www.cinebelasartes.com.br/ingresso-online/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar