Brasil,

Oportunidades para Engenheiros e Arquitetos Brasileiros para trabalho no exterior

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O evento online e gratuito que acontecerá entre os dias 4 e 7 de março

Enquanto no Brasil a crise acumulada em conjunto com a pandemia castigam o setor de construção fazendo com que profissionais com extrema qualificação tenham que buscar outros ramos ou até mesmo gerar o sustento em empregos de aplicativo, no exterior países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Irlanda estão em busca de tais profissionais para ocuparem posições na indústria da infraestrutura, habitação e expansão industrial.

Embora a pandemia de Covid-19 esteja dificultando um pouco o processo de imigração, quem pretende internacionalizar sua vida profissional tem oportunidade de se capacitar neste período para estar preparado no momento da abertura.

O ICI Group – International Construction Industry Group, entidade que promove eventos, cursos e treinamentos que visam qualificar os profissionais de língua portuguesa que buscam explorar oportunidades de trabalho e negócios no Indústria da Construção e Mercado Imobiliário nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, vai realizar entre os dias 4 e 7 de março o 2º workshop on-line Engenheiros e Arquitetos no Exterior, que tem como pilares as três chaves que abrem a porta do mercado internacional: V2E (Visa, English, Expertise ou Visto, Inglês e Habilidades).

O engenheiro civil Alex Lira, fundador e presidente do ICI Group, ressalta que o workshop, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de orientar os participantes a avaliarem os riscos e como fazer um projeto de sucesso para que a carreira e os negócios deem certo no exterior.

Lira salienta que a forma de atuação dos engenheiros e arquitetos nos Estados Unidos é um pouco diferente do modelo de trabalho no Brasil por exemplo. “A estrutura laboral no território americano é diferente. A função dos atores no mercado, as formas de reconhecimento, de licenciamento e até mesmo as funções que cada profissional ocupa exigem diferentes caminhos. Nem sempre é necessário um reconhecimento formal para atuar em alto nível na sua profissão”, detalha.

Com mais de 20 anos de experiência trabalhando na construção civil no exterior — trabalhou inicialmente na Irlanda, depois atuou em um projeto pela ONU na Dinamarca e há cinco anos trabalha nos Estados Unidos —, Lira comenta que os principais pontos a serem abordados no primeiro dia de evento são viabilidade migratória, quais são os melhores destinos, como conseguir um visto de trabalho, qual é a legalidade, como demonstrar as habilidades exigidas para o visto, entre outras questões.

No segundo dia será dado destaque a importância do idioma inglês, que nível de fluência é suficiente aos diferentes tipos de trabalho, bem como o conhecimento da cultura e do funcionamento da Industria da Construção em inglês.

O terceiro dia de workshop é específico sobre “expertise”. Como traduzir e/ou complementar a experiência profissional para ser atrativo para o mercado internacional.

E o último dia será um bate-papo com experts em carreira no exterior e profissionais atuantes no mercado, com larga experiência no desenvolvimento de carreira internacional, além de engenheiros que vão contar suas experiências pessoais.

Entre os convidados estão o engenheiro civil brasileiro Rodrigo Fernandes, que participou da primeira edição do workshop e ingressou no mercado de trabalho americano como gerente de projetos há seis meses em Nova Iorque. A engenheira de projetos Marcela Pellegrino também vai dar seu depoimento durante o evento sobre como conquistou seu primeiro emprego nos Estados Unidos, em Miami, como project engineer. “Sou muito grata por ter encontrado os programas do ICI e toda ajuda do engenheiro Alex Lira nesse período. Foi fundamental para me fazer sair da frustração que passei durante dois anos sem conseguir a minha colocação no mercado até o meu primeiro emprego na minha área nos EUA”, atesta.

A estrategista de carreira internacional Tana Storani, que há oito anos ajuda profissionais a se colocarem em países como: Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Portugal e Estados Unidos, é uma das atrações do bate-papo com Alex Lira.

Evento:
2º Workshop On-line Engenheiros e Arquitetos no Exterior
De 4 a 7 de março de 2021
Inscrições gratuitas: https://v2e.eventbrite.com

Sobre Alex Lira (Instagram: @alexslira)

Alex Lira, BEng, PMP é um engenheiro e empreendedor brasileiro, vivendo e atuando no exterior há oito anos, sendo três na Europa e cinco nos EUA. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Instalações Prediais, MBA em Gestão de Projetos e alumni da University of Oxford onde cursou o Programa Executivo em Advanced Project Management. É engenheiro civil reconhecido no Brasil (CREA) e Reino Unido (ICE).

Em suas experiências internacionais já atuou em três continentes e ministrou cursos para audiência da América Latina, África, Europa, Oriente Médio e Ásia. Alex Lira também fez parte do time internacional de Project Management and Infrastructure da ONU – Organização das Nações Unidas (UNOPS) na Dinamarca e Brasil.

Atualmente está entre Nova Iorque e Miami onde é CEO da consultoria LIRX Group e fundador do ICI Group (International Construction Industry Group) onde promove networking e educação para profissionais e empresários que querem atuar na indústria da Construção nos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar