Brasil,

Lideranças femininas debatem desafios em evento da USP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elcio Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

No Dia da Mulher, simpósio Mulheres, Poder e Sociedade reúne personalidades de destaque em diversas áreas para comentar a respeito de seus papéis na sociedade

A USP realiza em 8 de março, Dia da Mulher, das 9h às 13h, o simpósio Mulheres, Poder e Sociedade. O encontro, online, irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas para receber o atestado de participação é necessário fazer inscrição prévia. O site é cultura.usp.br/simposiomulheres.

Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura.

Para a coordenadora do evento, a pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da USP, Margarida Maria Krohling Kunsch, “a programação congrega uma diversidade de convidadas para que o público tenha a oportunidade de conhecer e valorizar as diversas ações em curso pelas lideranças femininas na universidade, na ciência, na cultura, nas artes, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho”.

Programação

9h - Abertura

Apresentação cultural CoralUSP
Vahan Agopyan - Reitor

Antonio Carlos Hernandes - Vice-reitor

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado - Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

Margarida Maria Krohling Kunsch - Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária e coordenadora do simpósio

Maria Arminda do Nascimento Arruda - Coordenadora do Escritório USP Mulheres

9h30 às 11h - Painel 1: Mulheres, Ciência, Cultura e Artes

Esmeralda Ribeiro - Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Faz parte dos coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá” (escritoras negras) e é uma das responsáveis pela edição da série Cadernos Negros. Incentiva a participação da mulher negra na literatura. Além de Cadernos Negros, tem trabalhos publicados em antologias no Brasil e no exterior.

Mayana Zatz - Cientista, bióloga molecular e geneticista, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).

Regina Silveira - Artista multimídia, gravadora, pintora e professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Vanderlan Bolzan - Cientista, professora titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Presidente da ACIESP - Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Mediadora: Liede Bernucci - Diretora da Escola Politécnica da USP.

11h15 às 13h - Painel 2: Mulheres na política, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho

Érika Hilton - Vereadora da Câmara da Cidade de São Paulo pelo PSOL e ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, pela discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas.

Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Gal Martins - Artista da dança, atriz, gestora cultural e empreendedora social. Fundadora e diretora artística da Cia Sansacrom e Zona Agbara.

Soraya Chung Saura - Professora do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e integrante da “Rede Não Cala USP”.

Mediadora: Ana Lúcia Duarte Lanna - Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Serviço
Mulheres, Poder e Sociedade
Data | 8 de março de 2021 (segunda)
Horário | 9h às 13h
Inscrições, consulta da programação e acesso ao evento | cultura.usp.br/simposiomulheres

Dúvidas e informações | (11) 3091-2030 ou

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP Aberta à Terceira Idade", "USP Diversidade", "USP Legal", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar