Brasil,

Dia da Proteção de Dados (28/1) e Dia da Troca de Senhas (1º/2): confira dicas de especialista da FS Security

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Datas internacionais reforçam a importância da segurança das informações pessoais por parte das empresas e dos cidadãos.

Embora as multas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) só possam ser aplicadas a partir de agosto deste ano, como empresas e cidadãos comuns podem evitar ou ao menos mitigar as chances de que seus dados sejam usados de forma indevida? Este mês, por exemplo, o laboratório especializado em segurança digital Dfndr lab detectou o que pode ser o maior vazamento de dados de brasileiros, entre os quais, mais de 200 milhões de CPFs e de 40 milhões de CNPJs. Tudo à venda em fóruns online à revelia de seus portadores.

Como forma de conscientização por duas datas que reforçam a importância do tema -- o Dia Internacional da Proteção de Dados (28 de janeiro) e o Dia Internacional da Mudança de Senha (1º de fevereiro) --, o vice-presidente de Tecnologia e Produtos da FS Security, Marcus Garcia, dá dicas sobre como lidar com a privacidade dos dados.

Às empresas, Garcia sugere investimentos na segurança de dados, com profissionais específicos para a tarefa, considerando que faltam apenas seis meses para a adequação à LGPD, e as multas em caso de violação podem chegar a R$ 50 milhões ou 2% do faturamento bruto anual por infração. Em caso de algum incidente, como o que afetou os milhões de CNPJs e CPFs recentemente, ele é taxativo: “A empresa precisa agir rápido e de forma transparente, admitindo que isso aconteceu e delimitando quem foi afetado e quem não foi”, recomenda.

Às pessoas físicas, o porta-voz da FS Security sugere um conjunto de medidas que, apesar de simples, podem fazer uma diferença enorme na proteção e privacidade de dados. O cuidado com as senhas e a leitura atenta de políticas de privacidade em sites e aplicativos, ele adianta, são atitudes fundamentais.

Confira algumas dicas do especialista:

- Nunca use a mesma senha para acessar diferentes plataformas – sejam elas e-mails, redes sociais, aplicativos de entregas, bancos, e por aí vai.

- Use um software de armazenamento de senhas – assim, você pode ter combinações variadas a cada necessidade e não precisará se lembrar de cada uma delas. “O ideal é que o usuário sequer tenha de lembrar da senha”, reforça Garcia.

- Se tiver de criar senhas, nunca use dados pessoais – como nome de familiares e datas importantes, por exemplo. “Numa engenharia social, isso pode ser facilmente detectável em buscas nos perfis desse usuário em redes sociais”, ilustra Garcia. “Prefira senhas longas e que memorizem uma frase, por exemplo”.

- Nunca, jamais salve as senhas em seu computador ou seu celular. Se quaisquer desses dispositivos forem invadidos, a privacidade de todos os seus dados fica comprometida.

- Troque as senhas periodicamente – uma vez a cada dois meses, por exemplo – e ative a verificação em dois fatores para acesso em plataformas sempre que possível.

- Por último, mas não menos importante: leia as políticas de privacidade de sites que pedem seus dados (como os de geolocalização) e dos aplicativos que você quer baixar. “É surpreendente a quantidade de informações que a pessoa pode oferecer, sem saber, apenas deixando de ler essas políticas – seja no Facebook, no WhatsApp ou em qualquer aplicativo de compras pela internet”, alerta o especialista.

Sobre a FS Security

Desde 2010, a FS Security desenvolve soluções para uma vida digital mais fácil e protegida. Seus principais produtos são os aplicativos Hero, de segurança digital, Limpa Zap, de otimização, e Ensina, de mobile learning. A FS também é líder de serviços de valor agregado para operadoras de telecomunicações e varejistas. Mais informações: https://www.fs.com.br/ e https://fshero.com.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar