A programação do cinema de rua mais amado de São Paulo de 28 de janeiro a 03 de fevereiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sinny Assessoria
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Nesta semana, de 28 de janeiro a 03 de fevereiro, teremos um três estreias e uma incrível mostra especial no Petra Belas Artes! As estreias são o longa alemão “Minha Irmã”, estrelado por Nina Hoss; o suspense japonês “Perfil de Uma Mulher” do aclamado diretor Koji Fukada; e o brasileiro “Dente por Dente”, um super suspense com Paolla Oliveira e Juliano Cazarré. E para completar a ótima programação, nesta quinta começa a “Mostra de Cinema Tcheco”, que reunirá cinco filmes essenciais de uma das filmografias mais sólidas e importantes do século XX!

Dirigido a quatro mão por Stéphanie Chuat e Véronique Reymond, “Minha Irmã” tem a grande atriz Nina Hoss, premiada pelos filmes "Barbara" e "Fênix", ambos de Christian Petzold, no papel da brilhante dramaturga alemã Lisa, que deixou de escrever e agora mora na Suíça, com sua família. Enquanto isso, Sven, o irmão gêmeo dela, um famoso ator de teatro, vive em Berlim. Os dois sempre tiveram uma forte ligação que agora ficou ainda mais estreita, apesar da distância geográfica. Sven descobre que está com uma doença devastadora e Lisa se recusa a aceitar seu destino, movendo céus e terras para colocá-lo de volta no palco. Ela dá tudo por sua alma gêmea, negligenciando tudo o mais, até mesmo arriscando seu casamento. Sua relação com o marido começa a se desintegrar, mas Lisa só tem olhos para o irmão, seu espelho, que a conecta com suas aspirações mais profundas e reacende seu desejo de criar e de se sentir viva. Assim como a arrasadora Nina Hoss, Lars Eidinger, no papel de Sven, garante momentos de fortíssimas emoções.

O japonês “Perfil de Uma Mulher” é o novo filme de Koji Fukada, um dos melhores diretores japoneses surgidos na última década. Ele vem demonstrando grande talento para tecer dramas de suspense em que revelações surpreendentes vêm à tona de maneira fascinante. Neste filme, Ichiko é uma enfermeira que há vários anos cuida da idosa matriarca dos Oishos, tempo suficiente para ela já se sentir parte da família. Ela é especialmente próxima da jovem Motoko, que está estudando para um dia seguir os passos de Ichiko. A rotina feliz de Ichiko junto dos Oishos é interrompida quando Saki, a irmã adolescente de Motoko, é sequestrada. A menina é finalmente devolvida, mas é descoberto que seu raptor era um sobrinho de Ichiko, um fato que apenas ela e Motoko ficam sabendo, e as duas amigas precisam manter em segredo para que a enfermeira não seja demitida. Esse segredo compartilhado estabelece um vínculo ainda mais estreito entre as duas mulheres, mas também acaba criando uma sensação de pavor crescente à medida que compreendemos as verdadeiras intenções dos personagens e o que cada um tem em jogo.

Com Juliano Cazarré, Paolla Oliveira e Paulo Tiefenthaler nos papeis principais, o suspense brasileiro “Dente Por Dente”, dirigido por Júlio Taubkin e Pedro Arantes, gira em torno de Ademar, sócio de uma empresa de segurança particular que presta serviço para uma grande construtora de São Paulo. Quando seu sócio Teixeira desaparece, Ademar começa uma investigação e, junto com Joana, mulher de Teixeira, percebe que o amigo estava envolvido em um esquema criminoso. A incansável busca de Ademar pela verdade é marcada por sonhos premonitórios assustadores.

De 28 de janeiro a 03 de fevereiro, no Petra Belas Artes, será a vez da “Mostra de Cinema Tcheco”, que reunirá cinco filmes essenciais de uma das filmografias mais sólidas e importantes do século XX: “Viagem ao Fim do Universo” (1963), de Jindrich Polák, obra que influenciou clássicos da ficção científica, como "2001", "Star Trek", "Guerra nas Estrelas" e "O Planeta dos Macacos"; “Iluminação Íntima” (1965), de Ivan Passer, considerada uma das obras mais importantes do cinema produzido na República Tcheca dos anos 1960; “Trens Estreitamente Vigiados” (1966), de Jirí Menzel, primeiro longa do diretor, vencedor do Oscar 1968 de Melhor Filme Estrangeiro; “O Baile dos Bombeiros” (1967), de Milos Forman, indicado ao Oscar 1969 de Melhor Filme Estrangeiro, foi também o primeiro filme colorido do diretor; e “Marketa Lazarová” (1967), de Frantisek Vlácil, considerado o melhor filme tcheco de todos os tempos, de acordo com uma pesquisa de 1998 realizada por cineastas e críticos da República Tcheca e Eslováquia.

Seguem em cartaz:

- A incrível live-action “Pinóquio”, estrelada por Roberto Benigni;
- “Fale com as Abelhas”, filme de época com Anna Paquin no elenco principal.
- "Um Crime Em Comum", segundo longa do diretor e roteirista argentino Francisco Márquez, selecionado para a Mostra Panorama do Festival de Berlim.

Programação Petra Belas Artes
Semana: 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2021

***Sábado e Domingo não haverá expediente

Os ingressos para a “Mostra de Cinema Tcheco” terão valores especiais, todos os dias: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Estreias:

ESTREIA: Minha Irmã

Horário: 14h20 e 18h30

Sala 3 – Rubens Ewald Filho

ESTREIA: Perfil de Uma Mulher

Sala 2 – Leon Cakoff

ESTREIA: Dente por Dente

Sala 3 – Rubens Ewald Filho

Em cartaz:

EM CARTAZ: Um Crime Comum

Sala 1 – Villa-Lobos

EM CARTAZ: Fale Com as Abelhas

Sala 1 – Villa-Lobos

EM CARTAZ: Pinóquio

Sala 2 – Leon Cakoff

Especial:

ESPECIAL “MOSTRA DE CINEMA TCHECA”: Quinta (28/01), Trens Estreitamente Vigiados, às 14h10; Iluminação Íntima, às 16h10; O Baile dos Bombeiros, às 18h40 / Sexta (29/01), Marketa Lazarová, às 13h30; Iluminação Íntima, às 16h40; O Baile dos Bombeiros, às 18h40 / Segunda (01/02), Viagem ao Fim do Universo, às 14h10; Trens Estreitamente Vigiados, às 16h10; Marketa Lazarová, às 18h40 / Terça (02/02), Trens Estreitamente Vigiados, às 14h10, O Baile dos Bombeiros, às 16h10; Viagem ao Fim do Universo, às 18h40 / Quarta (03/02), O Baile dos Bombeiros, às 14h10; Viagem ao Fim do Universo, às 16h10; Iluminação Íntima, às 18h40

Sala 4 – Aleijadinho

Sinopses – “Mostra de Cinema Tcheco”:

VIAGEM AO FIM DO UNIVERSO

(Ikarie XB 1)

Tchecoslováquia, 1963, p/b, 88 min., ficção científica, idioma: tcheco (legendado), 14 anos.

Direção: Jindrich Polák

Elenco: Zdenek Stepánek, Frantisek Smolík e Dana Medrická.

No ano de 2163, um grupo de homens e mulheres deixa a Terra para cumprir uma missão: colonizar um planeta recém-descoberto. No entanto, eles encontrarão grandes problemas no meio do caminho. Encontros com seres alienígenas, pane de sua espaçonave e tensões entre os membros da expedição, situações que podem colocar tudo a perder.

ILUMINAÇÃO ÍNTIMA

(Intimni Osvetleni)

Tchecoslováquia, 1966, p/b, 71 min., comédia, idioma: tcheco (legendado), 14 anos.

Direção: Ivan Passer

Elenco: Zdenek Bezusek, Karel Blazek e Miroslav Cvrk.

O grande músico de sucesso Peter retorna a sua cidade natal para tocar com um grupo musical formado por idosos e liderado por seu grande amigo Bambas. Juntamente com sua namorada Stepa, Peter chega ao local um dia antes, assim o casal aproveitará para "conhecer" a cidade e visitar velhos amigos.

TRENS ESTREITAMENTE VIGIADOS

(Ostre sledované vlaky)

Tchecoslováquia, 1967, p/b, 92 min., comédia/drama/guerra, idioma: tcheco (legendado), 14 anos.

Direção: Jiri Menzel

Elenco: Vaclav Neckar, Josef Somr e Vlastimil Brodsky.

Tchecoslováquia, final da Segunda Guerra Mundial. O jovem Milos (Václav Neckár), seguindo a tradição familiar, começa a trabalhar como controlador de tráfego na estação ferroviária. Lá ele aprende o ofício, se apaixona, conhece um mentor e se envolve na guerra.

O BAILE DOS BOMBEIROS

(Horí, má panenko)

Tchecoslováquia/Itália, 1967, cor, 73 min., comédia, idioma: checo (legendado), 12 anos.

Direção: Milos Forman

Elenco: Jan Vostrcil, Josef Sebánek e Josef Valnoha.

O Corpo de Bombeiros de uma pequena cidade da então Tchecoslováquia realiza uma grande festa em celebração ao aniversário de 86 anos de um antigo chefe do departamento. Toda população comparece, mas uma série de acontecimentos inesperados impede que o evento seja considerado um sucesso.

MARKETA LAZAROVÁ

(Marketa Lazarová)

Tchecoslováquia, 1967, p/b, 162 min., drama, idioma: tcheco (legendado), 12 anos.

Direção: Frantisek Vlácil

Elenco: Josef Kemr, Magda Vásáryová e Nada Hejna.

Lazar segue o cristianismo e é pai da jovem Marketa Lazarová. Quando Lazar recusa-se a ajudar Kozlík numa guerra, Mikolás, o filho ladrão, se vinga estuprando Marketa, que se preparava para entrar num convento.

Sinopse – Estreias:

MINHA IRMÃ
(Schwesterlein)
Suíça/Alemanha, 2019, cor, 99 min., drama, idioma: alemão (legendado)
Direção: Stéphanie Chuat e Véronique Reymond
Elenco: Nina Hoss, Lars Eidinger e Marthe Keller.

Lisa desistiu de suas ambições como dramaturga em Berlim e se mudou para a Suíça com os filhos e o marido, que dirige uma escola internacional lá. Quando seu irmão gêmeo Sven, um ator que é estrela do teatro em Berlim, adoece com leucemia, Lisa retorna à capital alemã.

PERFIL DE UMA MULHER

(Yokogao)

Japão, 2019, cor, 111 min., idioma: japonês (legendado)

Direção: Koji Fukada

Elenco: Mariko Tsutsui, Mikako Ichikawa, Sosuke Ikematsu e Hisako Ookata.

Ichiko é enfermeira particular e há anos cuida da matriarca da família Oisho e os considera como sua própria família. É também confidente da jovem Motoko, a filha mais velha da família. A vida tranquila e rotineira de Ichiko começa a mudar quando a irmã mais nova de Motoko desaparece. Logo a mídia e as investigações da polícia revelam que o sequestrador é o sobrinho de Ichiko.

DENTE POR DENTE

Brasil, 2021, cor, 85 min., suspense, idioma: português, 16 anos.

Direção: Júlio Taubkin e Pedro Arantes

Elenco: Juliano Cazarré, Paolla Oliveira e Renata Sorrah.

Ademar é sócio de uma empresa de segurança particular que presta serviço para uma grande construtora de São Paulo. Quando seu sócio Teixeira desaparece, Ademar começa uma investigação e, junto com Joana, mulher de Teixeira, percebe que o amigo estava envolvido em um esquema criminoso. A incansável busca de Ademar pela verdade é marcada por sonhos premonitórios assustadores.

Sinopses – Em cartaz:

FALE COM AS ABELHAS
(Tell it to the bees)
Inglaterra/Suécia, 2018, cor, 108 min., drama, idioma: inglês (legendado), 16 anos.
Direção: Annabel Jankel
Elenco: Anna Paquin, Billy Boyd e Gregor Selkirk.

Depois da morte do pai, a médica Jean Markham volta à sua cidade natal para assumir as funções dele. Quando ela conhece Charlie e sua mãe Lydia sua vida toma um rumo inesperado que coloca a sua carreira e reputação em risco. Uma sensível história de amor e luta contra o preconceito que movimentará uma pequena cidade escocesa na década de 1950.

PINÓQUIO
(Pinocchio)
Itália, 2021, cor, 137 min., idioma: italiano (legendado), 10 anos.
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Roberto Benigni, Federico Ielapi e Gigi Proietti.

A verdade sombria por trás do clássico que marcou gerações. Gepeto é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio, o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.

UM CRIME EM COMUM
Argentina/Brasil/Suíça, 2021, cor, 96 min., idioma: espanhol (legendado), 14 anos.
Direção: Francisco Márquez
Elenco: Elisa Carricajo, Mecha Martínez, Eliot Otazo, Cecilia Rainero e Juan Coien Pardo.

A professora Cecília, 37 anos, acorda de madrugada ao som de batidas na porta de sua casa. Alguém está tentando entrar à força. Ela vê que é Kevin (15), filho da faxineira que trabalha em sua casa. Ele está sangrando. Assustada, ela não abre a porta. No dia seguinte, ela descobre que o garoto foi assassinado pela polícia.

Protocolo de segurança Covid-19 e serviço:

-Cinema aberto ao público por até 8 horas diárias, das 15h às 22h.
-Assentos intercalados determinados diretamente pelo sistema de compra dos ingressos.
-Distanciamento determinado nas áreas comuns.
-Consumo de produtos da bomboniere somente em sua poltrona.
-Equipe preparada com todos os equipamentos de proteção necessários.
-Higienização constante dos espaços; Intervalo de 30 minutos de uma sessão para outra, filmes não começam no mesmo horário (sessões serão intercaladas).
-Apenas 4 salas estarão abertas e com capacidade reduzida.
-A conferência de ingressos será visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente.
-Álcool em gel disponível em todas as áreas do cinema.

Serviço:

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação - Tel: 11 2894 5781
Site: www.cinebelasartes.com.br
Ingressos: Quinta a domingo e feriados - R$ 30 e R$ 15 / Segunda - R$ 20 e R$10
Entrada gratuita para profissionais de saúde, durante todo o mês de janeiro, mediante a comprovante.
Venda dos ingressos: na bilheteria (cartões de débito e crédito: todos; não aceita cheque) ou pelo site http://www.cinebelasartes.com.br/ingresso-online/