4ª Semana de Visibilidade Trans e Travesti de Belo Horizonte

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Meireles
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

4ª Semana de Visibilidade Trans e Travesti de Belo Horizonte

Evento é realizado entre os dias 22 e 29 de janeiro com atividades online gratuitas

Com o tema Gerações, a 4ª Semana de Visibilidade Trans e Travesti de Belo Horizonte é realizada entre os dias 22 e 29 de janeiro. A escolha do mote se deu como forma de estimular as trocas entre crianças, jovens, adultes e pessoas mais velhas. A programação do evento conta com lives, mostra de performances, exibições e intervenções pela cidade.

Rhanny Mercês, ativista pelos direitos humanos, comenta a escolha do tema da quarta edição. "Mesmo com as dificuldades e violências que enfrentamos no passado, nos dá esperança ver os direitos e espaços que conquistamos e ainda conquistaremos. Nesse sentido, as trocas entre as gerações são muito importantes para o nosso movimento. Precisamos resgatar as vivências e lutas de pessoas trans e travestis mais velhas. Daquelas que ainda estão conosco e das que partiram. É necessário também criar uma rede de acolhimento para as pessoas que ainda estão se descobrindo".

Para financiar o evento, a organização realiza uma vaquinha virtual (https://abacashi.com/p/visibilidade-trans-e-travesti-bh---2021 ). O valor arrecadado será convertido na compra de 20 cestas básicas, assim como na remuneração de artistas e equipe envolvida.

A 4ª Semana de Visibilidade Trans e Travesti de Belo Horizonte é realizada pelo Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti é comemorado em 29 de janeiro, data de celebração das vivências dessas pessoas, assim como sensibilização da população em geral.

"A população trans e travesti ainda luta pelo direito de ser e viver, buscamos garantir ainda nossos direitos mais básicos, incluindo o de estarmos com vida. Estamos juntes querendo fazer do mês da visibilidade uma possibilidade de abrir caminhos, encontrar, trocar, sensibilizar a sociedade, e mais que isso, transformar a realidade das estatísticas de violência", afirma João Maria Kaisen, ativista pelos direitos humanos.

Siga o evento no Instagram ( @visibilidadetransbh ) e Facebook ( @caminhadatransbh ).

Confira a programação completa :

EVENTOS RECORRENTES

22 A 29 DE JANEIRO

• 35 ARTISTES VISUAIS RETRATAM 35 PESSOAS TRANS E TRAVESTIS

• ARRECADAÇÃO ITENS DE HIGIENE E CUIDADOS PESSOAIS
Entrega dos itens na Associação Casa do Estudante de Minas Gerais
Endereço: R. Ouro Preto, 1421, Santo Agostinho

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

22 de janeiro

• 19H: SÉRIE DE LIVES EMPREGABILIDADE TRANS

Com a participação de Luci Augusta, Luna Ventura, Lui Rodrigues e Giovanna Heliodoro

O bate-papo terá como tema a empregabilidade trans e travesti. Será descutido o desafio da comunidade trans em conseguir ocupar postos de trabalho que fogem aos lugares comuns, como vagas em telemarketing, salões de beleza ou até mesmo na prostituição.

23 de janeiro

• 14H: Roda de Conversa Autocuidado,Afetividade, Coletividade e Intersecções.

A roda de conversa propõe a reflexão sobre a importância da criação de espaços de diálogo e troca de experiências sobre o autocuidado para a população trans, entendendo este como uma forma de manutenção da integridade física e psicológica dos sujeitos.

A live será realizada pelo Zoom (o link será disponibilizado no Instagram no dia, 30 min antes)

• 15H: EXISTÊNCIA TRANS E MEMÓRIA NA BALLROOM E LANÇAMENTO DE VÍDEO-PERFORMANCE.

Um bate-papo descontraído sobre a existência e memória travesti e trans na Cultura Ballroom + lançamento de vídeo-performance.

Convidades: Overall Mother Cristal Barracuda, Lia Avalanx, Prince Puri Candaces. Mediação: Eli 007, Mohamed Cabal.

• 18H: PRECISAMOS FALAR SOBRE MORADIA. Conversa entre o Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis BH e pessoas do Poder Público Mediação: Gab Lamounier e João Maria.

Conversa entre o Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis BH e pessoas do Poder Público (Diretoria LGBT, Assistência Social, Consultório de Rua e Psicologia).

A live será realizada pelo Google meet (o link será disponibilizado no Instagram no dia, 30 min antes)

24 de janeiro

• MOSTRA ATRAQUE | HOMENAGENS - Lançamento Youtube

Idealizada por pessoas Trans e Travestis, a Atraque: Mostra de Experimentos Cênicos Trans iniciou seus trabalhos no ano de 2018, e se desenvolve ainda hoje, em contextos pandêmicos e de isolamento social. A mostra, realizada inteiramente por corpas que rompem com a estrutura cisgênero, ao re-significar lugares e signos pré estabelecidos da normatividade, se dá de forma independente, contando com trabalhos performáticos que passam pelo campo da videoarte, música, dança, palhaçaria, entre outros.

“Nossa arte é um convite a adentrarem uma nova esfera, em um novo tempo e lugar. É a criação de uma nova estética, o experimento de novas narrativas. ATRAQUE são novas formas, corpas e tamanhos.”

25 de janeiro

• 10H: LIVE EXERCÍCIOS E SAÚDE FÍSICA COM MATHEUS AMBRÓSIO - Programação para Todes

Todos sabem da importância da prática de atividades físicas, mas nem sempre há tempo e ânimo para ir a uma academia ou parque. Então, por que não treinar em casa? O treino em casa é pratico, facilita na programação das suas atividades diárias, possibilita a proximidade com a família e não há desculpa para não praticar.

Mediador: Matheus Ambrósio

• 15H: Intervenção Esquizodramática: Emoção e coletividade

• 18H: LIVE LANÇAMENTO DE CARTILHA ONLINE SOBRE SAÚDE SEXUAL DE PESSOAS TRANS - Programação Adulta - Mediação: Renê/Luci - Roda de conversa - Saúde física trans e travesti - Convidade: Dr. Eduardo Mundinho (endocrinologista Amb. Anyky Lima).

• 19H30: LIVE "SIM, EXISTEM PESSOAS TRANS INTERSEXO!" - Mediação: João Maria - Convidade: Amiel Vieira.

26 de janeiro

• 18H: LIVE: ''PESSOAS TRANS, TRAVESTIS E A PROSTITUIÇÃO" - Programação Adulta - Mediação: Lorena Maria.

Convidades: Amanda Rodrigues e Lucas Lorran

27 de janeiro

• 15H: Intervenção PCDs e palhaçaria

• 19H: LIVE LANÇAMENTO DE CARTILHA ONLINE SOBRE DIREITO E CIDADANIA DE PESSOAS TRANS E TRAVESTIS - Lançamento com Live: Tira dúvidas sobre Direitos Trans/Travestis. Mediação: João Maria - Convidade: Defensor Vladimir.

28 de janeiro

• 18H: SORTEIO CAMISETA E 2 LIVROS #passarinhoLoque - JOMAKA

• 19H: Programação Jovens Trans

Conversa e partilha de conhecimentos com pessoas trans adolescentes e jovens sobre as possibilidades ao se entender uma pessoa trans na juventude e as diversas formas de performar transgeneridade. A live irá contar com intervenções artísticas de desenho.

Convidades: Vince Rzatki, Yuri Skrosk e Caca Neves.

29 de janeiro

DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS E TRAVESTI