Politécnica-UFRJ promove webinar sobre o 3º maior desastre socio-natural da história do Brasil, que completa 10 anos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Donato de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Iniciativa da PCON-Desastres vai apresentar e discutir sobre as principais consequências e mudanças na atenção ao tema após o desastre na Região Serrana em 2011.

Apontado como o 5º maior desastre “natural” da história do Brasil do ponto de vista de prejuízos totais e 3º na estatística de mortes, com 918, o desastre provocado pelas chuvas na Região Serrana, ocorrido em janeiro de 2011, completa 10 anos. Para apresentar informações sobre as principais mudanças em relação ao tratamento do assunto por entidades, instituições e sociedade, a Plataforma do Conhecimento em Desastres (PCON-Desastres) da Escola Politécnica da UFRJ promoverá webinar no próximo dia 19, às 15h30.

“A partir da comoção social e da repercussão em escala internacional, importantes medidas foram tomadas no sentido de melhorias na gestão do risco de desastres no Brasil, dentre elas a promulgação da Lei Federal 12.608/2012 e o estabelecimento pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) das responsabilidades compartilhadas entre os entes federativos no tocante à gestão de riscos meteorológicos, hidrológicos, geológicos, biológicos, nucleares, químicos e outros potencialmente causadores de desastres”, destaca Leandro Torres, professor do Departamento de Construção Civil (DCC) da Politécnica-UFRJ e coordenador do Projeto PCON-Desastres.

Entre os convidados para o webinar estão Osvaldo Resende, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica-UFRJ; Tulius Nery, tecnologista na Sala de Situação do Cemaden e colaborador com pesquisas sobre métodos de previsão e sistemas de alertas para movimentos de massa; e Rodrigo Werner, diretor da Escola de Defesa Civil. O bate-papo será mediado pelos também coordenadores do projeto e professores do DCC, Alessandra Freitas e Marcos Barreto.

Também serão apresentados durante o evento os novos recursos da Plataforma do Conhecimento em Desastres (https://www.pcon-desastres.poli.ufrj.br/), desenvolvida por uma equipe de professores da Politécnica-UFRJ com a finalidade de estimular a interação entre os diferentes atores (profissionais autônomos, acadêmicos, poder público, setor privado, associações de moradores e outras instituições) envolvidos em questões relacionadas a desastres. Nela, os interessados podem cadastrar suas ações, serviços, recursos e qualquer iniciativa relacionada à temática desastre.

O webinar será transmitido ao vivo pelo YouTube da Politécnica-UFRJ (https://www.youtube.com/channel/UC2cmM1W9Fy0Z2L8oxUOyJuQ). Inscrições pelo link https://forms.gle/q8BaRfWNTeFZVn6L7.