Brasil,

Ceweb.br|NIC.br divulga estudo sobre acessibilidade de ferramentas web de videoconferência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Lançamento on-line será no dia 11 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Participe!

Neste período de distanciamento social, o uso da Internet e de ferramentas web de videoconferência para teletrabalho e entretenimento se intensificou. Entretanto, como tem sido essa experiência para as pessoas com algum tipo de deficiência? Essas ferramentas estão acessíveis a todos ou há barreiras? Que tipos de recursos de acessibilidade disponibilizam? E funcionam tanto na Web quanto em aplicativos para dispositivos móveis?

Essas e outras questões serão apresentadas nessa sexta-feira, 11 de dezembro, por especialistas do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em transmissão on-line no canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos). O levantamento contou com 64 respostas de 32 voluntários participantes, que analisaram as funcionalidades de acessibilidade nas seguintes ferramentas: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Jitsi, WebEx e BigBlueButton.

O estudo tem como objetivo conscientizar as empresas que desenvolvem esse tipo de ferramenta, e auxiliar usuários a conhecer melhor as ferramentas e recursos que eliminem barreira para a participação de pessoas com deficiência em reuniões virtuais.

Participarão do lançamento o gerente do Ceweb.br|NIC.br, Vagner Diniz; o responsável pelo projeto e especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br|NIC.br, Reinaldo Ferraz; o secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Glaser (CGI.br), além dos especialistas Alexandre Ohkawa (Handtalk), Bruno Welber Pereira (Everis) e Luciana Oliveira Machado (42 São Paulo e Sondery). Ainda, pessoas com deficiência darão o seu testemunho sobre a avaliação das ferramentas.

Durante o encontro, os jornalistas poderão fazer perguntas por meio do chat do YouTube. Para confirmar a presença no lançamento do estudo e também obter mais informações sobre o levantamento, por favor, entre em contato com Ana Nascimento, pelo telefone (11) 98670-6579 ou pelo e-mail .

Anote na agenda
Lançamento - Pesquisa sobre Acessibilidade das Ferramentas de Videoconferência em Plataforma Web
11 de dezembro de 2020, às 10h
Endereço da transmissão on-line: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://www.ceweb.br/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego - IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas - Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e hospeda o W3C Chapter São Paulo (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar