Secretário Nacional da Habitação participará de webinar dos 21 anos do Comasp em 9 de dezembro
CECarbon será lançada em evento virtualmente
Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação irá participar do webinar em comemoração aos 21 anos do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP e do lançamento da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, no dia 9 de dezembro, às 9 horas. Santos irá abordar, juntamente com Arnd Helmke, diretor de Projetos da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) , a importância da cooperação de diversos agentes na promoção da sustentabilidade na construção.
Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP e Fábio Villas Bôas, coordenador do Comasp farão a abertura do evento e, na sequência será a vez do painel chamado Ontem e Hoje, que terá a participação de Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.
Vanessa Gomes, Assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), nos temas análise do ciclo de vida e políticas públicas para eficiência energética de edificações e docente na Faculdade de Engenharia Civil, arquitetura e urbanismo da UNICAMP, irá abordar o tema Análise do Ciclo de Vida das edificações, estímulos e barreiras para o setor da construção civil.
O painel Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção, será apresentado por Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do Comasp e Philipp Höppner, coordenador da GIZ, que também é realizadora do evento.
Daniel Wagner, assessor técnico da GIZ fará o lançamento da CECarbon, ferramenta online, voltada para o setor de edificações, que auxilia o usuário na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do uso de materiais, transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação.
A calculadora foi desenvolvida em pelo SindusCon-SP em parceria com a GIZ e contou com a participação de empresas associadas ao SindusCon-SP.
As inscrições gratuitas já estão disponíveis aqui. Veja a programação abaixo:
9h | Painel 1
Abertura
• Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP
• Fábio Villas Bôas, coordenador do COMASP
Formas de cooperação - importância do engajamento de múltiplos setores na promoção de sustentabilidade na construção
• Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação
• Arnd Helmke, diretor de Projetos da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - GIZ
Comasp 21 anos - ontem e hoje
• Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP
• Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-Presidente do SindusCon-SP
9h45 I Painel 2
Estímulos e Barreiras para ACV em edificações
• Vanessa Gomes, assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas e docente na UNICAMP
10h20 I Painel 3
Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção
• Philipp Höppner, coordenador da GIZ
• Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP
Lançamento da CECarbon - calculadora de consumo energético e emissões de carbono na construção civil
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ
11h00
Intervalo
11h10
CECarbon - Apresentação das funcionalidades da calculadora
• Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital
• Elisa Guida, consultora da Pangea Capital
Oportunidades e engajamentos
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ
Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP
12h20 – 12h30
Debate e encerramento
*Programação sujeita a alteração
Apoiam o evento: ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, APEMEC – Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CBH-AT– Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABRAMAT- Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações, AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, CB002, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, SECOVI-SP- Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo.
Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário