Brasil,

Festival Varilux promove masterclass gratuita com o crítico de cinema francês Jean-Michel Frodon sobre a Nouvelle Vague

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katia Carneiro
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague, o Festival Varilux de Cinema Francês exibe nos cinemas o filme "Acossado" (Jean-Luc Godard, 1960) e em breve (data a confirmar) a mostra "60 anos da Nouvelle Vague, apresentada junto com a Embaixada da França no Brasil. E promove ainda uma masterclass sobre o movimento francês ministrada pelo jornalista e crítico de cinema Jean-Michel Frodon na sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 17h. A masterclass será gratuita e online e transmitida ao vivo no Youtube do Festival Varilux https://www.youtube.com/user/variluxcinefrances) com tradução simultânea para o português.

Entre outros assuntos, Frodon irá abordar os filmes Uma Mulher É Uma Mulher, de Jean-Luc Godard, e Paris Visto Por, de Claude Chabrol, Jean Douchet, Jean-Luc Godard, Jean-Daniel Pollet, Éric Rohmer e Jean Rouch. E, para que o participante da masterclass possa assistir e conhecer previamente às obras, o Festival Varilux firmou uma parceria com a Plataforma de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE. Com isso, basta entrar no site (https://www.belasartesalacarte.com.br/), se inscrever na plataforma e aplicar o cupom de desconto (VARILUX2020) para ter um mês grátis de assinatura. Nenhuma cobrança adicional será feita no primeiro mês.

(Observação: Para se inscrever é necessário informar um cartão de crédito válido. Não haverá nenhuma cobrança durante todo primeiro mês de uso e você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento. Se você gostar e quiser continuar assistindo aos filmes do À LA CARTE após o primeiro mês, é só não cancelar e a mensalidade será cobrada quando seu primeiro mês gratuito acabar.)

Foto: https://drive.google.com/drive/folders/1a9QpW_VwLF5aoOdl21BpouSb8mgJd-0s?usp=sharing

Sobre Jean-Michel Frodon:

Jean-Michel Frodon começou como crítico na revista Le Point, da qual seu pai, o crítico Pierre Billard, foi fundador e redator-chefe. Ocupou o cargo até 1990, quando foi trabalhar no renomado jornal Le Monde. Em 1995, se tornou responsável pela coluna de cinema do jornal e, no mesmo ano, publicou o livro “L’Âge moderne du cinéma français”. De 2003 a 2009, foi diretor de redação da revista Cahiers du Cinéma, comprada pelo Le Monde. Desde setembro de 2009, mantém o blog Projection Publique (https://projection-publique.com/). Ele é autor de obras sobre a história do cinema francês, o cinema e a Shoah, o digital, e sobre os cineastas Woody Allen, Hou Hsiao-Hsien, Robert Bresson, Edward Yang, Amos Gitaï, Olivier Assayas e Jia Zhangke, assim como sobre Gilles Deleuze em suas relações com o cinema.

Os Filmes

Uma Mulher é Uma Mulher - Une femme est une femme | França | 1961 | Direção: Jean-Luc Godard Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo

sinopse: Angela, uma striper, morre de vontade de ser mãe. Mas seu namorado não quer e sugere que seu melhor amigo faça o filho com ela. Os sentimentos ficam confusos quando ela resolve aceitar a ideia.

Curiosidades: Primeiro filme colorido de Godard. O ator Joseph Gordon-Levitt considera esse seu filme favorito. Brigitte Bardot foi cotada por Godard para fazer o papel de Angela

Paris Visto Por… Paris vu par... | França | 1965 Direção: Claude Chabrol, Jean Douchet, Jean-Luc Godard, Jean-Daniel Pollet, Éric Rohmer, Jean Rouch Elenco: Clara Bellar, Antoine Basler, Mathias Mégard

Sinopse: O jovem produtor Barbet Schroeder teve a ideia de fornecer uma câmera de 16 mm, juntamente com filmes coloridos, a seis amigos cineastas e pedir que cada um fizesse um curta-metragem sobre um bairro parisiense.

Curiosidades: "O episódio ""Montparnasse e Levallois"", de Jean-Luc Godard, se originou de uma notícia que o personagem de Jean-Paul Belmondo conta ao de Anna Karina, em um restaurante, no filme “Uma Mulher É Uma Mulher” (1961), dirigido pelo próprio Godard.

Barbet Schroeder, o produtor do filme, é também um conhecido diretor, já indicado ao Oscar, lembrado por obras famosas como “O Reverso da Fortuna"" (1990), ""Mulher Solteira Procura"" (1992), ""Cálculo Mortal"" (2002) e ""Amnésia"" (2015).

O cartaz original do filme foi criado pelo artista belga Jean-Michel Folon, um dos designers mais conhecidos do mundo, autor do logotipo ""pássaros em vôo"", criado para o bicentenário da Revolução Francesa, além de pôsteres para as campanhas da Anistia Internacional e da UNICEF, e selos para a Grã-Bretanha, em homenagem à Cruz Vermelha e às Nações Unidas."

O Festival Varilux de Cinema Francês 2020

Um clássico e 17 longas-metragens inéditos e recentes (2019/2020) da cinematografia francesa integram a seleção do Festival Varilux 2020 que será realizado nos cinemas de todo país, entre 19 de novembro e 3 de dezembro. Entre eles, um documentário e 17 longas de ficção com gêneros como comédia, drama e animação. Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns exibidores terão a opção de programar o festival em datas diferentes - até o final de fevereiro de 2021. O importante, de acordo com a Bonfilm, produtora do evento, é que as produções cheguem ao público em todo Brasil e contribuam para a retomada dos cinemas do país.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a rede das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes - Bonfilm, Bretz/ MyMamma, California Filmes, Diamond Films, Vitrine Filmes e Zeta Filmes - e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial

Sobre a Bonfilm

Produtora e distribuidora, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês, que completou dez anos em 2019. Sucesso de público e mídia, o evento esteve no ano passado em 86 cidades e 23 estados brasileiros. Nesses dez anos foram realizadas cerca de 35 mil sessões e somou um público de mais de um milhão de espectadores (1.064 milhão). Desde 2015, a Bonfilm realiza também o festival de filmes ópera "Ópera na Tela" ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil. Em 2019 promoveu uma primeira edição em São Paulo.

Sobre a Essilor

Líder mundial em lentes oftálmicas para óculos, a Essilor International cria desenhos, produz e comercializa uma vasta gama de lentes corretivas.  Sua missão é melhorar vidas através da visão. Para cumprir esta missão, a empresa investe anualmente 200 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e seu espírito inovador foi atestado pela revista norte americana Forbes onde figurou por oito anos consecutivos, até 2018, no ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do Mundo. Além disso, em 2015 a companhia foi listada entre as 50 empresas da FORTUNE's Change the World List. As marcas mais emblemáticas da Essilor International são: a lente multifocal Varilux®, a fotossensível Transitions®, o antirreflexo Crizal®, a lente solar polarizada Xperio®, a antiembaçante Optifog™, a lente Eyezen™ que reduz o esforço ocular na leitura em telas, e, lançada em 2019, a lente com proteção dupla contra raios UV e luz azul-violeta nociva Blue UV Filter™.

A empresa também desenvolve e comercializa equipamentos, instrumentos e presta serviços aos atuantes no mercado óptico. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo