Maria Toro e o pianista Chano Domínguez realizam no SescTV
A flauta encontra o piano em um repertório que une música flamenca com influências do jazz e rock.
Destaque para a participação de Hamilton de Holanda, em Zyryab, uma homenagem a Paco de Lucia. A apresentação vai ao ar no dia 9/12, às 22h.
O SescTV exibe no dia 9/12, às 22h, um especial musical com a flautista Maria Toro e o pianista Chano Domínguez, gravado durante o Sesc Jazz, em 2019, no Sesc Pompeia, com a participação especial de Hamilton de Holanda. No repertório, música flamenca e jazz. (Assista também em sesctv.org.br/noar)
Entre uma música e outra, a flautista Maria Toro explica que conheceu Chano por intermédio do baixista brasileiro Munir Roses em Madri, na Espanha, e ficaram em contato. “É a primeira vez que temos um projeto, e tocamos juntos no Brasil e no mundo. O repertório é composto por músicas da dupla, além de trazer a obra de Paco de Lucia com composições do álbum de 1994, uma referência para os músicos no mundo.”, diz Maria.
O pianista Chano Domínguez conta que seu primeiro instrumento foi o violão flamenco: “Com oito anos comecei a tocar esse instrumento porque vivia em Cadíz, na Espanha. Lá conseguíamos ouvir uma rádio americana. Foi por isso que desde pequeno gostava dos grupos de rock americano como Emerson, Lake & Palmer, Grand Funk Railroad, Soft Machine, King Crimson e Jimi Hendrix”, conta o pianista.
Segundo Chano, o flamenco e o jazz parecem duas músicas muito diferentes na superfície, mas quando nos aprofundamos na história da música, percebemos suas semelhanças. O pianista diz que o flamenco vem de um povo nômade que está se movendo pelo mundo e se mescla com a cultura aonde chega, surgindo, então, o flamenco em Andaluzia. Já o jazz americano é criado quando o povo negro começa a ser mais livre, pode usar os instrumentos e tocar à sua maneira. “Mas no fundo, há essa vivência e a necessidade de expressão de um povo que de alguma maneira está oprimido, está buscado um futuro. Eu acredito que é isso que liga o flamenco ao jazz, porque se você analisa um blues e uma siguirya, uma soleá, na verdade estamos falando do mesmo”, explica Chano.
Maria pondera que são duas músicas que têm muito em comum pela questão da improvisação e são tribais, viscerais, ou seja, música popular e dois estilos muito permeáveis que convivem. “Na Espanha, é impossível não se contaminarem, porque todo músico de flamenco conhece jazz e todo músico de jazz conhece flamenco. Com isso, chega uma hora em que não se percebe a fronteira de onde começa uma e onde termina a outra”, comenta a flautista.
Domínguez considera viver com um único projeto muito arriscado, especialmente para músicos criativos e improvisadores. Para ele, poder fazer músicas diferentes abre a mente e as possibilidades, por isso sempre está em algum projeto musical. Já Maria admite que, para ela, a música é o motor de sua vida e não entende a vida sem a música, além de propiciar o conhecimento de outras culturas, outros artistas e de conhecer e descobrir valores.
Músicos: Maria Toro (flauta), Chano Domínguez (piano), Pablo Arruda (contrabaixo) e Ajurinã Zwarg (bateria).
Participação especial: Hamilton de Holanda.
Repertório: À Contraluz (Maria Toro), Mr. Ci (Chano Domínguez), Luiza (Tom Jobim) e Zyryab (Paco de Lucia).
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Serviço:
Especial Musical - Maria Toro e o pianista Chano Domínguez
Estreia: 9/12, quarta, às 22h
Reapresentações: 10/12, quinta, às 2h e 12h; 13/12, domingo, às 3h e 18h.
Classificação Indicativa: Livre.
Produção: Fuego Digital.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV no twitter: @sesctv
E no facebook: facebook.com/sesctv
No instagram: @sesctv
Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.
+ Sesc Digital
A presnça digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário