Brasil,

Simulação Diplomática do Santo Américo Debate a Amazônia e Meio Ambiente

CSAMUN 2020 teve mesa redonda com participação de convidados

Foram três dias de debates, considerações, reflexões, pesquisas, sugestões e argumentos. Esse é o saldo do CSAMUN – Colégio Santo Américo Model United Nations - que terminou com a brilhante atuação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Os debates da simulação diplomática aconteceram nos dias 17 e 19 de novembro e, no dia 18, os alunos participaram da mesa redonda “A centralidade da Amazônia no debate ambiental e político no Brasil e no mundo”, com convidados bastante especiais: Dom Mauro Lorian O.S.B, Reitor do Colégio Santo Américo; Arno Aloisio Goettems, professor de Geografia e das eletivas Relações Internacionais, Geografia da Amazônia e Meio Ambiente e Sustentabilidade; Padre José Boeing, que vive na Amazônia há 30 anos e trabalha na CPT e VIVAT Internacional, ong filiada à ONU, e Fabia Fernandes Carvalho Veçoso, pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Melbourne.

Foram dias de grandes atuações, aprendizagem e descobertas tratadas em quatro diferentes contextos globais: o caso de Chernobyl, trabalhado pelo Comitê Histórico; o acordo econômico entre a União Europeia e Mercosul, debatido pelo Comitê Contemporâneo; o futuro pós-pandemia e os impactos ambientais associados discutido no Comitê Futurista e, por fim, o Comitê de Imprensa, que representou importantes veículos internacionais, além do jornal CSAMUNDO.

Julio Cesar Ferreira Santos, Orientador da Área de Geografia, Filosofia, Atualidades e Cidadania do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio explica que o CSAMUN é um projeto que trabalha com temas muito importantes do ponto de vista dos processos que movem o mundo contemporâneo. “Os alunos pesquisam e aprendem a respeito das principais posições e argumentos existentes em torno de problemáticas que dizem respeito às nossas vidas na prática. Pesquisar, mobilizar conhecimentos para refletir sobre os problemas do mundo e produzir propostas para resolução dessas questões proporciona um passo importante para a autonomia intelectual dos alunos, além de permitir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como respeito, escuta, resiliência e responsabilidade”, diz o coordenador.

Esta edição do CSAMUN foi particularmente desafiadora para alunos e coordenadores porque precisou ser realizada remotamente. “Passamos alguns meses estudando exemplos e cases de outros países e cidades do Brasil a fim de aprender com essas experiências. Adaptamos tudo à realidade do Santo Américo e introduzimos mecanismos de acompanhamento do rendimento dos alunos, como os roteiros de pesquisa e as avaliações via Padlet”, conta Julio.

A cada edição do CSAMUN fica acentuada a importância trabalhar com projetos que permitem personalizar o ensino e incentivar pesquisas e debates para a obtenção de respostas. “Trabalhos como esse tiram os alunos da zona de conforto e são muito mais eficientes do que as avaliações tradicionais feitas por plataformas virtuais”, finaliza o coordenador.

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo