Aliança Francesa Rio de Janeiro Apresenta Exposição Virtual Coletiva “Fronteiras”

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Accioly
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Exposição virtual - Fronteiras - Prix Photo Aliança Francesa 2020 Exposição virtual - Fronteiras - Prix Photo Aliança Francesa 2020

9º Prix Photo Aliança Francesa - de 25 de novembro a 23 de dezembro.

Em galeria virtual, a Aliança Francesa Rio de Janeiro abre a exposição coletiva “Fronteiras - 9º Prix Photo Aliança Francesa”, com as séries vencedoras do importante prêmio de fotografia - De 25 de novembro até 23 de dezembro. São 30 fotografias premiadas pelo júri oficial na edição 2019 do concurso.

Através de um ambiente virtual criado pela plataforma interativa Klynt, cada visitante poderá visualizar as 3 séries fotográficas premiadas e ainda terão acesso a áudios e vídeos dos fotógrafos e membros do júri, com comentários sobre os portfólios premiados nesta edição do prêmio.

Entre os fotógrafos participantes da mostra estão: Osmar Gonçalves dos Reis Filho (Fortaleza, CE - 1º lugar) com a série “A Sobrevivência dos Vagalumes”; Kitty Paranaguá (Rio de Janeiro, RJ–2º lugar) com a série “Tempo Presente”; Giuliana Mota de Mesquita (Nova Friburgo, RJ - prêmio do júri popular), com o ensaio “Olhar Fronteiriço” e Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ), menção honrosa com o ensaio “Favelicidade”.

A mostra faz parte da programação do Novembre Numérique (Novembro Digital) no Brasil, evento dedicado às culturas e expressões artísticas digitais, organizado pela Embaixada da França no Brasil com participação da Aliança Francesa e apoio do Institut Français Paris.

O Prix Photo Aliança Francesa contou com os apoios da Air France, do Hotel Santa Teresa RJ e da MGallery. Em 2020 o prêmio chega a sua 10ª edição e ainda este ano será lançado o edital, bem como a abertura das inscrições. O concurso é nacional, aberto a todas e todos os fotógrafos, profissionais e amadores, que buscam valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado.

A cada edição o prêmio sugere um tema da atualidade, que representam um eco das grandes questões de nosso tempo. Em sua 9ª edição, sob o tema Fronteiras, o concurso recebeu mais de 200 portfólios de participantes inscritos.

Em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, a tradicional exposição itinerante pelas Alianças Francesas do Brasil não pôde ser realizada de forma presencial. Com isso, a exposição virtual foi construída através da ferramenta Klynt, software voltado para edição de narrativas interativas, como o cinema, jornalismo, educação, entre outras áreas.

Sobre as séries dos fotógrafos premiados na 9ª edição:

1° lugar: “A Sobrevivência dos Vagalumes” de Osmar Gonçalves dos Reis Filho. (Fortaleza, CE)

O ensaio “A Sobrevivência dos Vagalumes”, de Osmar Gonçalves dos Reis Filho (Fortaleza, CE), primeiro lugar do júri oficial, discute os limites das fronteiras nas ruas de cidades da América Latina, fotografadas à noite. Segundo o autor, “me surpreendo com o grande número de ambulantes povoando as praças, ocupando as calçadas, disputando cada centímetro vago nas esquinas. Envoltos na penumbra, eles emergem como vagalumes, como pequenos seres luminescentes, erráticos que, por meio de seus gestos nômades, afirmam outros modos de compreensão da cidade, outras formas de viver e praticar o espaço urbano.”

2° lugar: “Tempo Presente”, de Kitty Paranaguá (Rio de Janeiro, RJ)

O ensaio “Tempo Presente”, de Kitty Paranaguá (Rio de Janeiro, RJ), segundo lugar do júri oficial, traz à tona uma visão poética do tema. Segundo a autora, “o foco do projeto é o embate homem, arquitetura, fronteira, natureza e todo o drama e a poesia que envolvem esta luta”. As consequências das mudanças climáticas, fruto da intervenção do homem sobre a natureza, criam uma metáfora com a realidade dos dias de hoje.

Menção honrosa: “Favelicidade”, de Luiz Baltar

Além dos dois primeiros colocados, destacou-se o ensaio “Favelicidade”, de Luiz Baltar (Rio de Janeiro, RJ), ao qual foi conferida uma menção honrosa. O fotógrafo documenta a construção das paisagens, sociais e políticas, fundamentadas em memórias pessoais e coletivas do cotidiano das favelas do Rio de Janeiro e “as fronteiras invisíveis de uma cidade partida”.

Sobre a Aliança Francesa

Prestes a completar 135 anos de atividades no Brasil no mês de maio de 2020, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).

Neste ano, em comemoração ao seu 135º aniversário, a Aliança Francesa terá grande quantidade de novidades. Dentre elas, a mudança no método de ensino, que trará maior dinamismo para as salas de aula, com ferramentas digitais e conteúdos muito atuais sobre toda cultura francófona, transformando as aulas em verdadeiros centros de debates de ideias e aprendizado colaborativo.

Serviço:

Exposição virtual Fronteiras - 9º Prix Photo Aliança Francesa